ola boa noite a todos.gostaria de receber dicas a respeito desse carro.gol 1.0 8v 05 flex 4 bv.Esse carro de vez enquando da trabalho pra funcionar nem sempre,e qndo nao quer funcionar desligo os bicos e com mto custo ele pega,pois ele nunca falta centelha nem pulso nos bicos,ja troquei cabos e velas,limpei os bicos,descarbonizei o cabeçote,troquei filtros e ate substitui o modulo de injeçao dele pra teste,no rastreador nao da falha alguma,a sonda trabalha normal,a partida a frio funciona normal ligando direto,pois aqui o clima esta sempre quente,(aracaju sergipe)esse carro qndo sai da oficina passa ate meses sem dar problemas,mas depois começa novamente.ja misturei o combustivel alcool e gasolina e fiz aprendizado nos dois.alguem pode me dar umas dicas,agradeço. [email protected]
Respostas:
Verifica por favor as velas se estão na aplicação correta, já peguei esse defeito e era a vela errada se eu não me engano a wvs trocou as velas desse carro, em um ano a wvs fez varias aplicações de velas, liga na wvs e passa o numero de chassi e pede qual a aplicação correta dessas velas.
Uma vez eu vi um fox com esse mesmo defeito e o problema estava no corpo de borboleta motorizado que não abria o suficiente pro motor entrar em funcionamento! Um instrutor que dava um curso p/ injeção eletrônica que passou essa dica! pra resolver esse problema tinha que fazer um furo no centro da borboleta com uma broca de 1,0mm que ja resolvia esse problema! Não sei se é o seu caso! seria bom se tivesse outro para teste!
Espero poder ajudar! Abraço até+
RESOLVENDO UM FANTASMA PARA VOCES.
TODO O VEICULO FLEX DEPENDE DE UM RECONHECIMENTO DE QUAL COMBUSTIVEL FOI ADICIONADO AO TANQUE , CERTO???
ELE SABE QUE VOCE ABASTECEU POIS A (BOIA) "AGORA SENSOR DE NÍVEL" AVISA O MODULO QUE ENTROU COMBUSTIVEL NO TANQUE , MAS NÃO SE SABE O QUE , SE ALCOOL OU GASOLINA , CORRETO?
ENTÃO PRESUME-SE QUE A PARTIR DO INSTANTE QUE SE ABASTECE ABRE-SE UMA JANELA DE AJUSTE NO MODULO DA INJEÇAO PARA QUE, ATRAVES DA SONDA LAMBDA SE FAÇAM AS CORREÇOES NECESSARIAS AO QUE FORA COLOCADO NO TANQUE DEVENDO OU NAO LIBERAR O INJETATOR DE PARTIDA A FRIO OU NÃO!
ENTAO TODA VEZ Q FOR ABASTECER UM FLEX FAÇA ISTO PA RA Q O SISTEMA SE ADAPTE ANDE PELO MENOS 10 A 15 KM PARA SE QUEIMAR O Q ESTA DENTRO DA LINHA DE COMBUSTIVEL E SE ANALIZE O Q FOI POSTO NO TANQUE.
´TENHO GANHADO MUTO DINHEIRO PARA FAZER AJUSTE FORÇADO VIA SCANNER É R$ 100,00 CADA VEZ E RESOLVE É SO ABASTECER E RODAR PRA Q O SISTEMA SE ADAPTE rsrsrsrsrsrsrs
a bomba é nova troquei bomba e regulador,verifiquei todos aterramentos,e a questao do aprendizado faço hj e daqui a 15 dias o carro volta com mesmo defeito,to pensando em trocar a sonda.
qual o correto ou mesmo o que da menos trabalho?colocar somente gasolina?somente alcool?ou misturar os dois e em qual proporçao da mistura?
Lógicamente que o que dá menos trabalho é a gasolina pois não tem necessidade de partida à frio e não resseca as válvulas que mesmo sendo projetadas pra receber o Álcool ressecam! Eu recomendo aos meus clientes que a cada dois tanques de Álcool rodar com pelo menos um de Gasolina! Por outro lado a Gasolina CARBONIZA internamente o motor! Quanto ao misturar os dois acho que financeiramente não compensa apesar da ECU adotar estratégias pra reconhecer oa proporção da mistura e assim fazer o ajuste de A/F e acertar o avanço , tempo de injeção e também a TEMPERATURA da partida à frio que é proporcional à quantidade de gasolina que está no tanque. Ou seja a temperatura da partida à frio varia de acordo com a quantidade de Gasolina que está misturada com o Àlcool.
