Olá pessoal, sou de São Paulo e possuo o analisador de gases, e temos muita dificuldade em acertar os niveis de HC (700 ppm) nos motores VW a ar. Qualquer outro carro carburado passa numa boa, mas o a ar..... Alguem já passou ou esta passando por essa? Valeu!
Respostas:
Cara hidrocarboneto é combustivel não queimado, esse carro ja tem ignição eletronica ?? ouço todo mundo dizer que esta instalando para passar na inspeção ...
mas acredito que deveria passar com platinado tambem .. confere a regulagem do mesmo, o ponto e a abertura das velas
Abraço
Cara tudo isso ja foi feito, alias são os primeiros procedimentos, velas,cabos,tampa,ignição de alta potencia,carburadores H30PIC,H30PICT,H30PICS temos varios.... não vai... só conseguimos abaixar o HC retificando o motor e deixando a taxa de compressão no limite maximo: (altura do pistão/cilindro). Ainda assim fica em torno dos 600 ppm. A cada dez motores a ar recebidos na oficina para pré-inspeção, um só e aprovado apenas com regulagens.
não temos analizador de gases
a respeito de sua pergunta, um catalizador resolveria esse problema
Acredito que a solução seria regular o a carburação/ignição + fazer a retífica de motor/cabeçote + instalação de catalizador.
Já vi alguns colegas fazendo isso em em alguns Fiat antigos (Uno, Elba, 147).
DE UMA DIMINUIDA NA GICLAGEM , E AJUSTAMDO O PONTO COM O ANALISADOR LIGADO SÓ TOMANDO CUIDADO COM A DILUIÇÃO PARA NÃO FICAR MUITO POBRE....use o analisador na opção oficina e não oficial para fazer a regulagem .AGORA SE A DIFERENÇA FOR DE ATE 500 ppm ACIMA,A INSTALAÇÃO DO CATALIZADOR RESOLVE.
Concordo com os colegas, mas esbarramos em alguns problemas: Cabeçotes novos para motores 1300 e 1500 com coletor simples é muito dificil de se encontrar. Pelo menos aqui em sampa. A instalação de conversor catalítico não esta "mascarando" a falha?,ou as normas de emissões são muito rigidas para esses motores da segunda guerra mundial? É necessario que se encontre um concenso geral para que não se perca mais tempo nem dinheiro (nosso ou do cliente) Abraço a todos!
Também acho que estaria mascarando um problema, 700 ppm já é uma boa margem, quando testo veiculos que estão perto desse limite ja sinto cheiro de combustivel...
Aqueles coletores com aquecimento são somente para alcool ?? ou tambem utilizam com gasolina ? ? será que pelo tamanho e formato do coletor pra um carburador não facilita condensação do combustivel ?
vc chegou a medir a pressão de compressão desses motores que vc retificou para ver se estavam baixs ?
já tentou baixar a giclagem como o amigo sugeriu ?
Todos os coletores furados ou desligados são substituidos, bem como o silencioso, para que o aquecimento volte a funcionar. O tubo anti-condensação já era usado em uma época que o álcool não era usado nos motores. Todos os motores retificados apresentavam compressão abaixo da tolerancia.
Quanto a calibração, seguimos rigorosamente a tabela BROSOL,que já são baixas, (marcha lenta 50 por exemplo). Realmente o orçamento para adequação e aprovação deste tipo de veículo é sempre muito alto, diferente da realidade da maioria das pessoas que possuem esses automoveis. Mas felismente de tudo que foi dito aqui, se constroi uma formula para adequação desses motores. Qualquer novidade postem.
Grande Abraço.
Pois é...alguns (bem poucos) resolve...dificil é achar giclê original BROSOL que é calibrado na casa centesimal, bem diferente dos paralelos. Espero que voltem a fabricar. Abraço.
Ah, mas se esses motores estavam com compressão baixa, tem que fazer mesmo ... o maximo que daria pra fazer é forçar alguma regulagem só para passar na inspeção, deixando a mistura bem pobre...
E o catalisador nesses casos iriam se contaminar rapidamete pelo execesso de HC
Pois é... os motores em que os clientes não aceitaram o orçamento de retífica do motor, fomos obrigados a instalar o conversor catalítico, aí foi covardia: HC de 1200 para 92, CO de 1,70 para 0,30. Quanto a diluição o que podemos observar é que em alguns casos de nivel abaixo de 6%, o motivo era a falta de pressão interna no escapamento. Descobrimos estrangulando a saida do escape, e a diluição subiu imediatamente. No caso, o veículo era uma Kombi 1993. Talvez por isso a VW fez aquele escapamento enorme a partir de 1997.
A DILUIÇÃO NÃO ESTA RELACIONADA A PRESSÃO INTERNA DO ESCAPAMENTO, NO CASO DESSA KOMBI 93 SE OBSTRUIR PARCIALMENTE O ESCAPE E A DILUIÇÃO SUBIR É ENTRADA FALSA DE AR PELO ESCAPAMENTO.......OU RESUMINDO A DILUIÇÃO SERVE ENTRE OUTRAS PARA ACUSAR ALGUMA ENTRADA FALSA DE AR PELO ESCAPE QUE POSSA MASCARAR AS LEITURAS NA INSPEÇÃO;)
Poxa vida meu caro... um sistema de exaustão com vazamentos é muito fácil de diagnosticar voce não acha? Te afirmo que não tinha vazamentos. Um comando de valvulas com os cames gastos causaria esse fenômeno!