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Respostas:
<t><p>Boa noite colega. Eu tenho um e para mim vale apena, pois realmente agiliza e muito no diagnóstico</p></t>
<t><p>Procure saber se o seu scanner não a opção teste estático/ dinâmico, o meu tem e é uma opção bem requisitada :)</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Procure saber se o seu scanner não a opção teste estático/ dinâmico, o meu tem e é uma opção bem requisitada :)</QUOTE> </p> <p>Por vezes não depende do scanner e sim do sistema do veículo que não possibilita tal teste, a questão da máquina de limpeza de bicos com o teste acoplado é boa mas eu prefiro uma fonte variável para ver toda a pista do TPS com mutimetro e uma fonte ajustável é facinha de se fazer o que não pode é fazer como um amigo postou aqui um teste dele onde se movimenta a borboleta com a mão. Não desmerecendo ele pois sei que a intenção foi boa, mas, sabemos que não se pode movimentar a borboleta com a mão, pelo ao menos é o que dizem os egenheiros nos cursos que fazemos.</p></r>
<t><p>Para fazer uma fonte ajustavel basta um transistor 2n 3055 positivo no emisor na base um potenciômetro de carvão uma linha do potenciometro com positivo outra na base o coletor é a saída varialvel. Seique o motor do corpo é com PWM mas só para teste com variação de tensão vai bem. </p> <p>Uma dica qd pegar uma caixinha de ignição de 6 pinos indutora é só substituir o transistor por um 2n3055 cuidando dos isolamentos pois a carcaça do mesmo não pode fexar ao terra. </p> <p>a polarização do 2n3055 está neste site http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/2829/MOTOROLA/2N3055.html</p></t>