Ola a todos do forum!!!
Sou novo por aqui , me cadastrei a pouco tempo e espero tanto tirar minhas duvidas com ajudar tambem .:)
Chegou um gol aqui na oficina ap flex 1.6 2005 e ja passou em varia oficinas ja mexeram em tudo mas nao resolveu nada,
O carro nao pega , nao tem faisca e nem pulso nos bicos, ja trocaram sensor de rotação , ja olhei o ponto na roda fonica , ja testei todos os pontos de massa e positivos do modulo tudo ok, ja testei com outra bobina nova , ja desliguei o tps, ja medi continuidade dos fios tanto do sensor de rotação quanto de outros sensores.
Tem 5 volts no sensor tem massa te sinal chegando no modulo. cerca de 280hz mas o carro nao pega de jeito nenhum.
No scanner nao tem falhas, mas tem algo que me intriga
o rele que arma a bomba tem um fio que é sinal massa do modulo para o mesmo.quando viro a chave sai um pulso negativo para o rele ele arma por alguns segundo e ao desarmar esse massa ao desliga nesse mesmo fio aparece um positivo de 12v tipo quando o modulo corta o terra esse fio começa a passar 12v , se eu retirar o rele so da o pulso negativo e para.
Sera que esta tendo um retorno de corrente para o modulo tipo um curto?
ou Sera que ha um outro problema no carro?
Obrigado pela atenção e desculpe o enorme texto
Respostas:
Colega:
Vou fazer uma pergunta. No conector da bobina e conector dos bicos chega alimentação.
Tensão próxima de 12V..................sim ou não
Pulsos ...............................................sim ou não
1° Substitua o MAP. sensor de pressão absoluta , resolveu ...........sim ou não.
2° Desconectar o conectores da central, e com uma lâmpada de teste, faça o seguinte:
Conector
Pino do conector 27.....................Massa
Pino do conector 47...................Tensão próxima 12V
Pino do conector 29....................Tensão próxima 12V pós chave
Pino do conector 28.....................Massa
Pino do conector 44.....................Massa
Pino do conector 60......................Sinal tensão para o sensor de rotação, ( tem como testar com o multimetro, coloque na escala de tensão alternada e faça a verificação, deve oscilar de 3,5 a 4,5 V ).
Pino do conector 53.....................Sinal recebido na central injeção pelo sensor
Pino do conector 54.....................Sinal de massa( Negativo )
Veja o massa motor ( Aterramento )
Faça estes testes e de retorno, então seguiremos para outra fase caso não tenha sucesso, mas lembre-se de retorno , seja cooperativo com os reparadores.
att. Diaz
No pino 2 da bobina tem 12 v
E nos bicos tb tem 12v quando liga a chave, mas com a caneta de polaridade na partida nao ha pulso algum.
será que o map da esse tipo de problema tb, causa de falta de centelha nas velas?
Muito obrigado
>No pino 2 da bobina tem 12 v
E nos bicos tb tem 12v quando liga a chave, mas com a caneta de polaridade na partida nao ha pulso algum.
será que o map da esse tipo de problema tb, causa de falta de centelha nas velas?
Sim, pode cortar.
Muito obrigado
sim inclusive chamei um chaveiro amigo meu e testou tudo ta tudo ok, ele tb repara centrais, retiramos a central do carro colocamos no simulador e funcionou perfeitamente com seu respectivo imobilizador
>sim inclusive chamei um chaveiro amigo meu e testou tudo ta tudo ok, ele tb repara centrais, retiramos a central do carro colocamos no simulador e funcionou perfeitamente com seu respectivo imobilizador
Colega:
Veja acima a dica por mim sugerida acrescentei testes , faça conforme expliquei.
Att Diaz
Desculpe Diaz nao vi o resto da sua resposta pois meu pc nao atualizou: vou fazer esses teste se ve no que da.
O sistema e iaw 4avp .
Outro detalhe eu medi a distancia do sensor a roda fonica e deu 0.30 m. sera que nao ta muito perto.
Obrigado a todos.
>Desculpe Diaz nao vi o resto da sua resposta pois meu pc nao atualizou: vou fazer esses teste se ve no que da.
O sistema e iaw 4avp .
