bom dia galera!!to com um gol g3 1.0 2003 injeçao marelli , o carro veio de uma oficina, onde foi retificado o motor, o problema é que o carro não tem marcha lenta e falha em baixa rotação, se acelerar a mais de 150o giros funcina normal, ja verifikei velas, cabos, limpei bicos. quando esta funcionando se eu tapar o corpo de boboleta ele morre e fica aspirando ar pelo respiro do motor por alguns segundos, retirei o cabeçote pensando que poderia ter alguma valvula que nao estivesse vedando direito, mais ta tudo ok. só que esta com junta de lata, sera que pode ser a junta? alguem ja pegou algo parecido?
amigos, o carro voltou hoje, troquei o eixo de comando de valvulas, realmente estava trocado,provavelmente foi trocado na retífica, coloquei o eixo certo e funcionou redondinho, andei no carro e ficou otimo, obrigado a todos que colaboraram comigo
Respostas:
Meça a compressão dos cilindros e tire a dúvida.
O carro é AP tucho hidráulico ou mecânico?
olá amigo, não estou lembrando mas me parece que este coletor tem uma válvula by pass de baixo dele, pode entrada de ar em falso.
bom dia galera!!to com um gol g3 1.0 2003 injeçao marelli , o carro veio de uma oficina, onde foi retificado o motor, o problema é que o carro não tem marcha lenta e falha em baixa rotação, se acelerar a mais de 150o giros funcina normal, ja verifikei velas, cabos, limpei bicos. quando esta funcionando se eu tapar o corpo de boboleta ele morre e fica aspirando ar pelo respiro do motor por alguns segundos, retirei o cabeçote pensando que poderia ter alguma valvula que nao estivesse vedando direito, mais ta tudo ok. só que esta com junta de lata, sera que pode ser a junta? alguem ja pegou algo parecido?
Amigo esse carro não foi trocado o comando?confere se não for original não vai funciona.bioa sorte!
colega vc falo que testo os cabos mas experimente troca o jogo de cabo de vela ja peguei um com o mesmo problema que o seu ate o carro o mesmo e defeito tbem no quarto cilindro fiz todos os teste possíveis ,quando estava quase tirando o cabeçote coloquei um jogo cabo vela novo e foi sanado problema
olá amigo, vc quando tirou o cabeçote levantou o pistão para cima, ode ser anel quebrado.
Não se tira cabeçote do nada é só fazer testes, vazão de cilindro,teste compresão ,tua falha pode ser cabo ou bobina ou vela.
obrigado amigo pela dica,mais eu ja fiz isso, retirei de outro gol que tava ontem na oficina, retirei a bobina com cabos e tudo e colquei no dito cujo, mais nao resolveu
obrigado amigo, ta aí numa boa dica,ja que ao tapar o tbi e o carro morre e suga ar pelo respiro ou vareta de oleo, vou verificar isso amanha vlw
caro colega este carro tem mais de um modelo de comando de vauvula, c já conferioepelo já descrito recomendo que se atente para alguma mangeira como do idrovaco ou canister por exemplo pois pode estar etrando fluido do cilindro ou outror. como jeralmente esta anexado procimo ao celindro 4 pode faser o mesmo falhar. quanto a tripidacão neste motor pode ser por pequena variação da taxa de compreção,em ultimos caso cheque o chicote do bico.
colega se reparo se nao ta com mola quebrada em uma das valvulas pois se tive por mais que vc faça o teste de compreensão do cilindro não vai apresenta o defeito ou poderia tbem ser defeito de tucho ou sede cabeçote
Se com o teste de compressão estática os valores estiverem normais, faça um teste de compressão dinâmica que se for mola fraca ou quebrada a compressão do 4º cilindro será bem inferior aos demais.
nao voltei a mexer com esse carro,ta parardo la na oficina porque a gora ja nem esta pegando, vou voltar aos testes amanha ou depois e depois volto pra dizer o que aconteceu,mais agradeço a todos que me deram dicas, vou usa-las quando voltar a mexer nele, obrigado amigos
boa tarde pessoal, demorei pra voltar aki, ainda estava com o gol na oficina, foi embora hoje, mais receio que vai voltar, o cliente gostou do resultado, mais eu nao fiquei satisfeito, antes de partir pro motor troquei tudo menos o chicote, chegou outro gol do mesmo ano, pra fazer uma revisão, aproveitei e troquei peças de um pro outro, troquei central, bobina,cabos, coletor de admissão com tbi e sensor de temperatura do ar, agua e etc, velas coloquei novas, sonda usei do outro, funcionou mal o mesmo jeito, coloquei tudo no outro gol e funcionou legal, retirei o cabeçote porque a taxa de compressão do quarto cilindro tava baixa, verifiquei o quarto cilindro, tava com muita folga, mandei pra retifica e foi feito a retifica do bloco, mandei conferir o cabeçote tbem e estava vedando certinho, montei e o qurto cilindr funcionou mais o carro ainda continuou tremendo o motor, resolvi retirar o cabeçote e colocar outro, mais num ficou aquele funcionamento bonito, ta andando bem, mais na marcha lenta ta tremendo um pouco ainda, ah troquei tbem a flauta com os bicos tbem, acho que só faltou foi o chicote mesmo, pressão da bomba e vazão ok. aterramentos e alimentação da central conferidos e ok... sinceramente não sei mais onde mexer nesse carro
Amigo depois de tudo isso, é difícil dizer mais alguma coisa.