EX: ÁLCOOL PURO 16º,
20% DE GASOLINA 18º,
30% DE GASOLINA 22º,
50% JÁ NÃO OCORRE INJEÇÃO DE PARTIDA Á FRIO! ISSO VARIA DE ACORDO COM O FABRICANTE!
Após a uma certa quilometragem e uma quantidade de partidas a ECU entra em modo de aprendisagem pra fazero reconhecimento de combustível pois se a Gasolina está misturada com Álcool a tendência é de a Gasolina subir e do Álcool decantar dentro do tanque pois o Alcool é mais pesado que a Gasolina.
Espero ter Ajudado! Abraço aré +
Bom,eu substitui as velas desse carro de acorodo com a volks e tbm fiz o furinho na borboleta,percebi que o carro ja teve uma melhora na partida.mas como sempre ele so vem da defeito depois de algum tempo,por enquanto esta blza,espero ter resolvido.obrigado a todos.
Opah vai melhora sim pode ter certeza! Abraço até+
amigo essa semana peguei um fox 4bv com este problema e era o sensor de temperatura da agua, substitui por um original e o defeito foi sanado.
ola amigo , já peguei alguns carros com esse defeito, alguns era sensor de temperatura ao colocar o scanner antes de fuciona estava muito baixa a temperatura. outraz vez era o fundo de ingnição ao da partida ele cortava corrente pra central na hora da partida, com um ociloscopio tem como vc testa, espero ter ajudado valeu...:) :)
Amigo, verificou se não esta com vazamento de oleo no retentor do volante, pois é possivel que esteja gerando um mau contato na roda fonada.
para fikar beleza troca o senor de temperatura coloca um origunal coloca adivo no radiador na proporçao correta e blz
Eu entendo da seguinte forma, já tive esse problema tres vezes aqui na oficina, e duas vezes foram baterias, e uma vez foi alternador que acabou finalizando na bateria, pelo que eu vi é que no ato da partida a bateria cai abaixo de 5v e a unidade reseta, entao é preciso fazer o aprendizado flex, posso até estar equivocado mas, todos qdo fiz o aprendizado flex tudo voltou ao normal, e só perde os parametros da UC se a bateria cair muito a tensão.
Qdo vejo que esses carros não funcionam, eu seguro a borboleta um pouco aberta eles funcionam na hora, é pq a relação ar combustível esta fora ou seja, a % de ar esta fora em relação ao combustível no tamque.
peguei um com o mesma pane alem de tudo que nosso amigo falou sensor de temperatura de marca ruim e tudo mais o corpo de borboleta estava travando quando dava partida ai não dava pegava por isso que o carro dele tinha um furo no corpo de borboleta troca o corpo e faz um teste ou quando ele não quiser pegar vc da com uma chave de fenda calça a borboleta e manda alguém da a partida se pegar e o corpo
olha eu tive um problema desses fiz tudo que vc fez
observe se existe vazamento no retemtor trazeiro
pode ser que o oleo esteja sujando o sensor de rotaçao
Considerando tudo que os colegas ja falaram, eu tive algumas experiencias parecidas, que so foi resolvido com o famoso telecarregamento na central,e dependendo ate, a troca da mesma. A causa é o mau uso mesmo, e tambem como disse o colega nuclear ,a tensão da bateria ,ja passando da hora de trocar ,nas dificuldades de partidas é ocasionado a desconfiguração da central.
Amigo vale lembrar que o furo no corpo de borboleta é um caso para teste porque o correto é você substituir por um novo! abraço até++
remova a flauta,de patirda e verifique se os bicos estão pulverizando corretemente.