Outro detalhe eu medi a distancia do sensor a roda fonica e deu 0.30 m. sera que nao ta muito perto.
Obrigado a todos.
Bom dia hcoficina,
Não sei as ferramentas que você tem a sua disposição, mas as dicas que te passa são com as básicas de uma oficina.
Vamos testar o sensor de rotação, faça o seguinte desconecte o conector do sensor de rotação e com um multímetro coloque na escala de tensão alternada, e no conector do sensor instale a ponta de prova de a partida ( A tensão deve variar de 3,5 a 4,5 V ) assim você testa a resposta do sensor.
Conforme as dicas lá em cima, faça utilizando lâmpada de teste e conector da central desligado para verificar alimentação da mesma.
Transistor de potência integrado na bobina, para evitar interferência eletromagnética aos componentes eletrônicos da
central, substitua somente ele.
E faça a substituição do Map para teste.
Obs: Neste sistema temos 3 fornecedores de rodas e sensores rotação , você tem que saber qual se aplica a este veículo.
Aguardo retorno,
att. Diaz
obrigado Diaz, vou fazer isso a demora é montar o cambio pois retirei ele para olhar a posição da roda fonica.
O modelo de roda fonica e o mesmo que veio no veiculo nao trocaram é do modelo que o furo de referencia fica 30 dentes da falha.
o sensor é do modelo da base redonda so ele foi trocado por um novo.
Algo que observei é que quando damos a partida nao sai faisca mas quando solto a chave para desligar na ultima volta do motor sai a faisca as vezes sai logo quando começa a partida faisca uma vez e para.
Suponhamos que a sinal no sensor , vc tem outra ideia do que pode ser?
Abraço.
>obrigado Diaz, vou fazer isso a demora é montar o cambio pois retirei ele para olhar a posição da roda fonica.
O modelo de roda fonica e o mesmo que veio no veiculo nao trocaram é do modelo que o furo de referencia fica 30 dentes da falha.
o sensor é do modelo da base redonda so ele foi trocado por um novo.
Algo que observei é que quando damos a partida nao sai faisca mas quando solto a chave para desligar na ultima volta do motor sai a faisca as vezes sai logo quando começa a partida faisca uma vez e para.
Suponhamos que a sinal no sensor , vc tem outra ideia do que pode ser?
Abraço.
Faça os testes que passei e o sensor Map caso não tenha resultado vamos para outra etapa.
Diaz
Muito obrigado, vou montar o cambio e fazer esses teste.:)
>obrigado Diaz, vou fazer isso a demora é montar o cambio pois retirei ele para olhar a posição da roda fonica.
O modelo de roda fonica e o mesmo que veio no veiculo nao trocaram é do modelo que o furo de referencia fica 30 dentes da falha.
o sensor é do modelo da base redonda so ele foi trocado por um novo.
Algo que observei é que quando damos a partida nao sai faisca mas quando solto a chave para desligar na ultima volta do motor sai a faisca as vezes sai logo quando começa a partida faisca uma vez e para.
Suponhamos que a sinal no sensor , vc tem outra ideia do que pode ser?
Abraço.
faça um jamp linha 30 e 15 parra eliminar a possibilidade de problemas na chave comutadora.
Vou fazer esse jamp para testar valeu!
Agora fiz esse teste de desconectar o sensor e ver o sinal ,nao deu nada. desconectei o sensor do chicote e coloquei a ponta de peova no sensor na escala alternada e nao deu nada , ou era pra deixar o conector ligado e testar o fio?
Abraço
blza vou ver que modelo é de verdade
Agora outra coisa que observei foi que hj ao montar o cambio percebi que no local do da falha dos dentes esta um pouco ''fundo'' pois ja retiraram algumas vezes a roda com uma chave de fenda.
fiz o teste dom o multimetro no retorno de sinal do modulo e o tem sinal de a AC ou 270 hz
testei tb todos os pontos de aterramento ,pos chave e positivo e esta tudo ok
To achando que essa roda fonica meio amassada deve esta deixando o sensor maluco .... Vai ser o jeito comprar um osciloscopio e aprender a usar;)
Abraço.
Colega:
O sensor de rotação está enviando sinal de impulso ou não?
