Senhores
Preciso de ajuda.
Este veiculo veio a oficina apresentando falhamento, trocamos a bobina, os cabos sao novos e as velas tambem. dois dias apos efetuado a troca da bobina, o cliente chegou reclamando que o veiculo estava pior do que antes, tiramos a bobina nova e colocamos a velha para o cliente ver que a dele estava queimado. Observamos que existe um falhamento no veiculo em 2100rpm ou seja na faixa de 40 a 60km. O veiculo corta que o mtr chega a balançar. Colocamos outra bobina para tirar a duvida, permanceceu, tiramos e colocamos um bosch ja que a duas anteriores era magneti. Permaneceu. Substituimos o corpo borboleta, permaneceu, achamos que era o pedal do acelerador por alguns minutos o veiculo funcionou normalmente mais volto a falhar. no scanner a unica falha que aparece agora é o map. substituimos mais permanece. Ao desligamos o map, o veiculo para de cortar nesta faixa. Se puder me dar uma luz. Agradeço.
Pedro Jeronimo
Respostas:
Bom dia jeronimo, vc já vil quantos volts estão chegando no MAP ? pois não pode passar de 5 vts, coloque o multimetro no chicote do MAP e o scanner na tomada de diagnose e dê uma volta com o veiculo observando nessa velocidade citada por vc quantos vts chegam no MAP e o q está regitrando o scanner, posta mais detalhes, abraços.
Ramos nao verifiquei ainda. o codigo que tem mais aparecido é 17961 - Relação MAP e pressão barométrica fora da faixa, como posso examinar essa pressão barométrica, como caloca-la em faixa? Substituie o MAP, VELAS, mais permanece com a falha que apresenta este codigo. a relaçao de combustivel deste veiculo em gasolina e 132.
meu amigo confere entrar de ar falsa e faz o teste de cilindro para ver se naum tem valvulas vazando se tiver altera mto o map. E vc ja conferiu o ponto da correia dentada ? abraços posta mais aki
Verificado sincronismo, bobina colocado tanto a magneti como a bosch, cabos de velas ngk, velas ngk zfr6p-g, substituido map. Pressao de bomba 4,5bar. Veiculo continua a falhar. Em alta ok, em baixa fica cortando. unicas falhas que aparecem no scanner, cod. 17563 e 17961. Observamos que em movimento o avanço do veiculo estar muito alto, vou verifcar em baixa. Fico no aguardo de um retorno.
Jeronimo bom dia!
Posso ate estar equivocado no que estou falando mas em relação a pressão barométrica, ela é mediada toda a vez que é ligada a chave de ignição, a UCM recebe essa informação do sensor MAP. Então existem dois tipos de sensor MAP analogico, que recebe um sinal de refencia de 5V, e varia sua intesidade conforme varia pressão do coletor, e o digital que tambem recebe um sinal de referencia de 5V e funciona com ondas quadradas e altera a frequencia conforme a pressão no coletor varia. Acredito que o defeito possa estar no chicote, no sinal de referencia ou no proprio sensor MAP, Ja peguei sensor novo de marca como por exemplo MTE que me deu a maior dor de cabeça. Após a subtituição por um original resolveu o problema. Ja que o codigo de erro se refere a pressão barometrica fora da faixa acredito que não tenha nada a ver com a parte mecanica do motor e e sim a eletronica mesmo.
meu amigo o carro so corta andando certo ? vc ja verificou os sensore de pedal de freio e embreagem desliga eles e faz o teste aguardo retorno abraços
Srs.
Acredito que amanha o problema do veiculo acima, seja resolvido. Chegamos a achar que o sensor de temperatura que estava fazendo sua mdiçao correta, estava com defeito. Resolvi entao fazer mais um ajusta de combustivel. Ao sair no veiculo aparentemente normal. mais apos percorrer uns 3km. Começou a falhar. Entao resolvir percorrer uns 30kms, tanto em baixa como em alta. O veiculo parou de cortar, mais a luz de anomalia estar a acender as vezes e quando verificamos via scanner tem aparecido o map. Agradeço a todos que tem ajudado. E amanha darei um retorno final.
Se parado não faz,mas quando anda faz, pode ser mal contado nos conectores.
Ou coisa do tipo.
amigo bom dia faz um teste de compressão este carro pode estar com problemas de valvulas, a mesma não deve estar vedando eu tenho pegado varias com defeito vale a pena olhar aguardo resposta.
Srs.
Coloquei uma resposta de manha. Nao me lembro se salvei ou ela nao quis entrar. Mais vamos la.
Teste de compressao 14,5 - bba de combustivel 4,5 - sensor map, sensor de temp, sensor de fase, sensor de detonação - ok. Sensor de pedal de freio, embreagem e acelerador ok - Peças substituitas bobinas duas maneti marelli e uma bosch - sensor de pedal, freio e interruptor de freio - o veiculo ficoudo mesmo jeito. Voltando as pecas anteriores, fiz novamente o auste de combustivel. e rodei com o veiculo 31km. Melhorou bastante, mais voltou a aparecer os codigos 17563 e 17961 que map a rel. borometrica do map.
