Olá pessoal...
no suporte técnico diz que este cod. é referente as válvulas magnéticas do coletor de admissão e já escutei o pessoal falando sobre o Maf, alguém sabe a respeito.
Seria normal na marcha lenta estás válvulas ficarem estalando,dando pulso ?
Respostas:
>Olá pessoal...
no suporte técnico diz que este cod. é referente as válvulas magnéticas do coletor de admissão e já escutei o pessoal falando sobre o Maf, alguém sabe a respeito.
Seria normal na marcha lenta estás válvulas ficarem estalando,dando pulso ?
caro colega de profissão
é raro aparecer hilux aqui na oficina, mas se ajudar
me parece que essa valvula que fica clicando ai no coletor é VSV,em caso de defeito nela gera este codigo,ou tambem pode gerar codigo por motivo de outro componente pode até ser defeito nela, mas tambem alem do MAF , um componente que pode interferir nesta valvula do coletor é a EGR,
ou tambem uma entrada falsa, ou uma mangueira lado admissão
uma simples mangueira lado turbina, com pequeno furo pode tambem gerar esta falha
o caminho é por ai
Boa noite prezado?
Amigo aqui a nossa especialidade e injeção elet.diesel,esse problema é muito comum aqui pra nóis e quase todas as hilux que recebemos com esse código de falha gravado na ECU o problema éo sensor de fluxo de ar!
Dauly, fui orientado a fazer uma limpeza no coletor de adm !
Prezado esse procedimento que lhe foi orientado é posterior a soloção do problema!
galera é isso mesmo ,aqui pegamos varias e é esse o procedimento aqui também limpamos o intercooler.
DTC P2008/58* INTERRUPÇÃO/CIRCUITO DE CONTROLE
DO CANAL DO COLETOR DE ADMISSÃO
(BANCO 1)
A válvula de controle de turbilhamento é montada no coletor de admissão. A válvula comutadora de vácuo da válvula de
controle de turbilhamento altera o vácuo para atuar o atuador.
Primeiramente, o ECM determina o ângulo da válvula de controle de turbilhamento. A seguir utiliza a VSV da válvula de
controle de turbilhamento para alterar o vácuo aplicado ao diafragma do atuador, que abre e fecha a válvula de controle de turbilhamento.
Condição para Detecção do DTC
Quando o volume de ar da admissão real detectado
pelo medidor MAF continuar sendo menor do que o
volume estimado pelo sensor de temperatura do ar da
admissão e pressão de reforço, o ECM determina que
a válvula de controle de turbilhamento está emperrada
na posição fechada (lógica de detecção de 1 ciclo)
Área de Falha
• VSV da válvula de controle de turbilhamento
• Interrupção ou curto-circuito na VSV da válvula de
controle de turbilhamento
• Coletor de admissão (válvula de controle de
turbilhamento )
• Conjunto da válvula EGR
• Medidor MAF
• ECM
Explicação nota 10 !
>DTC P2008/58* INTERRUPÇÃO/CIRCUITO DE CONTROLE
DO CANAL DO COLETOR DE ADMISSÃO
(BANCO 1)
A válvula de controle de turbilhamento é montada no coletor de admissão. A válvula comutadora de vácuo da válvula de
controle de turbilhamento altera o vácuo para atuar o atuador.
Primeiramente, o ECM determina o ângulo da válvula de controle de turbilhamento. A seguir utiliza a VSV da válvula de
controle de turbilhamento para alterar o vácuo aplicado ao diafragma do atuador, que abre e fecha a válvula de controle de turbilhamento.
Condição para Detecção do DTC
Quando o volume de ar da admissão real detectado
pelo medidor MAF continuar sendo menor do que o
volume estimado pelo sensor de temperatura do ar da
admissão e pressão de reforço, o ECM determina que
a válvula de controle de turbilhamento está emperrada
na posição fechada (lógica de detecção de 1 ciclo)
Área de Falha
• VSV da válvula de controle de turbilhamento
• Interrupção ou curto-circuito na VSV da válvula de
controle de turbilhamento
• Coletor de admissão (válvula de controle de
turbilhamento )
• Conjunto da válvula EGR
• Medidor MAF
• ECM
Antes e depois.
IMG_20131128_112159_114.jpg
IMG_20131128_112218_359.jpg
IMG_20131128_122029_512.jpg
IMG_20131128_122211_005.jpg
As válvulas estão funcionando e fiz uma descarbonizaçao, agora vou esperar o cliente testar!
Olá Bcs confere a geometria da turbina se não tem essa borra da egr. Aproveita e captura os sinais do pwm da egr e do sensor maf, ( Vc ta com o Hantek aí tb né?) se possível. Sempre em casos onde tem interferência mecânica (sujeira) o pwm é alterado, a exemplos de pick-up ranger quando a válvula pcv está avariada o valor de pwm fica fora do normal aí fica fácil de condenar a peça ( na pratica tenho observado isso) mesma dica pra Ducato.
Nao entedi o sinal pwm da Egr, vc diz da válvula da Egr, abque fica na lateral, sao duas ?
Estou com Hantek sim, estava com um canal dando problema, descobri que a ponteira no Botão x1 x10 esta com mal contato, é novinha!
Me confundi sobre o pwm da egr...mas vou postar algo pro pessoal assimilar as explicações. Na verdade ela é acionada pelo vácuo que é controlado pela válvula E-VRV( válvula reguladora de vácuo da egr) e válvula VSV ( válvula comutadora de vácuo corte da egr)
egrevrvevsv.jpg
Que luxo, boa dica !
>Me confundi sobre o pwm da egr...mas vou postar algo pro pessoal assimilar as explicações. Na verdade ela é acionada pelo vácuo que é controlado pela válvula E-VRV( válvula reguladora de vácuo da egr) e válvula VSV ( válvula comutadora de vácuo corte da egr)
egrevrvevsv.jpg
Estou tentando adicionar mais figuras pra complementar o raciocínio mas hj não quer carregar imagem. O que está acontecendo moderadores? quando as coisas não funcionam desestimula postar informação, se todos fossem postar informação de qualidade não seria possível ?