Caso não esteja, lembre se que te disse são 3 modelos.
Roda Lisa.........................
Dentada...........................
Magnetica.........................
Tem que trabalhar com o sensor especifico,
Diaz
na maioria da linha vw desligando sensor de rotação pega só com o de faze.
A roda fonica dele é dentada o local do seu sensor é um furo redondo, na autorizada vw pelo catalogo é essa mesmo o sensor é o correspondente a flange.
Sei que nao é muita coisa mais vou contar a historia do carro até agora.
O carro parou na rua o dono chamou o primeiro mec, o mesmo trocou a bobina e nao ligou, puxaram o carro para outro lugar um eletricista mexeu um pouco nao ligou, levaram pra outro que passou o scanner e detectou falha no sensor de rotação, o mesmo fez a troca mas nao se atentou para as cores e posiçoes dos fios ai o carro nao pegou tb dai ele tirou a caixa mecheu na posição da roda fonica e nao deu nada. Dai levaram para um eletronico que repara central no teste a mesma esta boa. dai me ligaram e troxeram o carro pra ca de cara refiz a ligação do sensor e a falha no scanner sumiu o carro pegou e morreu meio quadrado retirei o cambio e vi que a roda fonica ta meio amassada no vao onde falta 2 dentes retirei a mesma desmachuquei mas o carro dai entao nao pegou mais.
Eu sei que é uma historia e tal mais tudo vale nessa hora
vou comprar uma flange nova pois alem dessa esta meio amassada tb ta vazando oleo.
Obrigado por estarem me ajudando.
>A roda fonica dele é dentada o local do seu sensor é um furo redondo, na autorizada vw pelo catalogo é essa mesmo o sensor é o correspondente a flange.
Sei que nao é muita coisa mais vou contar a historia do carro até agora.
O carro parou na rua o dono chamou o primeiro mec, o mesmo trocou a bobina e nao ligou, puxaram o carro para outro lugar um eletricista mexeu um pouco nao ligou, levaram pra outro que passou o scanner e detectou falha no sensor de rotação, o mesmo fez a troca mas nao se atentou para as cores e posiçoes dos fios ai o carro nao pegou tb dai ele tirou a caixa mecheu na posição da roda fonica e nao deu nada. Dai levaram para um eletronico que repara central no teste a mesma esta boa. dai me ligaram e troxeram o carro pra ca de cara refiz a ligação do sensor e a falha no scanner sumiu o carro pegou e morreu meio quadrado retirei o cambio e vi que a roda fonica ta meio amassada no vao onde falta 2 dentes retirei a mesma desmachuquei mas o carro dai entao nao pegou mais.
Eu sei que é uma historia e tal mais tudo vale nessa hora
vou comprar uma flange nova pois alem dessa esta meio amassada tb ta vazando oleo.
Obrigado por estarem me ajudando.
Amigo hcoficina,
Que historia depois de tanto ser fuçado este veículo foi parar na sua oficina, então tenho certeza que você vai reparar e vai ficar bom.
Você já fez o teste com o multímetro, selecione na escala AC ( TENSÃO ALTERNADA ) desconecte o sensor, instale as pontas de prova no conector do sensor rotação e de a partida neste momento observe a tensão deve ser 3,5V a 4,5V caso você ache entre este valor , então vamos testar o envio até a central, conecte o sensor novamente e agora desconecta o da central e no conector da central veja qual dos pinos correspondem ao do sensor de rotação, então conecte as pontas do multimetro e veja o valor que também tem que ser 3.5V a 4.5 V ( AC ).
Caso não apresente estes valores substitua o conjunto sensor, flange e roda do sistema utilizando ferramenta especifica.
O caminho e este mesmo, substitua o conjunto flange, roda e o sensor procure o original.
Importante: Observe também alguma interferência eletro-magnetica no chicote do sensor de rotação.
Vou estar torcendo por você.
att. Diaz
obrigado Diaz pela ajuda;)
Agora esse teste de desconectar e testar ainda nao entendi , tem desconectar e colocar as pontas de provas no conector do sensor, mas tem 3 pinos que é 5v sinal e terra ,como faço? eu testei desconectei o conector coloquei a pontade prova no fio do sinal do conectos e a outro no massa do carro, nao deu nada. será que fiz errado?
