Eai galera blz!
Estou aqui com outra bucha denovo , chegou aqui um gol g5 2008 Injeção 4gv ele tem o seguinte sintoma. O carro quando vc sai devagar e vai embora mais se precisar de forção em uma ladeira ou ré e fica dando uns estouros da admissão como se fosse mistura pobre ai quando se desliga a sonda fica tudo normal. o motor funciona um pouco vibrando da pra sentir no volante o motor sacodindo um pouco.
O que ja veio feito:
Bobina ,cabos ,velas novos;
cabeçote retificado;
foi trocado aneis e pistoes;
bomba de combustivel ok 4 bar e vazao ok
ponto ok
teste de vazão ok 100%
catalizador ok
bicos equalizados
canister desligado;
sonda nova. e fiação ok
comando novo
Com o scanner nao ha codigos, a unica coisa que nao esta normal é o funcionamento da sonda frio ela oscila mas quente trava em rica entre 750 e 850 mv e só oscila se der uma entrada falsa de ar dai vem as duvidas:
Será que o cabeçote esta com problema de má vedação depois de quente?
O que será que pode esta acontecendo ?
Esse carro ja veio assim estou achando que é um problema mecanico pois só aparece quente.
Abraço.
Respostas:
bom dia,como esse carro jafoi todo mexido voce vai ter que definir se o problema e mecanico ou eltronico,o comando e original,cabeçote ta legal,valvulas estao vedando,sincronismo mecanico e eletronico batem
fora isso o combustivel e confiavel,o af ta certo,o injetor ta aplicado correto,entradas de ar pelo coletor e por ai vai
>bom dia,como esse carro jafoi todo mexido voce vai ter que definir se o problema e mecanico ou eltronico,o comando e original,cabeçote ta legal,valvulas estao vedando,sincronismo mecanico e eletronico batem
fora isso o combustivel e confiavel,o af ta certo,o injetor ta aplicado correto,entradas de ar pelo coletor e por ai vai
Miros, o af esta certo minha duvida estou achando q o problema pode esta no cabeçote pois o comando é nao e não sei se e de uma marca confiavel.
>Bom dia,migao pode trocar o comando e por original seu problema somente esta nele,eu pessoalmente ja peguei uns 03 casos semalhantes e ja colaborei com mais uns 02 colegas de outras oficinas que ja estavam sofrendo no minimo uns 15 dias com defeito semelhantes,e detalhe em todos os casos ja com efetivaçao de reparos no motor,e somente com a troca de ideias e o relato sobre a tropa do comando e batata,nao sei a marca mais e so sofrimento com esses comandos,VW so original.
Blz Silvanno.
Vou atraz dos outros mecanicos e procurar ondes eles colocaram o comando velho . Foi bom até vc me lembrar isso pois ja tinha pegado um power que não pegava e era o comando da marca aplique que estava la .
>Acredito que seja os cames de acionamento das valvulas fora de angulo,detalhe minimo que se vc verificar no olho nao e perceptivel,provavelemente fechando valvulas de admissao atrasadas,voltando a compressao para a admissoa e o corpo de borboletas,no casos em que peguei gerava a alteraçao de AF,motor fraco,estouro na admissaso ,odor forte de gaz de escape,pura bucha.
Outro detalhe que esqueci de comentar, o carro frio a sonda oscila e não da falha mas quando aquece e que começa o problema . Não é toda hora que estoura não so faz isso se acelerar forte.
Mas um detalhe que vi hj , no escape fica aquele pipocado como se fosse bico sabe e o motor trabalha vibrando por isso que conferi bicos e velas mas nao são eles o problema .
>Acredito que seja os cames de acionamento das valvulas fora de angulo,detalhe minimo que se vc verificar no olho nao e perceptivel,provavelemente fechando valvulas de admissao atrasadas,voltando a compressao para a admissoa e o corpo de borboletas,no casos em que peguei gerava a alteraçao de AF,motor fraco,estouro na admissaso ,odor forte de gaz de escape,pura bucha.
