Bom dia Reparadores,
Estivemos com um GOL G5 1.0 2011 em nossa empresa que causou bastante desgaste em todos nós, por isso venho aqui expor o fato e dar essa dica importante a todos que se interesse pelo assunto.
Este carro estava 20.500 km rodados, sempre de um dono só, e desde a época que estava em garantia o carro apresentava um defeito intermitente que era típico de falta de alimentação, pressão baixa de combustível, quando acelerava o carro amarrava.
Como apresentava o defeito de vez em quando, passou-se do período da garantia e o carro chegou até nós.
Fizemos a revisão completa do sistema de injeção eletrônica, limpamos os bicos injetores, trocamos velas, testamos cabos velas, bobina, bomba combustível, corpo borboletas, sensores rotação, detonação e temperatura, testamos pedal de acelerador, sonda lambda, trocamos combustível, conferimos aterramentos e nada de resolver o problema, e no diagnóstico feito pelo Raster II tudo estava OK, todos valores dentro dos parâmetros, nenhuma falha presente e nenhuma falha passada.
Já estávamos quase perdendo a paciência quando tive uma idéia brilhante, desligar os sensores de freio e de embreagem e andar no carro.
Foi aí que uma luz no fim do túnel surgiu, o carro ficou com o funcionamento OK, não falhava mais, não faltava alimentação, a resposta era imediata, pisava no acelerador e ele respondia !!! UFAAAAAAAAA, encontramos o caminho para a solução do problema !!!
Liguei o interruptor do freio e nada do problema aparecer, liguei o interruptor do pedal da embreagem e o defeito voltou a aparecer.
Então, substituímos o interruptor do pedal da embreagem e o problema foi sanado, resolvido definitivamente.
Resolvi compartilhar com todos vocês pois não quero que nenhum parceiro passe a dor de cabeça que passamos, e quando um carro desses aparecer em suas oficinas, lembre-se de testar o interruptor de embreagem !!!!
Espero ter colaborado em essa DICA.
Abraço a todos.
Alessandro Custódio
www.mecanicaindycar.com
Goiânia - Goiás
Respostas:
Blz esta dica, ja tivemos coso parecido com a linha fiat, tem que se ligar em tudo hoje em dia, tanto com o interruptor do freio como da embreagem.
Valeu pela dica. um dia podera ser muito util para alguem!! abraço
>Bom dia Reparadores,
Estivemos com um GOL G5 1.0 2011 em nossa empresa que causou bastante desgaste em todos nós, por isso venho aqui expor o fato e dar essa dica importante a todos que se interesse pelo assunto.
Este carro estava 20.500 km rodados, sempre de um dono só, e desde a época que estava em garantia o carro apresentava um defeito intermitente que era típico de falta de alimentação, pressão baixa de combustível, quando acelerava o carro amarrava.
Como apresentava o defeito de vez em quando, passou-se do período da garantia e o carro chegou até nós.
Fizemos a revisão completa do sistema de injeção eletrônica, limpamos os bicos injetores, trocamos velas, testamos cabos velas, bobina, bomba combustível, corpo borboletas, sensores rotação, detonação e temperatura, testamos pedal de acelerador, sonda lambda, trocamos combustível, conferimos aterramentos e nada de resolver o problema, e no diagnóstico feito pelo Raster II tudo estava OK, todos valores dentro dos parâmetros, nenhuma falha presente e nenhuma falha passada.
Já estávamos quase perdendo a paciência quando tive uma idéia brilhante, desligar os sensores de freio e de embreagem e andar no carro.
Foi aí que uma luz no fim do túnel surgiu, o carro ficou com o funcionamento OK, não falhava mais, não faltava alimentação, a resposta era imediata, pisava no acelerador e ele respondia !!! UFAAAAAAAAA, encontramos o caminho para a solução do problema !!!
Liguei o interruptor do freio e nada do problema aparecer, liguei o interruptor do pedal da embreagem e o defeito voltou a aparecer.
Então, substituímos o interruptor do pedal da embreagem e o problema foi sanado, resolvido definitivamente.
Resolvi compartilhar com todos vocês pois não quero que nenhum parceiro passe a dor de cabeça que passamos, e quando um carro desses aparecer em suas oficinas, lembre-se de testar o interruptor de embreagem !!!!
Espero ter colaborado em essa DICA.
Abraço a todos.
Alessandro Custódio
www.mecanicaindycar.com
Goiânia - Goiás
Sem querer desmerecer nossos amigos do fórum mais depois de ler tanto tópico pedindo ajuda e mais ajuda vejo um igual a esse de alguém passando uma dica , até imagino a sua sensação de dever cumprido , vc esta de parabéns, nesta profissão temos que desconfiar de todas as possibilidades possível de falhas para resolver problemas como este , é isso !
Tive o mesmissimo problema com o mesmo modelo de carro, eo problema era exatamente o interruptor de freio..
abraços!
Meu nome é Edi Carlos, sou cliente da oficina Brasil e no ultimo dia 18/01/2014 meu carro completou 60 dias na oficina de Lauro de Freitas -BA. Deixei um GOL G5 1.0 2009 com problemas no motor e na injeção eletrônica.
