Boa noite amigos!
Estou com um vw gol giv motor 1.0 ano 2008, sistema de injeção motronic 7.5.30, que cessou o funcionamento. Esse veículo acusa na memoria os seguintes defeitos:
18041-Pedal do acelerador fora da faixa de tolerância g185 spa2
18010-Tensão de alimentação do sistema linha 30
17951-Falha no circuito de comando da borboleta g187 sensor posição
17953-Falha no atuador de comando da borboleta
18038-Pedal do acelerador eletrônico fora da faixa de tolerância g79
16706-Falta de sinal de rotação do motor g28
Procedi durantes os testes, a verificação da tensão de alimentação do módulos nos pinos a15, a27 e a4, onde chegava a alimentação positiva de 12,35v, o aterramento nos pinos a2 e a28 também estava perfeito.
Efetuei a análise do sinal do pedal do acelerador, percebi que ele estava baixo em uma das pistas com 0,14v com o pedal solto, sendo o correto 0,7v e quando fui chegar a alimentação positiva dessa pista notei a presença de apenas 1v. Avaliei também o sinal do sensor de rotação, que esta ausente, também devido a falta de alimentação desse sensor que é do tipo hall.
Instalei outro módulo do sistema de injeção no veículo decodificado, e mesmo assim o problema de alimentação 5v nos sensores persiste. No caso do sensor do pedal de acelerador a continuidade do chicote esta legal, e o mais intrigante é que o veículos estava funcionando bem antes, o defeito dele que eu estava resolvendo era outro de um curto no fio do sinal do pedal do acelerador que zerava o sinal do mesmo e fazia ele perder a aceleração. Agradeço desde já a atenção de todos e fico aguardando ajuda.
Respostas:
Amigo, quando reseta a memória, os defeitos voltam todos ou só alguns ?
Verifique se possível o calculador, pois tem sido o grande vilão nesses carros, abraços.B)
Agora pelo menos a alimentação do sensor de rotação de 5v se restabeleceu. Quando limpei a memória de falhas ontem a noite, e tentei funcionar o mesmo novamente as falhas retornaram na memoria do calculador. Testando o mesmo ontem também percebi a ausência de alimentação positiva de 5v para o tps do corpo de borboleta.
Vou chegar o chicote hoje. Anteriormente havia descoberto um curto junto ao fio de sinal do pedal, o qual já não existe mais. Na inspeção visual que realizei no chicote ele não aparenta nenhuma emenda ou marca de raspado junto a lata.
Segundo o esquema eletrico os 5v do potenciometro da borboleta vai tambem ate o sensor de rotaçao,podem estar em cc.
parece incrível , mas olhe as velas , já aconteceu comigo perda aceleragem, não pega as vezes .
>Segundo o esquema eletrico os 5v do potenciometro da borboleta vai tambem ate o sensor de rotaçao,podem estar em cc.
Muito obrigado Miros pela atenção. Chequi o esquema eletrico, e esta tudo legal, os fios do chicote do corpo de borboleta e do sensor de rotação apresentam continuidade e nao existe continuidade com os outros fios que fazem parte do conector da ecu e nem com a massa. As vezes tambem no ato de mecher com a fiação acabei isolando o curto existente, o que dificulta ainda mais o diagnostico. O corpo de borboleta funciona bem no equipamento de teste que tenho da planatc, onde o fio que alimenta o tps com 5v nao apresenta nenhum tipo de queda de tensão durante o teste, o que afasta a possibilidade de um curto interno no sensor de posicao do corpo de borboleta. Agora vou verificar o sensor de rotação do motor, pode ser que ele esta com defeito e faz a tensão que alimenta ambos cair.
>Amigo, quando reseta a memória, os defeitos voltam todos ou só alguns ?
Verifique se possível o calculador, pois tem sido o grande vilão nesses carros, abraços.B)
Ramos fico grato pela dica. Eu estou com outra ecu em mãos decodificada, que inclusivei ja funcionou esse veiculo antes, mas agora durante os teste responde da mesma forma que a original do veiculo.
>parece incrível , mas olhe as velas , já aconteceu comigo perda aceleragem, não pega as vezes .
Realmente Valdemir, uma interferencia eletromagnetica nesses caso pode complicar mesmo a nossa vida. Vou providenciar esse teste e te retorno os resultado, e valeu muito a sua boa vontade.
>Tenta verificar se não existe um curto circuito na alimentação do sensor. Ele pode estar com continuidade boa mas ter um curto circuito fazendo a voltagem cair. Alguma oxidação no chicote ou fio descascado raspando em algum ponto de aterramento, etc.