Abraço
>obrigado Diaz pela ajuda;)
Agora esse teste de desconectar e testar ainda nao entendi , tem desconectar e colocar as pontas de provas no conector do sensor, mas tem 3 pinos que é 5v sinal e terra ,como faço? eu testei desconectei o conector coloquei a pontade prova no fio do sinal do conectos e a outro no massa do carro, nao deu nada. será que fiz errado?
Colega:
Passe o seu e`mail, que passarei alguns testes bacanas sem o uso de ferramentas caras, e vai te dar ideia como fazer este teste, pois aqui no fórum não consigo enviar imagens.E como um multímetro pode ajudar e muito em testes.
Abraço
Colega:
Foi enviado como fazer testes e acredito que vai enriquecer os seus conhecimentos e vai fazer analises de funcionamento com um multímetros.
E quando possuir o osciloscópio estará em um nível de compreensão bem avançado e entendendo realmente as amostragem do equipamento.
Porque quando se nasce , primeiro se aprende a gatinhar , depois andar e finalmente correr.
att. Diaz
>obrigado Diaz pela ajuda;)
Agora esse teste de desconectar e testar ainda nao entendi , tem desconectar e colocar as pontas de provas no conector do sensor, mas tem 3 pinos que é 5v sinal e terra ,como faço? eu testei desconectei o conector coloquei a pontade prova no fio do sinal do conectos e a outro no massa do carro, nao deu nada. será que fiz errado?
Abraço
este sensor é efeito hal então parra testa-lo desligue a bobina remova velas parra evitar acidente, multímetro ponta de prova preta terra ponta de prova vermelha fio do meio, o sinal devê alterar entre 0 e 5 v a medida que o dente e a falha passar face ao sensor caso algum dente ficar muito afastado este pode ser percebido como uma falha tb
Trabalhe Também seguindo lhe suas Estratégias. Por discrepâncias entre seus Sinais bla bla bla bla bla bla............................
Tenho Certeza Que Pegou no Ar a Coisa !!!
>Trabalhe Também seguindo lhe suas Estratégias. Por discrepâncias entre seis Sinais bla bla bla bla bla bla............................
Tenho Certeza Que pegou no Ar a Coisa.
Continuando .... troquei hj a roda fonica completa original mesmo modelo e codigo, montei no carro fiz o teste de sinal na escala ac esta ocilando entre 0 e 3 v mas o carro nao pega , verifiquei o sinal chega no modulo. agora eu acho que so pode ter algum curto escondido ..
Abraço
A posiçao esta certa instalei com uma ferramenta da raven esta 14 dentes da falha ate o sensor , nao tem pulso na bobina e nem nos bicos
>Continuando .... troquei hj a roda fonica completa original mesmo modelo e codigo, montei no carro fiz o teste de sinal na escala ac esta ocilando entre 0 e 3 v mas o carro nao pega , verifiquei o sinal chega no modulo. agora eu acho que so pode ter algum curto escondido ..
Abraço
Hcoficina não conheço nenhum hal que trabalha com 3v parra este veiculo, faz o seguinte roda bem de vagar onde marca r3v para e observa c a tenção permanecera em 3v caso sim troca o sensor em caso de duvidas faça o teste no sensor de fase deve ser idêntico os valores só muda as janelas.
>Continuando .... troquei hj a roda fonica completa original mesmo modelo e codigo, montei no carro fiz o teste de sinal na escala ac esta ocilando entre 0 e 3 v mas o carro nao pega , verifiquei o sinal chega no modulo. agora eu acho que so pode ter algum curto escondido ..
Abraço
Hcoficina não conheço nenhum hal que trabalha com 3v parra este veiculo, faz o seguinte roda bem de vagar onde marca r3v para e observa c a tenção permanecera em 3v caso sim troca o sensor em caso de duvidas faça o teste no sensor de fase deve ser idêntico os valores só muda as janelas.
ainda em tempo desliga o (tps) sensor da borboeta
Chicoobice coloquei o multimetro na escala ac de deu este valor que falei, ja na escala hz da entorno de 270 igual a um outro gol que fiz o teste para comparar. vou testar denovo e como vc esplicou e ve no que vai dar. E o tps ja ta desligado desde os primeiros teste .