Ao ligar o veiculo aogra de manha a lampada de epc e injeção acenderam, as mesmas falhas citadas acima. Estou fazendo alguns testes e o cliente me presionando, se nao resolver ate o final da tarde vou devolver o veiculo e darei um retorno aos srs. Mais uma vez muito obrigado.
Esse modelo e 7.5.10?Se tiver sensor de fase, o 5v do map e compartilhado ,
instale um vacuometro na linha do canister erga roda diant esquerda funfa e checa se esta operacional
( caso nunca tenha feito isso, quando a valvula canister abrir o ponteiro do vacuometro vai oscilar,)
O senhor ja substituiu o sensor MAP? Qual a marca utilizada? Este erro da pressão atmosférica se da quando é ligada a ignição, ai a unidade utiliza a pressão atmosferica como refencia, para o avanço do ponto e tempo de injeção. Não sei que cidade o senhor mora, mas a pressão atmosferica varia conforme as condiçoes climaticas e altitude em relção ao nivel do mar. quanto mais alto a localidade em relação ao nivel do mar menor a pressão 17563 sensor de pressão do coletor - curto ao 12V. 17961 Pressão do coletor admissão-relação não palusivel. Então deve estar ai o defeito SENSOR ou CHICOTE. Ou algum outro sensor que compartilhe a mesma alimentção.
Moro em Petrolina - PE. os sensores substiuidos foram todos originais VW. mesma referença. Fiz uma mediçao de resistencia, nos fios de alimentaçao do map. o 1 nao tem resistencia. Mais quando coloquei a funcionar o veiculo. Neste fio 1 passou 5volts.
Boa noite jeronimo!
Estava olhando o esquema eletrico que tenho,na tentativa de ajudar mas so tenho da bosch 7.5.10 que é do golf 1.6 akl. Esse golf que o senhor tem na oficina deve utilizar injeção bosch M.E 7.5.30. Bom ai peguei o esquema do fox 1.6 que é bem parecido com o do golf. O sensor MAP é alimentado pelo pino 3 do conector do sensor e o retorno do sinal é pelo pino 4 do conector do sensor e 70 da UCM, os outros dois fios são do sensor de temperatura do ar. O positivo do sensor é dividido pelo sensor de rotação do motor, sensor de fase e MAP atraves do pino 62 da UCM. Acredito que se o senhor ja trocou todos os sensores que compartilham o mesma alimentação, tirando o conector do sensor e o da UCM e medindo a continuidade dos fios e se eles não estão em curto, o senho deve resolver o defeito.
>Moro em Petrolina - PE. os sensores substiuidos foram todos originais VW. mesma referença. Fiz uma mediçao de resistencia, nos fios de alimentaçao do map. o 1 nao tem resistencia. Mais quando coloquei a funcionar o veiculo. Neste fio 1 passou 5volts.
Jeronimo meu amigo da ultima vez que conversamos vc me disse que achava que tinha resolvido , acredito que na oficina eu tenha esse esquema elétrico, caso não eu dou um jeito e arrumo , vc sabe aonde me encontro , para quem não conhece o Jeronimo é um senhor de um Coração muito grande , tempos atras quando veio o primeiro Agile na oficina o Jeronimo me salvou com o esquema elétrico naquela época eu não o possuía , hoje já fiz o curso deste veiculo e também possuo todos os esquemas dele , em outras palavras .
"Lança teu pão sobre as águas porque depois de muitos dias o acharas "
Boa sorte .
Srs.
Obrigado, o sistema é o M.E 7.5.20, Estou me baseando pel do fox 1.6 . Obrigado zaza pelo material, vou verificar. Tb tenho todo esse material. Acompanho desde 2004 se nao me falha a memoria Zaza.
Srs.
Agradeço a todos pela ajuda dada, o cliente nao quis mais deixar o veiculo na oficina, levou apos umas duas horas voltou dizendo que tinha levado a uma oficina e era o map, colocou outro e tb um sensor de temperatura. Chegou com um map na mão dizendo que eu tinha trocado pelo do veiculo. E o map que estava na mao era o que estava no carro e era de um gol. Estranhei pedi o mesmo e copie a referença do mesmo. Interessante que o map que a outra oficina disse que era do gol, era do golf pela referença, estranhei desejei boa sorte ao mesmo. E fica a pergunta no ar. Sera que resolveram e era mesmo o map.
Mais obrigado a todos e um abraço.
Certos ``colegas`` de profissao esperam uma chance dessas pra queimar o serviço de outros profissionais...
Mais a vida é assim, estes que tentam confundir nosso trabalho, mais na frente são os grandes sofredores. Abraços a todos, pois neste forum so existem pessoas simples e humildes.
>Srs.
Agradeço a todos pela ajuda dada, o cliente nao quis mais deixar o veiculo na oficina, levou apos umas duas horas voltou dizendo que tinha levado a uma oficina e era o map, colocou outro e tb um sensor de temperatura. Chegou com um map na mão dizendo que eu tinha trocado pelo do veiculo. E o map que estava na mao era o que estava no carro e era de um gol. Estranhei pedi o mesmo e copie a referença do mesmo. Interessante que o map que a outra oficina disse que era do gol, era do golf pela referença, estranhei desejei boa sorte ao mesmo. E fica a pergunta no ar. Sera que resolveram e era mesmo o map.