amigo ja tive este problema varias vezes ,o problema e que o proprio cliente poe o defeito no carro dele,eles sismao em misturar o combustivel pensa que o carro frex e mix.eles trocam de gasolina para alcool e nao enchem o tanque ,ai e que esta o problema pois a central nao fais a leitura ,EX estava com alcool ai colocou-se gasolina mais nao encheu o tanque no dia seguinte o veiculo nao pega ele afoga pois todos nois sabemos que o acool e mais denso e tem que injetar mais. por isso a central esta entendendo que ele esta com alcool ,para ele saber com qual combustivel ele esta o cliente tem que esperar o combustivel entra + ou - na reserva e encher o tanque e rodar ums 10 a 15 KM para a central fazer a leitura atravez da sonda.OBS central so faz esta leitura se o tanque estiver cheio.esse procedimento e so quando for trocar de conbustivel.espricando este procedimento para o cliente ele nao vai ter mais problema de nao funcionar o seu carro.:)
bom dia veio em minha oficina um carro com o mesmo sintomas e foi passado o scanner e nao foi achado nada so que ele dava um tranquinho como se fosse corpo mas nao era dai resolvi trocar a bobina e o problema foi solucionado esperimente fazer o mesmo para ver se resolve ok
ja tem uma semana e ate agora o carro nao deu problema,liguei para o dono e ele me disse que o carro esta perfeito.ainda prefiro esperar pra ver se [email protected]
vc ja olhou se nao tem bico gotejando quando o motor ta desligado?pois pode encharcar o cilindro e assim dificultando a partida.espero q tenha ajudado...abraços
ja peguei esse tipo de fefeito,mandei reprogramar a central (UCE) e ficou otimo.
segudo nossos professores do senai,isso acontesse porque o carro roda muito com um determinado combustivel e fica viciado,por isso temos que reprogramar.
obs. verifique se a boia de combustivel nao esta com defeito.
ate mais flavio
LIguei hj para o cliente e ele me deu uma boa noticia,o carro nao apresentou mais o defeito,E pelo que nos podemos ver esse tipo de defeito nesse sistema flex da volks ainda esta dando mta dor de cabeça a mtos mecanicos do brasil.Mas graças a esse site esta nos ajudando e mto no nosso dia a dia.obrigado a todos.E mais uma coisa nao esquecam de postar quando resolver os defeitos,assim ajuda a manter este site cada vez melhor,abraço
Boa noite colega, procure ver com o proprietario do veiculo se ele esta abastecendo o veiculo perto de casa e nao esta permitindo que o sistema reconheca o novo combustivel. tambem verifique o sensor de nivel de combustivel se ele esta funcionando corretamente e verifique tambem o sistema de partida a frio em relação a retorno de combustivel para o motor devido a junção da mangueira que fica no reservatorio de abastecimento entupida.
ok retorne se obter sucesso.
Sou novo no fórum, espero que o problema já esteja 100% resolvido, mas se não estiver já peguei alguns defeitos parecidos, espero poder ajudar. A estratégia de funcionamento da UCM da linha VW é diferente da estratégia das UCM de outras marcas.
Na linha VW a UCM faz um monitoramento da mistura através da sonda e ajusta o AF conforme a necessidade, por isso tem tantos problemas, Mistura rica ela muda o AF para 132 gasolina empobrecendo a mistura , e mistura pobre ela muda o AF para 90 álcool enriquecendo a mistura, ou ate que a mistura esteja estequiométrica se estiver com combustível misturado. Já em algumas outra marcas como por exemplo a GM a UCM só muda o AF quando a ela recebe a informação do sensor de nível do tanque que o veículo foi abastecido.
Em 2005 a VW teve problemas com o gol e Fox, devido ao mapa da injeção, a mistura ficava pobre e a UCM mudava o AF para álcool e em dias frios injetava a partida a frio ocasionando o afogamento do veículo que estava com gasolina no tanque, o que era solucionado com o telecarregamento ou atualização da UCM. Já em 2009 e 2010 o mapa da injeção causava o endurecimento do pedal do freio, a fabrica tentou solucionar o problema fazendo alterações no mapa, mas ai em carros andando a álcool a mistura ficava rica e a UCM não corrigia ocasionando a contaminação do óleo, o vapor do combustível não queimado enriquecia ainda mais a mistura fazendo com que o AF mudasse para gasolina. Em dias frios o veículo não injetava a partida a frio, e o veículo que estava abastecido com álcool não pegava. Da mesma forma o a solução do problema era o telecarregamento. Já peguei veículos com as válvulas injetoras obstruídas causando mistura pobre e a UCM não interpreta isso como defeito ela apenas muda o AF para álcool, da mesma forma pressão baixa na linha de combustível. Se a válvula de três vias estiver trancada aberta também ocorrem problemas parecidos, quando se completa o reservatório da partia a frio, com a depressão gerada pelo motor o combustível e sugado e queimado junto, enriquecendo a mistura mudando o AF ou ate mesmo afogando o veículo.
Dentre o problemas que já peguei os mais comuns são esses.