Cjfmecania, ja olhei e esse carro nao tem anti furto .
Abraço.
Colega,
Conforme os testes que te passe e enviei por e´mail, você não encontrou o valor esperado?
Já fez teste de alimentação da central
Já substituiu o Map
Já fez os testes no sensor de rotação conforme passei
Já observou os massas motor
Já verificou curto na sonda lambda
A bobina foi trocada,
A central revisada
A malha de massa não esta em curto com os fios de sinal, nem do sensor e nem da bobina.
Onde fica a sua oficina, caso seja próximo vou te fazer uma visita e verificar este veículo.
Só falta trocar o Quadro de Instrumentos ( Painel ).
att. Diaz
continuando...
fiz o teste do multimetro, retirei as velas deixei uma no cabo em cima do motor liguei ignição coloquei o mltimetro no sinal do sensor com o conector ligado, com o motor parado da 5v, quando giro manualmente oscila de 0 a 5, e se rodar com um pouco mais de impulso ai sim sai faica na vela a bomba liga e pulsa o bico. montei tudo e quando dei a partida a tensao cai fica com 2,5 volts
se eu der so um toque na chave sia a faisca tudo normal mais se segurar na partida ele corta, a bat e outra nova e mesmo assim nao melhorou nada ja o 5 volts da alimentação do sensor nao cai na partida.
O que testei:
positivos da central
Aterramento
os aterramentos do motor(fiz um novo)
testei a central na bancado em um especialista e a mesma funcionou perfeito no simulador.
troquei bobinas e cabos
desconectei a sonda
so falta trocar o map.
Abraço
a linha vw trabalha com bloqueio de cod acima de 500 rpm salvo engano mas c durante a partida não tem faísca e rodando o motor sim suspeite do sistema imo. pode ser alimentação chicote observa c ao ligar esta acendendo e apagando a luz do imo.
A luz do code quando ligo a ignição acende e logo apaga.
Assim se eu der um torque rapido na chave( quando o motor vira eu solto a chave) ele da faisca tb.
To com suspeita de ter curto no chicote da ignição ate o motor de arranque.
amigo já vi novela parecida que acabou com troca do arranque se tiver um faz o teste.
o escâner esta acusando algo?
em leitura continua chega sinal de rotação?
chega sinal de rotação, mas em repouso no teste ''manual'' a tensao fica 0 ou 5 v oscilando, mas quando da a partida a tensao cai e oscila 2,3 v , e assim que solta a chave volta para 5v denovo o sinal.
to quase querendo ver se pega no tranco , se pegar pode ser o arranque nao acha?
abraço.
tentou dar partida direto no motor, caso fica fóra de mão vc pode isolar o cabo do motor de partida e usar outra bateria apenas para aciona-lo é só uma opção. mas o tranco elimina tb interferência que o motor possa propagar.
troquei o map tb e nada, o curioso como falei se girar o motor manual funciona bicos e bomba mas a faisca nem toda hora sai.
Olhei a caixa de fusiveis nao tinha nenhum queimado, ja nao sei mais o que ver nesse carro: o imobilizador no meu scanner mostra partida autorizada.
Sera que o motor de arranque ta interferindo em algo?
ola amigo de uma conferida no pino 47 da central ele é pós ignição, pra ver se no ato da partida o comutator de ignição não interrompe a alimentação do modulo,
>troquei o map tb e nada, o curioso como falei se girar o motor manual funciona bicos e bomba mas a faisca nem toda hora sai.
Olhei a caixa de fusiveis nao tinha nenhum queimado, ja nao sei mais o que ver nesse carro: o imobilizador no meu scanner mostra partida autorizada.
Sera que o motor de arranque ta interferindo em algo?
Colega:
Qual a sua localidade, conforme for irei até a sua oficina e vamos fazer este veículo funcionar.
