Olá colegas reparadores. Gostaria de um auxílio de vocês!
Estou com um Gol G3 2.0 ano 2000 com a luz do ABS acesa, código presente é apenas o 00276 "ABS Outlet Valve: Left Rear (N136)). Fiz uma pesquisa mas não encontrei muitas informações sobre esse código específico. Meu raciocínio está me levando a crer que seja um defeito interno no atuador do ABS, talvez em alguma válvula solenoide.
Algum de vocês já encontrou esse problema? Teriam os passos para diagnóstico e solução para esse problema?
Att.
Enrico.
P_20151026_083919_LL.jpg
Respostas:
Na parte de sensores está tudo OK. Fiquei pensando sobre o atuador do ABS porque na descrição do código, temos algo como "Válvula de saída da roda traseira esquerda". Então pensei, isso é interno ao atuador ou não? Teria como reparar ou não, sem a troca do atuador?
Colega:
Nunca vi este aparelho , alguns aparelhos vendidos por ai não se encaixam com profissionais e vejo mais para hobbies de finais de semana.
Então cuidado com que compram,
Neste aparelho mostra sensor esquerdo traseiro defeito sei lá o que .
att. Diaz
gmabsdtcc0273.png
Parra quem gosta segue um link de códigos de falha.
http://pt.scribd.com/doc/92755635/Tabela-Codigo-Reservado-Vw#scribd
Enricof18, Bom dia.
Primeiramente vamos entender o que é e para que serve uma válvula solenoide hidráulica.
Consideremos que o sistema pode ser sub-dividido em circuitos do freio dianteiro e circuitos do freio traseiro, atuando na forma linear ou diagonal (roda dianteira esquerda / roda traseira direita e roda dianteira / roda traseira direita à esquerda).
Geralmente existe uma subdivisão de atividades quando o freio trabalha em diagonal. Dentro do módulo e acoplado ao Circuito Impresso, atribuí-se duas válvulas à cada cilindro de roda, sendo uma de entrada e a segunda de saída.
Como resultado disso, cada freio de uma dada roda pode ser acionado individualmente. Entretanto o acumulador de baixa pressão em um dos circuitos de freio de uma roda tende a complementar a redução de pressão do outro acumulador de pressão da mesma roda, mas com periodicidade constante.
Com isso o fluido hidráulico retorna para o reservatório através de uma bomba de escoamento para retorno. E ambos circuitos do freio de uma mesma roda adquirem fases de fluxo de retorno alternadas, e acionadas por um mesmo motor elétrico encontrado no interior da Unidade de Comando do ABS.
ABS.jpg
Onde:
9 e 10 - Dianteira Esquerda
11 e 12 - Traseira Direita
13 e 14 - Dianteira Direita
15 e 16 - Traseira Esquerda
Portanto, amigo, o problema está na válvula 16, ou seja, a válvula de saída esquerda traseira, ou, N136.
É possível substituir somente a válvula? SIM.
É aconselhável? NÃO.
Fica a dica.
Abraço.
Blietzkrieg, mais que perfeita sua explicação. Veio de encontro ao que eu já imaginava, porém como nunca havia pegado esse problema antes, não sabia se havia uma forma de solucioná-lo sem ter que condenar o atuador do ABS.
Só complementando a questão, seria possível esse defeito devido o fluido de freio estar velho e contaminado? Haveria alguma possibilidade de a troca do fluido resolver o problema?
Diaz, esse Scanner Foxwell é um Scanner profissional. Ele é bem simples, lê a injeção, abs, airbag e transmissão automática. Tem me atendido muito bem.
Um abraço a todos!
Amigo,
O correto é substituir a Central. A possibilidade do problema persistir após um período é muito grande.
Sem contar que seu serviço ficará 100%.
Espero ter ajudado.
Abraço.