Olá pessoal! Estou com um gol que está terminando de tingir meus cabelos! Aconteceu assim, esse veículo chegou com problema constante de alteração na marcha lenta, subia muito o giro e cortava, subia e cortava. Conversando com o cliente, este me falou que foi atravessar um córrego e o carro apagou dentro d'água, deu partida, conseguiu fazer funcionar e começou o sintoma. Comecei a verificar o motor, medi compressão e a do cilindro 2 estava baixa, testei vazamento de cilindro e os 4 estavam ok, desconfiei de biela empenada e era esse mesmo o problema. Troquei a biela, anéis e montei novamente o motor pensando que tinha matado o problema. Funcionou bem por alguns minutos, começou a oscilar de novo. Começaram novamente os testes, tudo em ordem até encontrar problemas no tps, estava molhado e não variava o sinal de saída, troquei e o problema começou novamente. Na fase fria funciona bem, esquenta um pouco aí começa tudo de novo. Eu observei que a variação acontece por aumento de tempo de injeção e corte de sinal dos bicos sem corte de centelha, não é o motor de passo que faz a lenta oscilar. Estou pensando em remover o câmbio hoje pra verificar a roda fônica, talvez alguma sujeira ... estou ficando sem opções.
Um detalhe, só pra confirmar, para sincronismo do comando auxiliar devo usar como referencia a seta da engrenagem do virabrequim e o ponto na engrenagem da árvore auxiliar correto? Fiquei em dúvida se deveria ser o ponto ou o "OT" mas usei o ponto para realizar o sincronismo.
Se alguém puder me ajudar agradeço muito, estou ficando sem possibilidades
Olá pessoal! Obrigado a quem tentou me ajudar, o problema estava no motor de passo de regulagem da marcha lenta. Como havia dito, testei o mesmo na máquina de limpeza de bicos e aparentemente estava ok. Contudo, depois de quase esgotar as opções resolvi trocar o IAC e o motor passou a funcionar perfeitamente.
Respostas:
:) bom meu nobre o ponto se tem distribuidor siga as regras do pugle se nao repeitar posissao do comando de valvulas ver no scner parametros obs se o atuador de mARCHA LENTA ESTIVER EM CURTOA CENTRAL IRA CORTAR OS SINAIS DE ALIMENTAÇAO DO MESMO CAUSANDO OCILAÇAO BRUSCA NA MARCHA LENTA VER AF AR FALSO SINAL DA SONDA NA POLIA DO COMANDO EXISTE SIGLA OT EXISTE UMA LATA PRA SIMPLPIFICAR QUE PEGA NO CABEÇOTE USE UM RESALÇTO QUE EXISTE NELA COMO REFERENCIA BOA SORTE RETORNE ASSIM QUE RESOLVER.
Olá! Obrigado por responder! O motor não tem distribuidor, sincronismo do comando conferido, atuador de marcha lenta testado na máquina de limpeza de bicos, atua normalmente. Sonda trabalhando ok, sobre ar falso, ainda tirei o coletor de admissão pra conferir mas estava ok. AF meu scanner não pega desse sistema. Removi hoje o câmbio pra verificar o sensor de rotação, estava muito sujo, fiz a limpeza e montei, agora a tarde irei testar novamente ...
Feita a limpeza do sensor de rotação, porém o problema persiste. Segunda-feira vou colocar um atuador de marcha lenta novo. Posto o resultado depois!
Boa noite amigo, não entendi muito bem a respeito do ponto que voce deixou no comando, esses carros possuem a marca OT na polia do comando de valvulas, essa marcação deve coincidir com o marcação na parte superior do protetor traseiro da correia(atras da polia), a marcação da capa deve ficar exatamente no meio do OT da polia, caso não tiver conseguindo assim ou em duvida, aconselho desmontar a tampa de valvulas e colocar no ponto pela posição do comando, se tiver duvidas quanto essa posição pode me chamar no whatsapp 11 98442-2466, espero ter ajudado.
Olá, a dúvida não é em relação à polia do comando de válvulas e sim do comando auxiliar. Há duas marcas de referência na frente da polia, uma OT e outra um ponto, eu alinhei o ponto com a seta do virabrequim, acredito ser a forma correta.
Amigo Cesar Hass, passei pór um problema semelhante, qual o motor 1.6 flex acelerava a 1000 e 1500 giros al retornar a aceleraçao a marcha lenta ficava oscilando,fiz varios procedimento como desligar a unidade e passar um ima para ajudar no resete,apos alguns segundos liguei novamente,conferi contatos dos cabos negativos e positivos da bateria,resetei com aparelho, e fiz adaptaçao de combustivel.comferi todos os sensores e atuadores,e igual vc conferi os pontos dos comando com virabrequinho o qual vc esta certo com relaçao a marcaçao,com estes procedimento tive sucesso elimnado o problema do veiculo.espero que possa ter te auxiliado,boa sorte e espero retorno ansiosamente para ver o final do filme.abraço ORCA.