fiz retifica completa do motor e cabeçote,troquei bomba,filtro,tuchos,2 vezes,valvula de alivio do cabeçote.
e naum para de bater valvulas.oque fazer?
Respostas:
boa tarde novaes
quanto você gastou de peças e montagem nesse motor
Eu nunca ouvi falar em válvula de alivio para esse motor, ela existe mesmo? Outra coisa que fica muito difícil é para mim saber qual seria a pressão no circuito de lubrificação sem ter o carro em mãos para fazer esta medição, por último, se foi feita toda retifica o erro provavelmente seja dela.
Na verdade este cabeçote não tem uma válvula de alívio e sim de retenção que no final é mais ou menos a mesma coisa, ela retém o volume e a pressão de óleo nas galerias de lubrificação dos comandos e dos alojamentos dos tuchos.
Ela pode gastar a séde deixando passar um volume grande do óleo ao carter e assim provocando o descarregamento dos tuchos. Outra possibilidade é que quando são rosqueadas no alojamento, os companheiros esquecem-se de colocar trava química e esta solta e sobe de encontro ao bujão prejudicando completamente a lubrificação.http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=96737045_9391.jpg&v=O
Para evitar esse tipo de inconveniente, o fabricante recomenda a utilização de trava
química na fixação da válvula. Além disso, os torques recomendados são:
- 4 N.m (0,4 Kgf.m) para a válvula de retenção de óleo;
- 45N.m (4,5 Kgf.m) para o bujão da válvula;
- São exemplos de veículos que possuem válvula de retenção de óleo no cabeçote:
- Família Gol 1.0 8V e 16V com acelerador eletrônico;
- Família Gol 1.0 16V turbo;
- Família Gol 1.0 16V com acelerador mecânico.
Lembrando que se a válvula estiver bem presa no alojamento e os tuchos continuam batendo, vc deve procurar outras razões como por exemplo baixa pressão proveniente de perdas pela bomba ou no sistema de lubrificação como um todo.
Começe instalando o manômetro de pressão e depois procure as causas da baixa pressão, caso a pressão esteja normal, procure colocar tuchos originais.
amigo o primeiro passo e medir a pressão do oleo,que deve estar mas de um bar aquecido e em marcha lenta, e mas de tres bar a 3000 rpm,quando vocer funcionar o motor e estiver batendo tuchos vocer não eleva a rpm aguarda na marcha lenta se a pressão estiver boa ele carrega os tucho e para de bater,ok
Walter me permita discordar de você, veja essa válvula tem como unica função reter óleo dentro do circuito de óleo no cabeçote, ela não retém pressão alguma já que pelas folgas das peças móveis esta é perdida quando o motor é desligado. Enfim, esta válvula só serve para no momento da partida já haver óleo no cabeçote e com isso possibilitar de pronto sua correta lubrificação, desta forma em nada essa válvula vai interferir na pressão, o problema desse motor é que sua bomba é de pouca vazão, foi feita para funcionar num motor todo justinho, o problema é que esse cabeçote apresenta muito desgaste e com isso folgas, a bomba de óleo como tem pouca vazão não tem como manter a pressão. Enfim, pra fazer este motor é sim possível, mas não muito viável, um cabeçote novo sai muito caro, um motor novo parcial este sim é o correto. Fora isso, seria Shadeck ou Anroi produzirem uma bomba com vazão bem maior que essa, como faziam para fusca,rsrs. No mais, salvo melhor juízo é o que ocorre. Abraço.
Ps. O que tem de gente que reclama dessa motor depois de retificado é uma festa.
veja a especificaçao do oleo filtro de oleo e se nao tem muita folga no alojamento dos tuchos vulgo copinhos do cabeçote ok meu amigo boa sorte
amigo com que pressão de oleo esse veiculo está?( frio e a quente)
eu fiz uma retifica de um gol 1.0 8v que ficou perdendo pressao quando esquentsva, e depois de muito procurar era a junta da bomba d oleo que eu nao coloquei original que era de metal e a junta se rompeu na passagem do oleo e vasava ´ra dentro do motor, vc lembra se a junta era d metal.
Junior, só para constar e sem querer contrariar,
A válvula de retenção no cabeçote atua tal qual a válvula de alívio de pressão da bomba e neste caso ela se torna um dreno controlador de pressão da linha de irrigação de óleo e lógico, mantém as vias superiores alimentadas.
Eu já presenciei vários casos em que o reparador durante a montagem desta válvula aplicou o torque recomendado, que diga-se de passagem, é muito suave, mas não colocou trava química. Dois meses depois este motor estava batendo mais couro que a Mangueira.
Abrindo a TV e removendo o bujão percebi que a válvula de retenção tinha subido, fazendo a pressão cair e por conseguinte, o primeiro resultado é o esvaziamento dos tuchos, principalmente quando quente pois o óleo se liquefaz.
É evidente que existem outras mil razões para a famosa "bateção" de tuchos mas o nosso companheiro não nos passou sequer a presssão encontrada nas fases frio/quente.
ja vi muitas retificas fazerem esse cabeçote e ficar assim dando vazao e perda de pressao principalmente nos 16 v
quando nao ha problemas no cabeçote deste modelo eu nao mando a retifica mandrilhar , mas quando ha problemas eu ordeno botar um zerado...!
ou seja nao concordo com retifica nesse cabeçote.
nao ha como a oficina ficar monitorando se a retifica abriu demais os colos
nao devemos nem temos relogios expecificos para fazer mediçoes antes de montar e muitas das vezes o cabeçote ja vem montado pela retifica.
Walter, no máximo esta válvula poderia controlar o fluxo por conta de seus diâmetro interno do furo de passagem do óleo, sem esta válvula o que ocorreria é que com o cabeçote já com folga e sem a válvula poderia agravar o problema, mas a válvula não tem a função de alívio, mas só de retenção, tanto que se fosse a retirar e der um soprada de leve com a boca esta abre sem dificuldades. Sem essa válvula o que iria ocorrer é que no momento da partida iria bater tucho até que todo circuito estivesse com óleo, pois sem essa válvula o óleo iria descer para o Carter. Agora, é bom lembrar que o interruptor de óleo fica no cabeçote e se pensar-mos na possibilidade que esta válvula ofereceria alguma resistência para que o óleo passasse por ela, e com isso prejudicaria a pressão no cabeçote, onde esta o interruptor, melhor então seria ficar sem ela.
Caro amigo tive uma experiência ruim com um motor desses recentemente, no meu caso eu havia aplicado os casquilhos fixos do motor AP, que teem a mesma especificação salvo a diferença que no Ap são 4x6 e no AT 5x5, ou seja 4 casquilhos lisos e 6 rasgados, esse casquilho rasgado a mais quando aplicado no motor AT causa perda na presão do oleo, outro detalhe importante e a perfeita planicidade da face do pescador de óleo que se encaixa na bomba, a utilização de bomba de oléo original! como todos sabemos esse motor é uma bomba que estoura fácil! espero ter ajudado