Se o carro voltar minha dica é arrumar um osciloscópio e verificar a forma de onda dos cilindros.
ola meu amigo vc num deu uma olhada na roda fonica do motor???pois este tipo de defeito que vc esta relatando esta cheirando roda fonica atrasada!!!!se este carro ficar com o ponto atrasado os parametros dele ficam todos doidos principalmente a pressão do coletor!!!!se vc entrar com o scaner nos graficos e vc observar que a resposta do map esta estrnha pode tirar o cambio ea embreagem arrumar uma ferramnete de fasagem e conferir o pointo da roda fonica que com toda certesa vai estar errado!!abraçoss e boa sorte!!!
sim, eu conferi a roda fonica, retirei pra trocar o vedador de oleo, recoloquei certinho, com ferramenta adequada nao tem como ficar fora, to com uma duvida sobre o eixo do comando, um amigo aki do forum disse que tem mais de um modelo, poderia ter sido trocado na retifica, hipótese pouco provavel mais nao impossivel.
>sim, eu conferi a roda fonica, retirei pra trocar o vedador de oleo, recoloquei certinho, com ferramenta adequada nao tem como ficar fora, to com uma duvida sobre o eixo do comando, um amigo aki do forum disse que tem mais de um modelo, poderia ter sido trocado na retifica, hipótese pouco provavel mais nao impossivel.
LEANDROCT já tive problema com este modelo de motor não consigo lembrar bem certo cual ano. mas lembro q a diferensa, nos ressaltos do sensor de fase.
( o problema do q pegei éra anel engripado, mas como tinha vindo de outra of. o cliente havia trocado cabesote por outro usado pois o sintoma era de vedador de vauvula só fumaceava pela manha posteriormente alegarão trinca no cabesóte mas não resolverão. em nossa oficina foi descabonisado aneis resoleção do problema.)
mas voutando ao fato reparei antes de montar q os comandos tinhão diferensa poriso coloquei o q já era dele.
amigo valeu pela dica, realmente o eixo tava errado, vc me ajudou bastante com essa dica, hoje resolvi conferir e troquei por outro modelo e funcionou como deveria, esse tipo de coisa mata a gente rapaz, nunca iria pensar que podessem confundir um eixo desses em uma retífica.. muito obrigado
MEU AMIGO LEANDRO QUE BOM QUE RESOLVEU,MAS VCE NAO LEU NO TÓPICO ONDE DEI MEU PALPITE SOBRE O COMANDO?VCE DEVE TER SOFRIDO DEMAIS COM O PROBLEMA EU CITEI O COMANDO LOGO NO COMEÇO POR QUE PASSEI PELO MESMO PROBLEMA.ESSE MOTOR SÓ COMANDO ORIGINAL!ABRAÇO!!
SIM AMIGO EU LI, MAIS ACABEI ME ATENTANDO PRO COMANDO DEPOIS DE NUM TER MAIS ONDE IR, SABE COMO É A GENTE ACABA NÃO DESCONFIANDO QUE UMA RETIFICA POSSA COMETER ESSE EQUÍVOCO, POIS NAO ERAPRA TROCAR EIXO E SIM RETENTOR DE VALVULAS, MAIS SERVIU DE LIÇÃO AMIGO, E SUA CONTRIBUIÇÃO FOI FUNDAMENTAL. MAIS UMA VEZ OBRIGADO. ABRAÇO
boa-noite mais se vc desliga-se o sensor de fase ele melhorava a diferença e so na parte do sensor de fase ?
NÃO MELHORAVA, FICAVA DO MESMO JEITO LIGANDO OU DESLIGANDO O SENSOR DE FASE, MAIS A DIFERENÇA É MESMO SÓ NA PARTE ONDE O SENSOR FAZ A LEITURA, COMPARANDO OS DOIS SÓ VI A DIFERENÇA NESSA PARTE,MAIS O EIXO QUE TAVA NÃO ERA ORIGINAL, TALVEZ PODERIA TER ALGUM EMPENO,MAIS ISSO NAO VERIFIQUEI, SÓ SEI QUE AO COLOCAR UM USADO E ORIGINAL FUNCIONOU PERFEITAMENTE. MAIS NOSSO AMIGO ADINOEL AKI DO FORUM RELATOU QUE JA TEVE O MESMO PROBLEMA COM EIXO PARALELO. PODE SER QUE SÓ ORIGINAL MESMO QUE FUNCIONE, MAIS A DIFERENÇA É CONSIDERAVEL DO DESENHO DO EIXO QUE ESTAVA NO VEICULO
>boa-noite mais se vc desliga-se o sensor de fase ele melhorava a diferença e so na parte do sensor de fase ?
nestes casos é maz provável o modulo entrar em sistema recou ver e falhar até para o comando certo