Boa noite a todos,
Amigos quer puder me ajudar com algumas dúvidas por gentileza responda a este tópico.
Estou com um Gol GIV 2007/2008 Flex que não passa de jeito nenhum na inspeção veicular devido a emissão de poluentes, que está muito acima do permitido. Cabe ressaltar que até pouco tempo atras este carro possuía GNV, atualmente ele está com 214.156 Km.
A Última inspeção acusou a seguinte emissão de poluentes
Rotação HCc COc
913 227 0,55
2462 252 2,32
Limites 0 - 100 0,00 - 0,30
Já foram substituídos velas, cabos, filtro combustível, trocado Gasolina de postos, trocado gasolina por álcool e nada resolve.
Utilizando um scanner Kaptor Evolution, verifiquei algumas informações quanto a injeção deste carro.
Tempo de injeção (ms) 4,1 Variando entre 3,70 e 4,10
Pressão do coletor 400 Variando entre 400 e 410
Regulagem lambda pré-catalizador 0 Variando entre -3,12 e 1,56 (Este item estava trabalhando constantemente negativo)
Angulo de ignição 11,2 Variando entre 3,80 e 11,20
Valor auto adaptativo marcha lenta -2,7
Relação ar / Comb 9 Esta informação está constantemente em 9, indiferente a rotação do veículo.
O cliente em questão possui outro Gol GIV ano 2012, sendo que este está em perfeito funcionamento, com o mesmo scanner identifiquei que o tempo de injeção do mesmo fica entre 2 e 2,5 e o avanço de ign entre -3 e -0,80.
o Gol 2007 tem uma central Motronic 7.5.20
e o Gol 2012 uma central Motronic 7.5.30
Se alguém puder me dar alguma dica do que fazer neste veículo.
Hoje tirei o filtro de ar esportivo que o carro tinha e coloquei um filtro original.
Alguma dica pessoal.
Respostas:
Obrigado pela ajuda amigo.
Foi feita a medição de compressão dos cilindros, todos tiveram uma compressão na faixa de 10 a 12 bar. Quanto ao respiro do motor que fica no grid do filtro de ar foi retirado do local para ver se mudava alguma informação na central do veículo.
Como este carro é de uma locadora, o cliente deixou outro gol Ano 2012 para nos dar um auxilio no carro, deste modo troquei sonda, velas, grid do filtro de ar, cabos de velas e bobina entre os carros.
Utilizando um scanner KTS200 da Bosch, pude verificar que a sonda lambda trabalha entre 0,15 e 0,84 V se não me engano, o que indica que o mesmo está fazendo as correções de combustível, estou certo?
Vou tentar colocar outro sensor de fase, considerando que uma matéria que li sobre este motor apresenta que mesmo que este sensor apresente problemas o motor vai trabalhar normalmente, porém acredito que isso influencie no tempo de injeção e quantidade de combustível injetada.
Mais uma vez obrigado pelo auxilio.
Proauto, obrigado por sua ajuda.
Hoje o veículo foi para vistoria novamente, no limite, mas foi aprovado na inspeção.
Neste veículo foi substituído novamente o jogo de velas, em virtude da queima irregular no quarto cilindro, apesar do veículo não apresentar falhas;
Substituído filtro de ar esportivo que estava muito carregado, por um filtro original;
Feito descarbonização completa do TBI e coletor de admissão;
Trocado óleo e filtro de óleo, pois o mesmo estava com 11.000 km rodados e aproximadamente 6 meses de uso.
Quanto ao sensor MAP, acredito que seu funcionamento esteja correto, pois a pressão interna do coletor fica em torno dos 400, ao retirar a mangueira do servo freio, deixando uma entrada de ar, a pressão interna sobe para 560, conforme medição realizada pelo scanner KTS200 da Bosch.
Obrigado Proauto por seu auxílio