Mais obrigado a todos e um abraço.
OLÁ AMIGO GERÔNIMO, É POR ISSO QUE TEMOS QUE TESTAR TODAS AS PEÇAS QUE COMPRAMOS, MESMO SENDO DE CONCESSIONÁRIAS, DIGO ISTO PORQUE JÁ COMPREI VARIAS COM PROBLEMAS, E TESTO SE ESTIVER C/ DEFEITO DEVOLVO, FAÇO TESTE ATÉ NA FRENTE DO VENDEDOR E AS VEZES DO GERENTE DELES QUE SÓ SABE VENDER AS PEÇAS E QUERER FAZER AGENTE DE IDIOTA NÃO SABE NADA DE TESTE, EMBORA QUEM DEVE SABER E FAZER CERTO É O PRÓPRIO FABRICANTE QUE TAMBÉM ACHO QUE NÃO SE PREOCUPAM MUITO NÃO, AÍ SOBRA PARA NÓS. EU FICO PUTO DA VIDA COM ISSO MÁS FAZER O QUE! UM ABRAÇO...
Não confie em scanner , da próxima vez, peça para o cliente deixar o veículo na oficina, e faça os testes individuais dos sensores, você vai achar o defeito.
Scanner na frente do cliente não pega bem, ele acha que o scanner arruma o veículo sozinho e rapidinho.
e ainda só cobram 60 mangos do diagnostico.
muito defeito passa batido sem perceber.
Trabalho em auto-center,com loja de peças,ja cansei de colocar peça original com problema,cansei de bater boca com o dono tambem,alegam que quem nao presta e o aplicador........
Boa noite Jeronimo, já passei por situação semelhante, mas hoje as pessoas q aparentemente eram "feras" me pedem informações e até ferramentas, sabe o q eu faço? lhes dou um tapa sem mão, trato com todo respeito dando a eles atenção porque não somos iguais e isso me conforta não pagando o mal com o mal e sim fazendo o bem, abraços e q Deus te abençoe.
Nestes 10 anos de mecanica e com a idade passando de meio seculo de vida, com Deus cada vez mais presente em sua vida, aprendemos que nestas situaçoes, apenas temos que ouvir o que a pessoa que se sente ofendida nos diz, no caso o propietario. Pedir desculpas e aproveitar pegar algum item do que falaram de nos, analisarmos. E agradecer a Deus por mais uma experiencia. Com isso amadurecemos mais. Aprendemos mais, ficamos mais preparados, agradecer a pessoa que nos colocou contra o propietario, quem sabe mais na frente o mesmo volta. E vc mostra que nao e aquilo que disseram de vc. Noa existe coisa melhor do o tempo e um dia atras do outro. Não para ferir, mais sim para crescer mais.
Boa tarde jeronimo.
Como eu havia lhe falado ja peguei varios sensores novos com defeito e mesmo sendo original não quer dizer que não tenha defeito. Assim como nos também erramos as pesoas que testam esses sensores na linha de produção também erram. São humanos como nos. Na vida passamos por muitas situaçoes, e o mais importante é fazer o que o senhor tem feito, sempre crescer com com elas.
Fique com Deus.
Abraços.
Amigo quando achamos que já vimos de tudo ai é que nos enganamos.
O chato é passarmos por desonestos,mas vc sabe que não foi isso que
aconteceu e sim que vc não teve o tempo necessário para fazer o serviço
da sua forma.
Essa sua experiencia tbm mostra que devemos respeitar o colega reparador
que esta do outro lado quando algum cliente chega falando mal de outra oficina.
Que devemos ter ética profissional mesmo que nem todos tenham.
Vc sabe que podem pensar o que quiser mas que isso não muda quem
vc realmente é.
Como diz o ditado.
Quem nunca errou atire a primeira chave de fenda...heheheheh
Abração Jeronimo.
Sábias palavras jerônimo, quem é correto com as coisas sabe o quão difícil está trabalhar hoje em dia, e verdade seja dita, assim como tem "profissional" trampa, também tem o cliente mal intencionado. Abçs
Boa tarde, tenho um Golf e sou mecânico, apanhei durante algum tempo com esse defeito, mas não é MAP, a unidade acusa esse sensor porque acontece o corte da injeção, ocorrendo assim uma falta de combustível no motor, defeito esse ocorrido pelo entupimento parcial do pré-filtro da bomba de combustível, por incrível que pareça a pressão da mesma estava conforme, troquei a peça com certa descrença mas resolveu por completo o defeito.
Espero ter ajudado e fica ai o recado.
Srs. Agradeço, mais este veiculo nao se encontra mais em minha oficina não. Soube que esta de oficina em oficina por ai. Vou ver se consigo falar com o propietario, se o mesmo quiser trazer para dar uma olhada, verei mais mesmo assim muito obrigado.