Prezado Paulo. O amigo já checou se não existem fios partidos ou mal contacto nos conectores? Está parecendo que é algo nesse sentido. A outra central estava pifada realmente? Abraço.
Prezado Paulo. Achei legal, Peguei na Internet. Se o amigo já tem esse conhecimento, desconsidere.
A luz EPC é uma luz espia do sistema de ignição do veículo, a sigla significa Electronic Power Control. Como todo o sistema de injeção e ignição estão interligados a rede elétrica do veículo, ou seja, o módulos do veículo compartilham dados, a chamada Rede CAN, e muitas vezes pequenas falhas como uma luz queimada pode interferir no sistema de ignição do motor.
Existem diversas falhas relatadas ao sintoma da luz EPC acesa, podendo ser um simples luz queimada, passando por cabos de vela com vazamento até a fiação elétrica do veículo.
Por se tratar de um problema intermitente, que por si só já faz o mecânico entrar em parafuso, é comum que alguns reparadores troquem dezenas de peças com velas, cabos de vela, bobina, sensores diversos(!), corpo de borboleta(pois em alguns caso o veículo fica oscilando a aceleração.) e etc. Com isso o orçamento fica tremendamente dispendioso, não resolve o problema e a luz EPC acende quando o veículo saí da oficina. Simplesmente frustrante
Novamente temos o veículo na oficina, e ao verifica com o scanner a ECU, encontramos a memória de avaria abarrotada de códigos de falha, alguns sem nenhuma lógica com o problema.
Este é um problema comum na linha Volkswagen, mas que deve ser diagnosticado com cautela.
De início pode-se investigar o sistema de ignição, pois é muito comum que cabos de vela e/ou a bobina estejam com pequenas rachaduras, e consequentemente gerem fugas de corrente. Acontece que essa fuga de corrente, significa também que o campo magnético criado não esteja sendo suprimido pela blindagem do cabo, logo este campo irá afetar a ECU, que na maioria dos casos entra em modo de segurança, e então começam os sintomas: Luz EPC acesa, perda de força…
Outra principal causa deste problema é a baixa tensão na linha 15. Eu já encontrei alguns veículos com uma geração tão baixa que eles não se sustentavam por muito tempo, mas este não é o caso, a única similaridade é que dezenas de falhas aparecem na memória de avaria pelo motivo de…baixa tensão! Não é raro aparecerem Vw’s Gol com a EPC acesa e o problema ser aparentemente impossível de ser detectado. Neste caso deve ser observado toda a fiação da linha 15, aterramentos e pasmem, o simples comutador de ignição.
Este último componente é muitas vezes o causador de uma dor de cabeça tremenda, pois poucos reparadores percebem que o problema está no fato deste comutador estar defeituoso, e suas conexões não proverem um contato eficiente, o que causa baixa tensão. A ECU entra em modo de segurança, a luz EPC acende, o veículo começa a perder força ou ter sua aceleração limitada até parar, e minutos depois funcionar normalmente, pois no período em que ficou desligados, as falhas intermitentes são apagadas da ECU e então o veículo volta a funcionar. Complicado não ?
Recapitulando :
Sintomas: Luz EPC acesa, perca de potência, aceleração limitada e parada total do motor.
Principais causas: Sistema de Ignição defeituoso(fugas de corrente.) e linha 15 com baixa tensão.
Abraço.
Se não tem positivo nos bicos e bobinas,o primeiro passo é conferir os fusíveis, relé principal e os interruptores de freio e embreagem
Se o fusível está ok e não chega positivo nos bicos, ou o fio está partido ou pode ser algum alarme ou bloqueador cortando a alimentação
Amigo,
Todos esses itens mencionados são acionados por um Relé (acredito que o segundo). Este recebe o negativo da ECU e fecha contato entre 30 e 87.
Se ainda não checou, não custa nada.
Obs: Parabéns pela explanação Tuck!!!Nota 10!!!
Amigo,
Tem um conector de 14 pinos, bem no canto, ao lado da bateria, que liga os bicos e a bobina. Geralmente sua trava está deslocada!
Abraço
Prezado Blietzkrieg. Agradeço seu elogio, mas eu peguei a explanação na Internet, por achar ela bem clara e simples. Grande abraço.
>Amigo,
Tem um conector de 14 pinos, bem no canto, ao lado da bateria, que liga os bicos e a bobina. Geralmente sua trava está deslocada!
Abraço
Parabéns amigão. Todos possuem créditos na resolução do seu problema!!! Minha dica acima foi somente um acréscimo.
Tuck, você merece meus parabéns, sim senhor!!!Pesquisar significa aprender o que desconhecemos. Ou seja, você buscou saber e se aprimorar. Isso é pensar "Engenharisticamente", buscar informações e se atualizar. Atitude louvável!!!
Prezado Paulo. Que bom que o amigo conseguiu resolver o abacaxi. Prezado Blietzkrieg, sua dica foi certeira. Sempre aprendo com os professores deste fórum. Abraço para todos.