Diaz
Diaz sou da bahia, santo antonio de jesus obrigado pela força:)
Ate agora nada, hj retirei o modulo de alarme original as duas caixa marrons e tb nao pegou, tem alguma coisa ''cortando'' o sinal de pulso dos bicos e bobina ja testeo o pos chave do modulo pra ver se ao ligar o carro ele pudesse cortar mas ta tudo ok ja to aqui de cabelo branco kkkk e nada. Fui ate a autorizada e disseram que poderia ser o arranque dando interferencia . ja coloquei 3 centrais com com seus respectivos imobilizadores e nada. ja procurei por curto nas fiaçoes em todas as tomadas e nada. Ja coloquei uma bat nova e nada. tem sinal do sensor ate a central troquei o map e continua assim.
Abraço e obrigado
>Diaz sou da bahia, santo antonio de jesus obrigado pela força:)
Ate agora nada, hj retirei o modulo de alarme original as duas caixa marrons e tb nao pegou, tem alguma coisa ''cortando'' o sinal de pulso dos bicos e bobina ja testeo o pos chave do modulo pra ver se ao ligar o carro ele pudesse cortar mas ta tudo ok ja to aqui de cabelo branco kkkk e nada. Fui ate a autorizada e disseram que poderia ser o arranque dando interferencia . ja coloquei 3 centrais com com seus respectivos imobilizadores e nada. ja procurei por curto nas fiaçoes em todas as tomadas e nada. Ja coloquei uma bat nova e nada. tem sinal do sensor ate a central troquei o map e continua assim.
Abraço e obrigado
Colega:
Passe um telefone fixo. amanha vou ligar para você e fique perto do veículo que vou te ajudar.
Separe um fio de pelo menos 1,5 m, bateria deve estar boa,
att. Diaz
pelo sintoma e falta de aterramento na central,ou interferencia do motor de partida,puxe o danado com a segunda engatada ,com isso tira a duvida dos 2 sintomas..
Contiuando a saga... fiz um osciloscopio caseiro para cel, sei que nao é o certo mas e o que tenho aqui fiz um teste em um corsa funcionou perfeito mas quando coloquei no carro aqui e dei a partida pelo que pesquisei era para dar uma onda quadrada mas aqui aparece uns picos distorcidos ao dar partida vou testar em outro gol para ver. Lembrando que e uma ferramenta artesanal.
Sera que essa distorção de sinal pode ser uma interferencia?
Caso alguem achar que nao e valido esse meu teste por favor desconsidere.
E lembrando ainda nao tem pulso na bobina e em nos bicos.
Abraço.
Colega hcoficina,
Para garantir que os testes que vem aplicando aconselho que esteja com as ferramentas adequadas, também é necessário conhecimento técnico para interpretar as leituras, o uso de ferramentas caseiras podem causar acidentes ou danos no veículo.
Merece ser ressaltado que nenhuma ferramenta, por melhor qualidade e numero de certificações que tenha faz o trabalho sozinha. Cabe o reparador aprender usá-los com eficiência principalmente, o que está em jogo e sua reputação como reparador.
Então voltando ao veículo, algum teste que vem fazendo não esta sendo conclusivo, as leituras que estão sendo feitas.
Muitas dicas com testes que passai para você eram para ser conclusivos.
Acredito que existem um curto neste chicote, pense o que já fez neste veículo, existe um erro examine curto até mesmo falta de massa.
Obs: A muito tempo atrás me pareceu um Gol Total Flex mas o defeito era intermitente e depois de tanta canseira era o quadro de instrumentos que tem ligação com a central de injeção.
Então para encontrar um defeito tem que ter muita atenção, cabeça fria, saber fazer os testes, fazer eliminações do que esta correto, etc , então analise o diagrama, veja o chicote se está em curto.
Boa sorte, e continuo torcendo por você
Diaz
quanto ao teste com osciloscópio verifica acoplamento caso esteja em ac as ondas ficão distorcidas para efeito hal tem que ser dcem caso de duvidas só medir tenção da bateria caso esteja em ac fica no centro.
Trabalhe Também seguindo lhe suas Estratégias. Por discrepâncias entre seus Sinais. Por Falta de Sincronismo entre Seus Sinais. bla bla bla bla bla bla..........................
Problemas Mecânicos Hoje, Geram Problemas de Ordem Eletro- Eletrônicos.
Vou tentar começar do zero e ir eliminando por partes.
Desculpem o teste que fiz, como disse acima desconsiderem....
Abraço.
