Amigos do forum,
Chegou na minha oficina, aberta recentemente, um gol g5 1.6 luz da injeção acesa acusando no scaner falha na ignição. bobina já era nova.
Foi trocado cabos, velas ngk. bicos ok todos procedimentos de praxe.
dei uma volta no carro tudo normal obs: o carro anda muito.
Liberei para o cliente e voltou no mesmo dia, mesma falha Falha na ignição cilindro 1 falha na ignição geral alimentação 30.
o carro corta a alimentação do primeiro injetor desliga a chave quando liga fica normal, mas a falha volta após dar uma volta com o carro.
depois de muito apanhar peguei emprestado um manômetro para verificar a compressão dos cilindros que marcava incríveis 20 bar ou 300 psi isso porque eu tiro a mão para não estragar o manômetro.
A unica coisa que está fora do normal na injeção eletrônica é a segunda sonda que fica alta acima de 650 mv mas até o catalisador eu troquei para um teste e não mudou.
Esse cabeçote deve ter sido plainado, mas essa taxa altíssima pode estar acusando a tal falha na ignição, todos os procedimentos e trocas das peças foram feitos mais de uma vez.
Na segunda vou ver e o dono autoriza retirar o cabeçote para medir altura, veículo sem histórico preciso de manutenção pois é de empresa.
Gostaria de opiniões dos amigos sobre este caso e conforme o andamento vou atualizando.
Removido cabeçote e haviam pelo menos três válvulas empenadas.
Estavam pouco empenadas e a de escape do primeiro cilindro estava pior, em determinado momento passava compressão e o módulo cortava o pulso do bico.
Dica quando não forem encontrados defeitos no sistema de ignição provavelmente o problema é vedação de válvulas
OBRIGADO AOS AMIGOS QUE COLABORARAM
Respostas:
QUIUQUI, vc não tem um osciloscópio para acompanhar a forma de onda deste bico injetor e comparar com os outros? mediu a impendancia do bico com o multimetro?
Não tenho osciloscópio estou montando a oficina, mas pretendo comprar um, eu estou me apegando nessa compressão muito alta 20 bar nunca vi um carro dar mais de 16 bar. se não me engano esse carro deve ser 14 bar.
Os bicos estão bons todos iguais foram trocados de posição.
1)primeira sonda trabalha perfeitamente
2) segunda fica alta sempre acima de 650 mv porem funciona direito nos testes
3) trocado cabos velas bobina 3 vezes e testado com peça de outro carro.
vc nao precisa tira cabeçote pra medir, pk se tiver mesmo muito baixo a diferença vai ser grande cm um paquimetro da pra ter uma ideia, e os outros como esta compressao, verifica bico travano na maquina 1
Isso com gasolina?Tenta o alcool,a taxa desse modelo parece que e 12,1X1,pode estar carbonizado.Velas certas?
bicos bons, não é carbonização, eu pedi as notas dos últimos serviços este veículo antes dos 30 mil Km quebrou correia dentada, pela nota de peças compradas foi trocado todas válvulas polias correia eu tirei o coletor e dava para ver a válvula limpa
(***Compressão altíssima em todos os cilindros mais de 20 bar )
Só dá problema no primeiro depois que dou uma volta no carro, já deixei funcionando 2 horas sem dar nada dei uma volta ele da o problema desliga o primeiro cilindro.
Aqui só se usa gasolina o álcool é muito caro mas se eu por álcool é capais de ficar grilando até quebrar o motor na minha mão.
Email novo [email protected] já tentei atualizar a assinatura sem sucesso.
Obrigado a todos
Porque grilaria?Se ta muito caro nao compensa nem botar 5litros pra tirar duvida se o modulo ta desligando bico por detectar pre igniçao?
MIROS - Você tem razão, com álcool deve rodar melhor. eu falei do preço más não tem nada a ver ATO FALHO.
To preocupado com essa compressão muito alta, o carro não grila, acho que o cabeçote está morto.
realmente está mt alto, eu olhei aqui e não tenho tabela de compressão do gol GV, o ideal seria vc testar este manômetro em outro carro, ele pode estar marcando errado tb.
Eu to com um manômetro da plana parado aqui porque esta medindo no máximo 7 bar em qualquer motor.
pelo que vc está relatando pode ser cabeçote, mas o ideal é esgotar todos os testes antes de tirar o cabeçote.
NA STRADA 1.4 FLEX MARCA 11 BAR
NO GOL 20 QUE É O MAXIMO QUE O RELÓGIO DA PARECE QUE VAI ESTOURAR O RELÓGIO
parceiro lendo bem seu assunto mesmo a bobina sendo nova colocaoutra pra teste !!!!!!!!!!!!!! já peguei um defeito igual num g4!!!!!!!!! abraço
amigo como o ar é isolante cuanto mais denso for maior sera a corente nesesaria para promover a centelha.
mas por q só andando!!!
devido o regime de carga pois em sertos regimes já é esigido uma tenção mais elevada.juntando-se os dois ....!!!
veículo aguardando liberação para retirar cabeçote.
Foi testado com duas bobinas novas marca boa e outra de um gol que estava na oficina e foi embora funcionando.
grato pela atenção dos amigos.
RESOLVIDO
EDITADO NO INICIO.
GRATO A TODOS AMIGOS
a outra oficina que havia mexido no cabeçote devido a quebra da correia dentada não verificou que tinha mais válvulas empenadas e trocou apenas uma, como a válvula trabalha rodando só falhava depois de funcionar algum tempo. Havia um problema na vedação,
Aqui na minha oficina, saquei cabeçote, mando direto pra retifica, e mando conferir tudo, se não estiver 100% e o cliente mandar eu montar assim mesmo eu não monto e muito menos dou garantia, porque você acaba querendo ajudar e sai como lambão no final da história.
PIOR QUE FOI COBRADO COMPLETO,
E EU TAMBÉM COBREI.
SÓ NÃO ENTENDI A COMPRESSÃO MUITO ALTA EU ESTAVA MEDINDO COM O MOTOR TODO LIVRE SEM VELAS E MARCAVA 20 BAR.
SERÁ PROBLEMA NO RELÓGIO OU FALHA DO MECÂNICO.
Atenção, quando enviar o cabeçote para retifica, faça
sua marca no comando e no cabeçote e em lugar
estratégico, isto porque dentro da retifica algo pode
acontecer, com intenção ou sem intenção.