Amigos, boa noite!
Estou enfrentando problemas com um Gol 1.0 G4 2013/2014 básico (só direção, vidros e trava de fabrica). 40.000 km rodados, desde okm com mesmo dono, Injeção ME 7.5.30
Sintomas: o carro entra em funcionamento normal, após um tempo acusa falha P300 P302 e P303 (falha múltipla de ignição, falha de ignição cilindro 2 e cilindro 3) sempre quando se mantém a aceleração acima dos 3mil RPM e depois de esquentar um pouco, ele totalmente frio não apresenta falhas, em testes descobri que a Centelha está sempre presente a falha ocorre pois a central está desligando os bicos 2 e 3. Tentei apagar os erros da ecu, porém sem sucesso, apaga a falha e após andar alguns km's ela volta a acender, já verifiquei aterramentos, conexões, sincronismo da correia dentada, compressão e vazão dos cilindros.
Algumas vezes a luz de anomalia acende no painel porém os bicos não param e o carro não falha, outras vezes a luz acende e começa a piscar e a central corta os bicos 2 e 3 de imediato.
Quando a falha aparece basta desligar a ignição e ligar novamente que tudo volta a funcionar, as vezes até a luz de anomalia se apaga, outras vezes ela continua piscando porém sem o carro apresentar falhas de ignição. Já troquei ecu, inverti os 2 bicos 2 e 3 para os cilindros 1 e 4, troquei cabos velas e bobina (tudo Bosch - novos), sensor detonação, rotação, sensor água, fase, corpo borboleta, continuidade do chicote, retirei chicote , abri e não encontrei nada de anormal, detalhe: este gol bateu na traseira de outro veiculo amassando o para choque dianteiro e prendendo e amassando a polia do virabrequim, foi desmontada a correia dentada e não houve nenhum dano ao sistema, tudo remontado com para choque, correia, tensor e polia, tudo novo, carro entregue funcionando normal, dias depois cliente voltou com esta reclamação.
Alguém já passou por algo parecido?
Luiz Carlos Clemente
Rapidão Auto Center
Manhuaçu Minas Gerais
Desde já agradeço!
Respostas:
verifique os aterramentos ou aterre por fora e teste peguei um defeito parecido num vera cruz era isso
Boa noite Cesar, conferi aterramentos e fiz 2 aterramentos adicionais, 1 da ligação bateria/terra para o cabeçote e 1 da carroceria para o cambio, porém sem sucesso, mas agradeço a atenção, me sugeriram ligar 2 fios (para os 2 bicos 2e 3) da central ate os bicos, lembrando que falha os bicos 2e 3 somente os pulsos são cortados mas o positivo permanece ligados, o que vc me diz? Grato pela atenção.
possivelmente falha mecanica,faça teste de compressao e vazao de cilindros.
Bom dia Miros, fiz teste de vazão dos cilindros com a ferramenta : Teste de Vazão de Cilindro de Motores Ka-033 Kitest, estava os 4 cilindros tudo ok, foram trocados (aqui é oficina/peças) catalisador, as 2 sondas, map, sensor rotação, detonação, fase, cabos/velas/bobina, aterramentos extras motor/caixa/cabeçote, limpeza de bicos, teste de ar falso no coletor, ecu (comprei no ML, seria muito azar vir com o mesmo defeito), não troquei sensor de pedal freio, não retirei cabeçote, não sei como testar interferências eletromagnéticas sobre o chicote ou sensores, desmontei e abri o chicote/teste continuidade e não achei nada, exceto que notei a ausência de malhas em alguns sensores, mas depois eu li em algum lugar que as montadoras estão é enrolando (trançando) os fios para reduzir o fenômeno da interferência magnética (no meu caso estavam alguns trançados), obrigado e qualquer orientação recebida será muito bem vinda, abraços a todos e um ótimo feriado, fiquem com DEUS.
aqui ja trocamos alguns cabeçotes de g4,principalmente por corrosao,misfire acontece por falha na alimentaçao de combustivel,falha na geraçao de alta tensao ou falha na compressao.com osciloscopio verificaria a igniçao desde modulo a alta tensao na vela.como a falha e constante fica mais facil,complicado seria se esse defeito acontecesse uma vez por semana ou mes.
O osciloscópio realmente resolve boa parte das duvidas, o problema é a falta dele, boa parte dos mecânicos não o tem e se tem se quer sabe usar (é o meu caso), mas vou aproveitar sua dica e refazer estes testes, não gosto de jogar a "toalha" muito cedo (mandar para outra oficina), te mantenho informado, obrigado.
Bom dia Silvano, não retirei cabeçote não, motor com 40.000km todo lacrado (original), um mecânico vizinho de oficina insiste que o defeito parte dele, fiz apenas teste de compressão/vazão de cilindros, grato pela ajuda.
como vc chegou a conclusao que falta os pulso dos bicos
meu amigo, confere novamente o ponto da correia, só que desmonta tudo e vê senão tem nada quebrado na roda fônica, antes disso rastreia o veiculo e vê qual còdigo de falha que apresenta no scanner e confere se realmente só falta o pulso desses bicos ou se falta algum pulso de bobina também.
Boa noite Cesar, usando o RASTHER 3 sempre que apresentava os códigos de erros citados acima, na literatura do referido aparelho aparece como falsa explosão detectada, como o carro já esta com 40.000km rodados e ainda não havia trocado velas/cabos de ignição eu logo achei que havia solucionado o problema, substitui o conjunto por velas NGK e cabos BOSCH, continuou o defeito e percebi uma pequena trinca na bobina e substitui por BOSCH também, andando novamente com o carro falhou novamente, então testei a centelha do 2º e 3º cilindro usando um centelhador e estava ok, testando a corrente dos bicos com caneta de polaridade o positivo estava presente o tempo todo, somente o pulso do bico (2 e 3) que desaparecia, mas tarde percebi que não havia a necessidade de andar com o carro para o problema aparecer, basta segurar o acelerador nos 3.000 giros que ele aparece (corta o pulso dos bicos 2 e 3), se em frações de segundos eu desligar e ligar a ignição novamente o defeito desaparece, agradeço a colaboração.
Boa noite Marcel, vou aproveitar sua dica e verificar, neste caso este veiculo já extrapolou meus rendimentos, qualquer ajuda é sempre bem vinda, carro parado é prejuízo para mim e insatisfação do cliente, grato pela ajuda.
Hoje ao fazer testes com o gol, percebi que ao apresentar a falha ele zera as duas sondas lambdas, mas o mas engraçado é que tirei a bateria dele para fazer chupeta em uma camionete e ao voltar com a bateria para o carro ao dar a partida o defeito simplesmente sumiu, como eu não tinha tempo para fazer testes de pista ou rua acabei liberando o veiculo para seu dono, o carro, segundo o dono vai estar livre a partir da próxima quarta feira, como eu disse no inicio do fórum, ele anda normalmente, desde de que não fique em 3.000 rpm, o dono já esta ate acostumado com a falha, abraços a todos e até a próxima semana.