O problema no motor aparentemente foi resolvido, a injeção eletrônica não. Ainda não me devolveram o carro pois alegam não encontrar defeito no veículo, o mesmo apresenta falha no desenvolvimento. Estou extremamente chateado pois o tempo passa e nada se resolve, não sei mais o que fazer... :( :(
valeu meu amigo vamos unir para que todos crescemos juntos.
>Boa Noite a todos do Oficina Brasil e em especial ao Sr. Alessandro Custódio da Mecânica Indy Car,
Sou de Cosmópolis/SP e trabalho em Campinas que fica a 35Km de distância.
Vou contar resumidamente a minha história que mais parece uma novela, e que terminou hoje dia 12/11/2014.
Eu comprei um GOL G5 2010 1.0 em outubro passado para ir ao trabalho e quando peguei estrada pela primeira vez com ele apresentou exatamente o problema descrito no Tópico " Falha no motor tipo alimentação " estava amarrando. Levei em um Mecânico aqui em Cosmópolis mesmo pois é amigo do meu irmão e já havia feito serviços e ficado bom então eu confiei.Depois de uma semana e após trocar sonda lambda, bobina, filtro de combustivel, cabos de velas, velas trocar de gasolina para alcool, fazer aterramento e passar pelo aparelho me entregou o veículo dizendo que o problema havia sido resolvido e o custo disso tudo..... Ficou em R$ 1.400,00. Não questiono a mão de obra pois é um trabalho muito dificil e tem que ser valorizado, mas o problema está nas peças pois não tinham que ser trocadas, mesmo porque o carro continuou com a falha!!!
Não sou de discutir e nem brigar com ninguém, mas a sensação foi de ter sido lesado. Não voltei mais lá pois fiquei muito nervoso!
Então após contar ao meu Patrão ele me indicou um outro Mecânico em Campinas, esse já de nome uma Oficina de nome e tempo em Campinas tanto que o meu patrão só leva os carros da empresa e da família lá. Bom expliquei a situação para o tal mecânico e perguntei se ele poderia saber o que era. Ele pediu para eu deixar o carro na officina pois ele iria colocar o aparelho e andar na estrada com ele para ver se o problema aparecia, então assim eu o fiz, deixei o carro de manhã e fui pegar a tarde. O diagnóstico foi o seguinte, passaram pelo tal aparelho e notaram mistura pobre no 3º cilindro, limparam os bicos, verificaram sensores de temperatura, trocaram a de rotação por uma de maior potência, trocaram novamente o filtro de combustivel, a peneira da bomba de combustivel e me disseram que o módulo do meu carro está "chipado" e por isso o carro poderia estar com problema no módulo central, mas mesmo com tudo isso o carro havia melhorado e não apresentava a tal falha. E antes de falar o valor me pediu desculpas pois em uma das voltas para testar o carro rasparam a roda de liga nova que eu havia comprado a pouco tempo, pediram para eu consertar e que eles arcariam com a despesa. E então todo o serviço ficou em R$ 625,00. Mais uma vez sem questionar fui embora e adivinhem? O problema persistiu!!!!
Então hoje de manhã muito desanimado e desacreditado pensei vou pesquisar na internet para ver se alguém passou pelo mesmo problema que eu. Então foi ai que eu encontrei esse tópico e que falava da " luz no fim do tunel " apos ter desconectado os sensores de embreagem e de freio eu mais uma vez fui a um mecânico o terceiro diferente e pedi a ele que fizesse o favor de desconectar para mim os tais sensores pois eu não tinha ideia de como fazia isso. E ele me disse " Olha é melhor você deixar o carro aqui na oficina para darmos olhada e ver no nosso aparelho se o problema é esse mesmo. Nossa veio novamente a imagem na minha cabeça dos mecânicos anteriores e o custo de tudo, eu agradeci e voltei para o meu trabalho. Mas como sou brasileiro e não desisto nunca consegui achar o sensor de embreagem e o desconectei, e fiquei torcendo para dar certo.
Peguei estrada e adivinhem o PROBLEMA ACABOU!!!!! e o melhor de tudo não paguei nada!!!!
Então quero aqui agradecer ao Sr. Alessandro Custódio essa pessoa maravilhosa que sem intenções de lucar e nem enganar ninguém, pelo contrario ajudando os companheiros de profissão, isso é que é exemplo de ser humano. Alessandro que Deus te proteja e ilumine você e toda a sua família e que nunca falte serviço para você em sua bela Oficina meu agora Amigo!!!
Att,
Anderson Collaço
Caro senhor Anderson tb é de grande gratificaçã parra um reparador resolver uma questão dificil,
agora q emcontrou seu problema só não esquesa de comcluir o reparro,trocando o mesmo por um novo
deixo aqui tb um agradecimento pelo seu retorno pois o mesmo auxiliara muitos colégas a tratarem com mais atenção seus clientes, eos problemas dos mesmo.
um detalhe importante pra quem usa o rasther e entrar em leituras e verificar como estão os sensores, acionando os padais eles mudam de estado: ativado/desativado.
VALEU PELA DICA,JA GANHAMOS A SEMANA COM ESSA.
ABRAÇO E BOM FINDI.