AMIGOS, ESTOU COM UM CARRO DESSES AQUI E JÁ QUEBREI A CABEÇA COM ELE, QUERIA SABER SE ALGUNS DOS AMIGOS DISPÕE DO ESQUEMA ELÉTRICO DELE.
ELE APRESENTA, OS CÓDIGOS 16519 E 16517 AMBOS SE REFEREM AO SENSOR DE O², JÁ TESTEI A ALIMENTAÇÃO DA RESISTÊNCIA E ATERRAMENTO, E ESTÃO OK, MAIS O CARRO INSISTE COM ESSES CÓDIGOS, JÁ SUBSTITUI O SENSOR E O DEFEITO PERSISTEM!!
E APROVEITANDO A CONTATO SE ALGUÉM TIVER PASSADO POR UMA DESSAS, ACEITO AJUDAS.
ABRAÇO A TODOS.
Respostas:
ola, realmente é este erro mesmo, baixa eficiência da sonda! o amigo rlmac tem razão, o erro ta na sonda ou chicote!
AMIGOS, DEPOIS DE FECHAR A LOJA INVESTI UMAS HORINHAS NESSE CARRO, DESCOBRI UM DETALHE!, QUANDO PARADO O ATERRAMENTO DA SONDA FICA PERFEITO, PORÉM QUANDO O CARRO FUNCIONA OCORRE OSCILAÇÕES NO ATERRAMENTO, ATERREI DIRETO NA BATERIA E NORMALIZOU TUDO.
DAÍ ENCERREI MEU DIA NA OFICINA, AMANHÃ VOU TENTAR ENCONTRAR O PINO DA ECU QUE CORRESPONDE AO ATERRAMENTO DELA (SONDA) SE FOR MUITO COMPLICADO ACABO ATERRANDO ELA DIRETO PRÓXIMO A ECU MESMO!!.
GRANDE ABRAÇO, E ESPERO QUE ESSA EXPERIÊNCIA SEJA IMPORTANTE PRA OS AMIGOS.
OBRIGADO A TODOS QUE LERAM E RESPONDERAM A ESTE TÓPICO.
HigorRN, no diagrama eletrico da simplo o negativo da sonda sai do pino 01 da central. Quando você fala que esse negativo está oscilando, não é oscilação, é pulso PWM ou seja, o módulo é que controla o aquecimento da sonda que é do tipo planar como disse nosso amigo rlmac.
Então, o sensor de O² conta com 4 fios, que dois correspondem a resistência de aquecimento, está alimentado normalmente e fica pulsando (negativo) que é trabalho da ECU!, e outros dois fios cinza e preto que são aterramento do sensor e sinal de retorno, este aterramento DO SENSOR é que está falho!.
Abraço.
>Então, o sensor de O² conta com 4 fios, que dois correspondem a resistência de aquecimento, está alimentado normalmente e fica pulsando (negativo) que é trabalho da ECU!, e outros dois fios cinza e preto que são aterramento do sensor e sinal de retorno, este aterramento DO SENSOR é que está falho!.
Abraço.
Entendi. Então o pino é o 20. Abraço!
Exatamente Master!!, mais o aterramento que me refiro é o da "SONDA" e não o aterramento da resistência...
Aquele abraço.
Comentou que trocou o sensor,mas aplicou o correto?Pode ser sensor errado..
Ola vale lembrar que é interesante colocar alem de resolvido qual foi a soluçaõ do problema , visto que muitos que deram suas opiniôes de suas experiencias auxiliando no conserto devem um esclarecimento , quanto a solução do problema.
Olá amigos, mais uma vez vou esclarecer a solução do problema encontrado no sistema citado acima!
a falha de aterramento é no pino 20 que vai até a "SONDA" e não a "RESISTÊNCIA".
FIZ UM REFORÇO DE ATERRAMENTO FORA DA ECU, TENDO EM VISTA QUE O PROBLEMA É INTERNO A MESMA!!
GRANDE ABRAÇO A TODOS.
ola, mas e o restante fico normal? não fico luz de anomalia no painel?
Olá Rodrigo, o resto ficou normal!, lâmpada de anomalias apagada, sonda trabalhando entre .90 e .900 mv, e consumo ok!.
Abraços