Rimac obrigado pela ajuda, ja foi verificado isso e nao encontrei problemas quando efetuei teste no chicote e nos conectores. Eu peguei o terminal do fio que alimenta os 5v do sensor de rotação e do sensor de posição do corpo de borboleta, com a ecu e todos os sensores e atuadores desplugados, alimentei esse fio no conector do sensor de rotação com 12 volts provenientes da bateria, e fui com uma lampada de teste no pino b55 do conector da ecu, onde a lampada se acendeu e eu medi a queda de tensão com o multimetro, e a mesma chegou a apenas 0,2v. Um mau contato nesse tipo de situação, com uma corrente superior ao normal, acaba de abrir o circuito, mais infelizmente não foi o que aconteceu. O mais entrigante e que agora essa alimentação de 5v do sensor de rotação, do corpo de borboleta e da pista do pedal de acelerador que não estava chegando a tensão correta voltou ao normal. Fui medir o sinal do sensor de rotação com o osciloscopio de novo, e mesmo voltou a gerar. O carro no inicio das partidas que dei não funcionava, mas conforme fui dando novas partidas, ele foi comecando a entrar em funcionando, ate pegar em marcha lenda de uma maneira bem irregular, onde eu acelerava e ele dva estouro no coletor de admissão do tipo faltando alimentação, e foi melhorando gradualmente, ate que agora o funcionamento se restabeleceu de forma que ele esta funcionando em marcha lenta legal e acelerando bem.
>parece incrível , mas olhe as velas , já aconteceu comigo perda aceleragem, não pega as vezes .
Realmente Valdemir, uma interferencia eletromagnetica nesses caso pode complicar mesmo a nossa vida. Vou providenciar esse teste e te retorno os resultado, e valeu muito a sua boa vontade.
Valdemir coloquei velas NGK, apesar que agora, apesar que agora conforme relatei ja, o carro voltou a funcionar. Vamos ver o resultado com o tempo de teste.
meu amigo confere o af desse sistema qual combustivel que usa no momento,para efetuar a sua regulagem final,der retorno estamos a espera obrigado
>meu amigo confere o af desse sistema qual combustivel que usa no momento,para efetuar a sua regulagem final,der retorno estamos a espera obrigado
Daniel o veiculo esta abastecido com gasolina, e o AF esta em 13-1
Olá Gustavo esse gol é sistema 7.5.20? Se sim no meu esquema elétrico ( Simplo) o sensor map compartilha o mesmo positivo e aterramento do sensor ckp se caso não tiver funcionando ainda experimenta analisar esse circuito tb.
>Olá Gustavo esse gol é sistema 7.5.20? Se sim no meu esquema elétrico ( Simplo) o sensor map compartilha o mesmo positivo e aterramento do sensor ckp se caso não tiver funcionando ainda experimenta analisar esse circuito tb.
Bom dia Marcelo, tudo bom meu amigo!
O sistema de injeção do gol aqui em questão é o motronic 7.5.30. De acordo com o esquema que tenho em mãos da Mecanica 2000, a alimentação do sensor de rotação e compartilhada também com o sensor de posição da borboleta. O interessante nesse caso é que também ele cortava a alimentação de uma das pistas do pedal de acelerador eletrônico. Vou mecher com o carro hoje, ver se descubro a causa dessa queda na tensão de alimentação desses sensores.
Bom dia pessoal!
Durante os testes me deparei com uma situação que não tenho lembranças de ter encontrado antes. A carcaça do corpo de borboleta eletrônico, estava transmitindo o sinal de acionamento do motor de abertura do corpo, onde na carcaça do corpo encontrei um ciclo de trabalho duty cycle de aproximadamente 20%, uma frequência de 2khz, se eu encostasse a ponta de prova negativa do multímetro no terminal negativo da bateria, e a ponta de prova positiva do multímetro na carcaça do corpo de borboleta encontrava um valor em torno de 12,35 v continuo. O que eu fiz para acabar com essa transmissão de sinal foi fixar um fio terra na carcaça do corpo de borboleta, para efeito de teste, e o sinal elétrico que eu havia encontrado antes na carcaça do corpo cessou, e o veículo funcionou normalmente, tanto que agora a pouco fiz um percurso de 5km com o veículo funcionando normalmente. Será que isso é um defeito eletrônico do corpo de borboleta.
ustavo henrique de souza
Bom dia pessoal!
