Boa noite. Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Maurício e temos uma Auto Elétrica em Cascavel Paraná, desde 1980. Como nunca utilizamos fórum, vou procurar ser bem esclarecedor para obter a melhor ajuda possível de nossos amigos reparadores profissionais. Este gol chegou na oficina com o funcionamento de apenas 3 cilindros e uma reclamação de que ao esquentar piorava e apagava. Itens verificados com problema: 1 bico injetor queimado e outro com vazão abaixo dos parâmetros, velas com eletrodos extremamente gastos e contaminadas, cabos de vela com resistência alta e ressecados, tampa de distribuição trincada, bomba de combustível com pressão/vazão abaixo do mínimo, filtro de combustível com dificuldade de passagem, distribuidor montado invertido e fora do ângulo de avanço, fio da temperatura do ar rompido (-40⁰ no scanner) tensão da bateria com resistência perante a carga do alternador ( 13,1 na bateria e 14,2 no alternador). Resumidamente a situação não era nada animadora, após todos os reparos nos defeitos mencionados o carro ficou com funcionamento perfeito até esquentar, próximo aos 80⁰ ele começa oscilar a marcha lenta até apagar, sendo assim, foi feita uma análise e substituição de todas as juntas (tbi, cabeçote, tampa de válvula e escapamento) funcionamento e vedação do atuador da lenta e do sensor map, funcionamento da sonda e do tps, remoção de toda a instalação de injeção para verificar possível mal contato ou rompimento, limpeza total de aterramentos, positivos, conectores e caixa de fusível. Nada resolveu e o carro continuou com a mesma falha. Removemos o cabeçote onde a retifica constatou desgaste no comando e no assentamento das válvulas, após o reparo ... adivinha... o problema continuou exatamente igual! Como já estou com as possibilidades que conhece esgotadas estou procurando ajuda. Obs: Hj enviei a E.C.U. para uma análise com um profissional, sendo essa minha última "opção". Desde já agradeço sugestões.
Respostas:
Pequei um assim recentemente troquei o distribuidor e melhorou mais uns dias depois voltou o mesmo defeito por fim troquei a euc e dai bingo matei o defeito depois descobri que a resistencia da euc estava danificada e com alguns minutos funcionando a central ficava loca por sobrecarregar de energia...
amigo troca o distribuidor usado p teste e não esquece de ajustar o ponto pelo short plug
Acabei de tentar com 3 possibilidades distintas de unidade de comando, a antiga reparada, uma nova com dados virgens e uma outra de motor 1.8. Todas ficaram exatamente com o mesmo problema. Estou desistindo e sem esperança. Se alguém entender mais a fundo aguardo ajuda. Único detalhe cujo qual não mencionei, foi no momento da montagem do cabeçote, a retifica identificou desgaste nos cilindros e pistões, minha pergunta é: Isso ocasionaria tamanha falha? Obs: o motor não solta fumaça pelo escapamento nem contamina as velas novas com óleo.Certeza que estou errando em algo. Peço encarecidamente ajuda. Obrigado.
Olá,
Não tenho experiência com sistemas de injeção dessa década.
Mas pelo seu último relato é bem provável que esse motor esteja com má vedação.
Faça teste de compressão com o motor frio e aquecido e teste a vedação dos cilindros.
Outra dica e verificar desgaste nos cames do comando de válvulas ou até mesmo aplicação errônea da peça.
Boa sorte.
bom dia chefe.. meu amigo.. testa outro jogo de Velas.. e especial que a que estiver aí for NGK
Boa noite.
No momento da falha ou corte de funcionamento do motor, qual a pressao da linha de combustivel?
Sobre o Short Plug, vc consegue monitorar com seu equipamento de diagnostico se o ponto de igniçao trabalha variando?
E sabido que com o short Plug conectado o ponto fica variando, com a lampada estroboscopica.
Essa mesam variaçao tem de estar sendo monitorada pela ECU, que vc tem de monitorar com equipamento de diagnostico,da uam averiguada.
Outro detalhe.
(então Robson, utilizei um map da marca MTE.) esquece essa marca, ja sofri demais, inclusive com aquecimento do motor, onde prometi que nunca mais utilizaria essa marca, nem abro a caixa qunado me trazem dessa marca, nem se o cliente autorizar.
O potenciometro de Borboleta ou o TPS desse modelo e do antigo Monoponto, tem diferenças, fique atento.
Quanto aos desgate do motor, teria de gerar falhas, encharcamento de velas,perda de torque etc.........desligamento do motor ao meu ver nao.
Verifique essas situaçoes e boa sorte.
Detalhe.
Se o ponto de igniçao com seu equipamento de diagnostico estiver travado, sem oscilaçao, trabalhe na fiaçao do Short Plug, ja levei taca de chorar com fios rompidos, roidos de ratos, prensados.,
Infelizmente aconteceu uma situação inédita na nossa empresa, devolvi o carro sem conseguir resolver o problema. Após 25 dias de tentativas frustradas e um prejuízo de R$ 2.200,00 o cliente levou o carro com vários componentes novos e falhando. Cobramos um valor irrisório de R$700 devido a troca de faróis, lanternas e lâmpadas. É muito triste como profissional reconhecer que não tive competência para resolver um defeito em um veículo relativamente simples com motor AP. Em relação ao prejuízo a empresa consegue dar a volta por cima, mas o sentimento de incapacidade e falta de competência terei que trabalhar dobrado de hj em diante para superar. Agradeço a todos que tentaram ajudar, vou participar mais deste fórum, assim como, estudar e entender mais a fundo todos detalhes da profissão. Obrigado novamente.
Faço da suas palavras as minhas.
Excelente comentário!