Outro detalhe que esqueci de comentar, o carro frio a sonda oscila e não da falha mas quando aquece e que começa o problema . Não é toda hora que estoura não so faz isso se acelerar forte.
Mas um detalhe que vi hj , no escape fica aquele pipocado como se fosse bico sabe e o motor trabalha vibrando por isso que conferi bicos e velas mas nao são eles o problema .
Realmente pode ser no comando, vc precisa ver a depressão do coletor e checar fase x rotação. Outro detalhes é que a sonda quando frio o motor não vai funcionar e após segundo volta a oscilar e com Circuito Fechado. Se a sonda não oscila vc tem problemas de mistura e pode ser comando mesmo. Vc precisa saber diferenciar se é defeito de sonda ou mistura.
Por falar em diagnostico, alguém tem algum check list de passo a passo que se deve iniciar a checar um carro sempre quando tem problemas ?
>Realmente pode ser no comando, vc precisa ver a depressão do coletor e checar fase x rotação. Outro detalhes é que a sonda quando frio o motor não vai funcionar e após segundo volta a oscilar e com Circuito Fechado. Se a sonda não oscila vc tem problemas de mistura e pode ser comando mesmo. Vc precisa saber diferenciar se é defeito de sonda ou mistura.
Pois bem amigo, a sonda esta trabalhando em malha fechada como disse no inicio verifiquei a alimentação tudo ok e o que acontece é que ela depois que aquece fica trabalhando em uma faixa de 750 a 850 mv indicando mistura rica se acelerar e soltar o acelerador cai a zero e volta e se der entrada de ar a sonda começa a funcionar oscilando. Oque esta me intrigando e essa sonda assim , acho que vou arrumar um comando original pra teste pra ver no que vai dar pois e a unica coisa que não é original nessa historia. Outro teste que fiz foi com vacuometro ele esta trabalhando entre 400 a 450 mmhg bem estavel com um minimo movimento do ponteiro.
O problema do carro esta nesses estouros na admissao e a vibração do motor que da pra ver ele vibrando e dando pequenos ''pipoquinhos'' no escape.
Mais uma coisa esse motor foi todo feito sera que alguma alteração no ponto da roda fonica pode influenciar nisso? tipo 1 dente pra lá ou ca? digo isso pois o carro ja veio montado de outra oficina.
E a saga continua...
Hj tirei a tampa de valvulas para verificar o comando e pra surpresa era original vw na duvida descarreguei os tuchos e coloquei outro comando pra teste e mesmo assim continua o problema :( o carro ainda fica trepidando o motor e dando uns pipocos no escape.
vou providencia uma uce pra teste e ver no que vai dar.
>Se esses comandos originais já torcem...imagine paralelo ...
Reinaldo desmontei a tampa e pra minha surpresa o comando era original cara e bom estada na duvida peguei uma aqui de um carro andando e coloquei mas continua o defeito
Ontem retirei o cambio pra avaliar a roda fonica e estava ok e no lugar certo nisso tambem olhei a chaveta da polia do eixo e esta ok e no ponto. Daí conseguei uma ecu de uma carro bom descodifiquei e coloquei no carro e continua a mesma coisa.
Agora depois que eliminei tudo que ja mexerem só resta trocar o cabeçote pois isso foi a unica coisa que fizeram de mecanica no carro. Esse cabeçote no teste de vazao e compressao esta ok mas ele ja esta todo retificado pois o mesmo nao prestava e teve que rebaixar a face ai pra acentar o comando retrabalharam os colos e compensaram o rebaixo retirando material do topo das valvulas.
Este carro cheou na primeira oficina com esse sintoma de estourar no coletor e ate agora depois de fazer tanta coisa ainda continua assim pensem em um prejuizo que o dono do carro ja gastou e fora o tempo de 2 meses nessa luta em varia oficinas.