Durante os testes me deparei com uma situação que não tenho lembranças de ter encontrado antes. A carcaça do corpo de borboleta eletrônico, estava transmitindo o sinal de acionamento do motor de abertura do corpo, onde na carcaça do corpo encontrei um ciclo de trabalho duty cycle de aproximadamente 20%, uma frequência de 2khz, se eu encostasse a ponta de prova negativa do multímetro no terminal negativo da bateria, e a ponta de prova positiva do multímetro na carcaça do corpo de borboleta encontrava um valor em torno de 12,35 v continuo. O que eu fiz para acabar com essa transmissão de sinal foi fixar um fio terra na carcaça do corpo de borboleta, para efeito de teste, e o sinal elétrico que eu havia encontrado antes na carcaça do corpo cessou, e o veículo funcionou normalmente, tanto que agora a pouco fiz um percurso de 5km com o veículo funcionando normalmente. Será que isso é um defeito eletrônico do corpo de borboleta.
Interessante..mas isso vc mediu com motor parado ou funcionando?
Marcelo essa situação foi o motor funcionando em marcha lenta, sendo que o sinal para o motor que abre a borboleto é do tipo PWM, e este sinal estava sendo refletido na carcaça do corpo de borboleta eletrônica. Agora com ele aterrado, não existe sinal elétrico mais na sua carcaça, e o carro até agora tem funcionado bem, andei no mesmo agora ha pouco novamente e tudo legal até o momento.
Interessante..o mesmo sinal de controle do motor da borboleta? será uma fuga do motor de corrente continua pra carcaça?
Boa tarde!
Dando o retorno para vocês a respeito do problema desse carro, depois dessa última etapa em que aterrei o corpo de borboleta, entreguei o veículo ao cliente. Um dia após ele estar com o veículo, entramos em contato com o cliente e ele nos relatou que não houve mais a ocorrência do problema. Graças a Deus, o aterramento pelo visto resolveu o problema.
end belonging to the process you locate a renewed sensation of energy..
Which helped me to out, he collected a few he thought I might like, including Top Gun. Mom greeted the good news with loud groans"It's so bad!"and forbade us from watching it. Two or three later, she was off collecting my brother with a sleepover. The Olympics are about sports, but a great deal of other things too. And also times and distances, one can find human stories and new faces to charm the globe. Old rivalries inside the pool and on the track is going to be renewed.
yanxingchan579
http://www.xascyx.com/UploadFiles/g42/michael-kors-watch-review3877.html
http://www.jinbaoshichang.com/g41/michael-kors-shoes-for-girls8123.html
http://www.hengyangsyjx.com/UploadFiles/g41/sale-michael-kors-handbags7265.html
http://www.ahtyzm.com/UploadFiles/g41/cheap-ugg-boots-outlet-store4798.html
http://www.fuyuanshuiye.com/UploadFiles/g41/click-for-source6679.html
http://www.hhykj.com/g41/click-the-following-internet-site7296.html
http://www.sgsdattaseva.org/g42/click-here.2285.html
http://www.fudongchina.com/UploadFiles/g41/discount-michael-kors-watch6647.html
http://www.duaoch.com/UploadFiles/g41/cheap-nfl-football-jerseys-from-china6268.html
http://www.sh-jingzhi.com/UploadFiles/g42/michael-kors-loafers-on-sale2444.html
r railways with the south east. The BML2 proposals will be the only ones revealed with any real longterm solution, which shows just how kind of priority the commuters on the south east receive. This type of ringing endorsement of Lewes MP and junior transport minister Norman Baker who would once campaign for better rail services before they got the chance to will something regarding the issue..You can test to get better dispersion avoid clumping not with water (that may actually clump it immediately), but by m
yanxingchan579
http://www.picusmall.com/g42/iphone-5-case-michael-kors1640.html
http://www.vgueme.com/UploadFiles/g42/cheap-michael-kors-purses-free-shipping3479.html
http://www.locationpath.com/g42/cheap-baltimore-ravens-jerseys777.html
http://www.rohox.cn/UploadFiles/g42/michael-kors-iphone-wallet1976.html
http://www.tsstl.com/UploadFiles/g42/chaussure-louboutin-femme-pas-cher3344.html
http://www.121102.com/UploadFiles/g41/wholesale-michael-kors-handbags4504.html
http://www.118ym.com/UploadFiles/g41/ugg-classic-tall-sale4493.html
http://www.7761ff.com/UploadFiles/g41/louboutin-pas-chere-femme4689.html
http://www.freebox.hk/g41/kids-michael-kors-shoes6606.html
http://www.changzhou-baidu.net/UploadFiles/g41/michael-kors-loafers-on-sale5488.html