Colega:
Você vai fazer o seguinte procure uma centra de injeção IAW 4BV e instale ela , mas deixe sem o imobilizador.
Att. Diaz
Foi trocado o sensor , a correia ta no ponto foi trocado a flange por uma original.
A flange troquei pois tava vazando vi quando fui verificar o ponto. o sensor e novo da mte . A correia dentada ta na posição correta ot, e na arvore intermediaria seta na bolinha. O dono do carro me ligou e disse que talvez amanha vai levar o carro para um eletricista. Se ele for levar mesmo acabou a novela infelizmente. como disse acima ja troquei o sensor , ja vi a alimentaçao do modulo , procurei por curtos com multimetro, olhei caixa de fusivel. a unica coisa que me intriga é que quando se da a partida gera um pulso no bico e corta .
Paciencia se eu nao encontrei ainda um outro vai achar o defeito .
Diga ao Dono que você esta no Forum OB. Se este carro não Funcionar Aqui ele não funciona em Lugar Nenhum.
Vai Lá e lembre-se. você virando motor Manual, você tem Sinais. Use toda sua criatividade que todo bom baiano tem. abcs.
Nao entendi esse lance da criatividade ,cara eu sei que é um teste bobo como outros e outros que falei acima nao sou tecnico nem mestre em manutenção so dei essa ideia para ver se servia de algo para ajudar no raciocinio como disse antes se ver que o ''teste'' nao é valido desconsidere por favor para mim essa situação é nova e infelizmente o dono do carro nao colabora com o serviço é uma pressao que só mau o carro tinha chegado na oficina o cara ja ligava para saber, acho que foi por isso que ninguem que mecher nesse carro.
Cara me desculpe pelo que escrevi mais se vc que ajudar realmente ajude , caso contrario deixe quieto .
Abraço.
Agradeço a todos pelas informações e dicas que me ajudou e muito no diagnostico desse carro, no momento o dono pediu para um eletricista vir aqui na oficina ver o carro dai so vou mexer denovo quando o mesmo terminar o serviço tomara que ele resolva acho dificil mais vamos ver.
Mais uma vez obrigado aos que me deram essa força e agora vou aguardar o resultado do eletricista.
Abraços.
Uelington; primeiramente gostaria de pedir desculpas, fiquei sem net neste fim de semana.
agóra voltando ao caso, bate a real no dono d carro, amigo seu problema não é simples mas pôde ser resolvido, demanda tempo e tranquilidade parra efetuar vos devidos testes, depois não c assuste com o problema, tenha tranquilidade.
o fato do eletricista, ver o carro não é ruim, muito pelo contrario duas cabeças juntas pensão melhor.
o Uelington e Eu conversamos por telefone e tem dois pontos onde eu me concentraria
1 durante o teste rodando o motor manualmente, pulsa bico mas não tem centelhas, deveria ter então pode ser sim como o Juninho falou chicote, Eu removeria este fazendo um pente fino abrindo o mesmo e inspecionando visualmente,e conferindo ino a pino com o manual que vc.
2 este ponto é um pouco menos concreto esta mai para um palpite, nas imagem do escâner durante a partida a central não reconhece o sinal de rotação, mas a frequencial medida com multímetro até bate, parra esta ocorrência, a: uma deficiência do escâner, mas a alteração do map por menor que seja indica que houve uma atualização,
a central esta sofrendo com interferência, no teste do sensor de fase direto na central esta com a frequencial certa mas quando vc fez o mesmo teste no sensor deu valor alterado, oque mudo sua referencia? de terra, ou só o local onde o multímetro esta, qual a marca do seu multímetro? caso tenha usado a referencia do terra diferente, messa a frequencial entre os dois durante a partida deve ser 0 ou tem defeito no aterramento entre os dois pontos, coriga pois uma deficiência desta vai deixar a central doida.
Por ultimo um concelho por mais difícil que pareça não demonstre insegurança ao cliente pois assim ele confiara no seu serviço e juntos resolvemos ou continuaremos tentando, problemas grandes são grandes instrutores é encarando eles que crescemos, e aprendemos, precisando pôde entrar em contato.