Voltando ao defeito o curioso e que frio na lenta ele as vezes da estouro no coletor e quando aquece e chega nos 80 graus começa a guspir no escape dando sensação de ser bico ou velas fica aquele (vummmm tu tu vummm tu tu desculpem ai o modo de explicar kkk ) e ai só vai piorando e deixando o motor vibrando como se fosse fora de ponto.
Esse ai veio pra vcs ai que gostam de desarmar bombas kkk pense em um pepino mais sei que uma hora ele vai desistir e se mostrar de vez
Um abraço e junto resolvemos!
pelo seu relato realmente esse cabeçote ta fuçado demais,pegue um completo e boa sorte
>Uelington, boa noite!
Antes de partir para o cabeçote, como o vácuo está estável e num valor bom, me fala uma coisa: já chegou a trocar os componentes da ignição novamente (um por um, principalmente cabo e bobina)?
Blza Jorge! Bom ja foi trocado todo o sistema de ignição varias vezes inclusive o proprio cliente trouxe uma carro de um parente pra que pudesse fazer testes trocamos quase tudo e o defeito persiste.
Uma coisa que fiz ontem foi retirar o cabeçote pra avaliar pois como o carro foi montado em outra oficina nao tinha outro jeito. Uma coisa que me chamou muito atenção foi a coloração das valvulas e dutos de escape. So no 4 cilindro havia uma queima perfeita onde a valvula de escape esta branca e limpa ate a cabeça do pistao esta seca, ja nos demais cilindros nao as valvulas de escape estao sujas e marrons indicando que o combustivel nao esta sendo queimado corretamente. Diante disso providenciei um novo cabeçote pra teste .
O que desconfio é que ja que o cabeçote esta retrabalhado a face superior e refeito o alojamento do comando a retifica rebaixou as hastes das valvulas e creio eu que nesse cilindros o rebaixo nao é suficiente ,pra que na hora que as mesmas aqueçam com os gases do escape elas nao dilatem e deixem brechas nas sedes.
eu mediria compressao e vazao cilindros,ponto motor,depois verificar qualidade combustivel,alvo bicos,velas cabos.
>eu mediria compressao e vazao cilindros,ponto motor,depois verificar qualidade combustivel,alvo bicos,velas cabos.
Amigo tudo isso ja foi feito, tanto quente como vazio, ja trocamos hj o cabeçote por um zero e nada continua mesma merda.Não sei mais o que olhar nesse carro no scanner não indica nada o map normal so a sonda que fica marcando mistura rica so desce quando desacelera.
Prezado Uelington. Como bom mecânico que você é, já deve ter checado, mas sempre é bom lembrar das coisas mais simples. Será que o combustível que está no tanque está bom? Abraço.
>Prezado Uelington. Como bom mecânico que você é, já deve ter checado, mas sempre é bom lembrar das coisas mais simples. Será que o combustível que está no tanque está bom? Abraço.
Tuck , eu ja retirei todo o combustivel do tanque e coloquei gasolina aditivada de confiança e ainda ta no mesmo. :
>não li as mensagens anteriores mais veja estes itens:
-roda fônica pode estar aplicada de forma errada pra esse carro.
-aquela válvula de borracha que fica no coletor de admissão, já verificou?
-coloque um vacuômetro no coletor, com o motor em marcha lenta e bem aquecido faça um pequeno vídeo e manda pra gente.
Auto_motriz beleza!
Sobre a roda fonica a oficina anterior trocou a mesma e colocou uma nova igual a que estava mas tem um problema , o motor consta no doc que e outro e quem vai saber se é do mesmo modelo do carro. A roda fonica que esta la é a janelada e eu vi em um outro g5 a roda fonica era dentada. A injeção desse carro e uma 4GV.GR e vi em um catalogo que a sabo fez essa janelada pra substituir a outra mas existe uma que nao pode ser substituida .
Eu tenho aqui em mãos os dois modelos de roda fonica e sendo sincero o furo de referencia entre ambas fica na mesma posição .