Mlg entendi sua explicação sobre os sinais estou estudando o osciloscopio ja comprei um ja faz 4 dias Hantek estou aguardando chegar e vou começar a aprender com ele nao sei se é bom mais pro começo deve servir. Fiz teste de continuidade nos fios.
Chicoobice,Valeu cara tb pela sua preocupação em me ajudar nao sei nem como retribuir. o carro ja foi para o eletricista hj se ele nao resolver vai voltar pra ca ja conversei com o dono e ele entendeu a minha situaçao e o mesmo disse que se nao resolver vai me dar outra chance.Os testes que fiz ultilizei um multimetro minipa ET2082c fora do carro o sinal do sensor de fase fica meio doido mais dentro do carro fica normal.Coloquei ate um terra direto na entrada do modulo para ajudar e nada.
Marmentini,nao achei o sensor de outra marca aqui nao tem. O veiculo ja chegou aqui assim com esse BO e a roda fonica é genuina vw igual a do carro modelo que o furo fica 30 dentes da abertura sendo assim a posiçao de instalação é de 5 horas da abertura para o centro do sensor contei 14 dentes e ultizei a ferramenta para instalação.
Abraços.
ola pessoal,estava com problema semelhante a este em um uno, ja tinha testado tudo e stava ok,entao resolvi colocar um terra direto da bateria pra o motor e o problema foi solucionado.espero ter ajudado.
Galera é o seguinte, o gol nao chegou aqui na oficina ainda e no momento esta em um eletricista fazendo uma ''geral'' na fiação e tudo indica que nao vai voltar para ca denovo. Diante disso agradeço todos que ajudaram ate aqui , valeu mesmo. Se ele voltar ai sim irei continuar o topico caso contrario avisarei o resultado.
Abraço a todos e logo postarei o resultado dessa novela:
Junindiesel, desculpe a demora pra responder mas o veiculo foi levado para mais outra oficina e tudo indica que funcionou. mandei um zap pro dono do carro e ele disse que gastou uma boa grana pra ligar o carro nessa outra oficina vou me informar qual foi o problema assim que descobrir coloco resolvido no topico.
Abraço
bom, estou com uma saveiro 04 na oficina com o mesmo defeito, então irei passar os teste feito pra se possivel alguem me dar uma ideia, o carro ia andando e apagou, foi pra uma eletrica e esteve la por uma manha e nao foi achado o defeito, trouxe paraq oficina e testei com injetor de sinal, o sensor de rotação o qual a camionete pegou, sem força mas funcionou, entao encomendamos um sensor, troquei e o defeito persiste, qdo ligo a ignição e feita leitura da injeção, liga bomba, e tudo ok, apaga luz do code, e qdo do a partida nao recebe o sinal de rotação, entao peguei outro chicote e retirei o do carro, ao comparar este meu e diferente, então no deu pra colocar, testei os sensores e no fio do meio q seria o sinal, tenho 5v, no sensor de rotação e o de fase, entao retirei o conector corespondente a estes sendores e na saida do modulo tem os 5v no pino correspondente, j troquei 3 sensores de rotação, ja desliguei todos sensores e troquei o modulo, reles, sensores, desliguei o painel q achei q poderia ser o defeito, e no scanner as vezes aparece op defeito 17742, sensor hall curto ao positivo, as vezes so da sistema ok, nos scanneres da raven e kaptor, a alimentação e aterramento do modulo estao ok, nem dando girando o motor sem bater arranque nao tem pulso nos bicos, nao tem faisca e nao aciona a bomba. alguem teria alguma ideia?
Amigos achei esse post bem interessante pq a duas semanas uma parati g4 passou pela minha oficina exatamente com o mesmo problema. todos os sintomas relatados tbm eram apresentados. Acabou q o cliente (muito chato por sinal kkk) retirou o carro antes que eu tivesse tempo de concluir o diagnostico. Fiquei muitíssimo curioso qual era realmente o motivo do carro esta daquele jeito, sem sinal de bico, ignição, nada, como se o sensor de rotação estivesse desligado. Eu verifiquei alimentações linha 30 e 15 do calculador do motor e neutros tudo ok. Realmente queria muito saber oq estava causando aquele comportamento. Se o amigo q abriu o post tiver descoberto oq foi diagnosticado no caso do gol, informa ai pra gente! vlw amigos reparadores.