Ai vem a duvida sera que tem que colocar essa dentada msmo?
Em questão do vacuometro frio ele fica com indicando falta de vacuo ao ir aquecendo vai indo pro normal.
Outro detalhe se retirar a sonda o carro melhora o funcionamento e para de estourar no coletor e para com os assopros no escape mas o motor nao funciona liso ainda fica vibrando e se colocar a sonda ela fica em rica direto com pouca oscilação 700 a 850 e quando ela ameaça a oscilar o carro começa a dar sintoma de falha de cilindro o motor vibra e fica dando pipocos no escape.
Motor Frio.
Manômetro de Pressâo no Reservatorio D'agua.
Funcionando, Quanto Tempo Demora P/ o Manometro Lhe dar 0.5 bar de Pressâo.
1Minuto.
2Minutos.
3Minutos
5Minutos ou Mais.
Pelo que Li aqui. este Problema que esta tendo quando Quente, Era para te-lo Frio.
Prezado Uelington. Estou acompanhando o tópico e impressionado com esse abacaxi. estou com pena do amigo e do dono do carro. Mas você vai resolver. Deus vai lhe mandar a luz para a solução do problema. Abraço.
>Motor Frio.
Manômetro de Pressâo no Reservatorio D'agua.
Funcionando, Quanto Tempo Demora P/ o Manometro Lhe dar 0.5 bar de Pressâo.
1Minuto.
2Minutos.
3Minutos
5Minutos ou Mais.
Pelo que Li aqui. este Problema que esta tendo quando Quente, Era para te-lo Frio.
Aldemilon vou fazer esse teste . O cliente levou o carro pra fazer uma viagem e volta amanha assim que chegar vou dar mais uma fuçada. Ele esta rodando sem a sonda .
>Prezado Uelington. Estou acompanhando o tópico e impressionado com esse abacaxi. estou com pena do amigo e do dono do carro. Mas você vai resolver. Deus vai lhe mandar a luz para a solução do problema. Abraço.
Tuck valeu pelo incentivo :) mais quem mais ta sofrendo e o cliente pois ja tem mais de 2 meses ele tentando resolver essa bucha so aqui ja tem 20 dias e nada ontem ele pegou o carro pra fazer uma viagem perto e amanha ta devolta e ruim é mais temos que descobrir esse pepino .
Prezado Uelington. No lugar onde trabalhei tinha um laboratório de ensaios de motores e um laboratório de ensaios veiculares. Pois bem, Teve um carro lá que deu um pepino que simplesmente NINGUÉM consegui consertar. Mexeram e testaram tudo que podia ser mexido e testado e um chapa meu que trabalhava lá me disse que depois de tudo que foi realizado só restava trocar o chicote do carro mas desistiram. Os colegas do laboratório, que eram feras tentaram e não conseguiram, mandaram para concessionaria que jogou a toalha e depois foi numa oficina super conceituada aqui no Rio cujo dono também jogou a toalha, devolveu o veiculo e não cobrou nada. É mole? Manutenção tem serviços fáceis mas também outros que as vezes "deixam o peão louco" mesmo. Postei essa história para ilustrar que as vezes o bicho pega mesmo. Mas vai aparecer o defeito. Boa sorte.
Eai galera , não respondi ainda pois o proprietario do carro levou o mesmo pois precisava devido a problemas familiares mas terça ele traz de volta a bomba kkk e ai voltarei a continuação desta incrivel e longa novela kkk.
Abraço a todos e obrigado por estarem me dando essa força
amigo pelo que vc relatou já fez de tudo certo ...mas vou te falar onde está o problema... peguei já vários veículos com esse sintoma e relendo aqui tudo me lembrei que em alguns casos mesmo a pressão e vazão estando ok ...em casos raros precisei mexer na pressão da bomba.... coloque um regulador variável aí e faça um teste de o retorno ok no aguardo