Olá companheiros; estou com esse pepino na oficina. O gol está com excesso de combustível, demais! comecei do começo: ponto de correia, ok, pressão de combustível, 1 bar, substitui: sensor de temperatura, map, bico 5000-01, sensor de borboleta, sensor de marcha lenta, módulo de injeção; todos adequados para esse motor;com mesma numeração e aplicação; inutilizei: canister, hidrovácuo; conferi entrada de ar nas juntas do corpo de borboleta, coletor de admissão e compressão dos cilindros, 9,5 bar cada cilindro. ; por fim, conferi aterramento e continuidade do chicote, tudo ok. Ainda não encontrei o defeito, acho que tropecei nele e não vi. Refiz todo esse processo novamente e o defeito continua. Alguém tem alguma idéia, além de mandar o carro embora?
Respostas:
Voce ja verificou a sonda como ela esta e o que ela esta indicando, verificou a circulaçao de agua no coletor de admiçao, esse sistema ai voce tem que ter um esquema eletrico com valores e um multimetro e conferir todos os valeres de cada componentes.
Boa sorte
Weligton
amigo, peguei uma bucha dessas a pouco tempo, e foi uma caca de outra oficina, olha o que aconteceu, o cara trocou a sonda, e a emenda desta sonda é tipo uns parafusos e o rapaz inverteu esses fios bem na emenda, passa o scanner e ve se da mistura rica, se der verifica a fiação da sonda.
valeu wellington pela dica, porém, já verifiquei a sonda e na dúvida, troquei. Conferi a ligação, esquema e continuidade dos fios, até agora não encontrei nada de errado.
muito obrigado pela dica roberto, mas já troquei a sonda e nada aconteceu, o chicote é original ainda e não tem emendas. Assim como o weligton me perguntou, também verifiquei o sistema de água no coletor e nada encontrei de errado. Estou ficando desanimado!!!!
No scaner, quase não dá referências, pois é aquele sistema EECIV, mas nas falhas tem mistura rica sim.
Alan, boa noite vc já verificou o regulador de pressão ? abraços e boa sorte. posta aí quando resolver.
amigo tente trocar as velas de ignição, podem não estar fazendo a queima do combustivel corretamente, verifique também o ponto de ignição. Voce verificou os reles da injeção, observe se a tensão de saída do rele está correta. Qualquer novidade posta ai.
ola boa noite amigao,verifique a mangueira de retorno de combustivel,veja se nao esta entupida,pois ja peguei esse tipo de dor de cabeça,abraços e boa sorte
olá amigo vitoracm, obrigado pela dica. Já verifiquei o retorno de combustível, aliás, instalei o manônetro e consigo ter uma boa variação de pressão. O que achei estranho, é que não consigo aumentar a pressão mais do que 2 bar, e mesmo abaixando a pressão para 1/2, bar o carro continua com excesso.
Olá ramosautoeletrica, obrigado pela dica. Já troquei o corpo de borboleta inteiro, tive dúvidas com respeito ao bico e troquei tbm, mas ainda estou tentando resolver.
Olá amigo mbo2010, obrigado pela dica. Já substituí as velas, por um jogo ngk. Também encontrei um problema no relé, mas nada que pudesse ser responsável pelo defeito. Tenho dúvidas à respeito da compressão do motor: realmente é 9,5 bar cada cilindro? a retífica me disse que está dentro do limite, outra dúvida é se o catalisador pode ter algum problema. amanhâ vou verificar. Caso não encontre nada, vou tirar o cabeçote e antes, eliminar o catalisador. Quem sabe?....
O distribuidor ta certo pro modelo?O tempo de injeçao ta alterado?O map ta trabalhando certo?O plug de ajuste do ponto ta dando continuidade ate o modulo?Apareceu um aqui que vivia enchendo o saco,teve um dia que o scaner nao deu mais comunicaçao com modulo,ai resolvemos trocar o modulo,e os defeitos do carro sumiram...
Olá, desculpe a pergunta besta, más vc diz que está com excesso baseando em que ? Pelo cheiro, pela sonda que está sempre em mistura rica ou pelo funcionamento do motor. Estou perguntando pra nós termos uma ideia melhor do defeito e assim poder ajudar o colega. O carro tem catalizador ? a marcha lenta é lisa ou é tanto excesso que a marcha lenta é feia ? Vlw
olá white, desculpe pela demora na resposta ok! e obrigado pela dica!!!!
O veículo está, sem dúvida, com excesso de combustível.Ele apresenta todos os defeitos típicos: fumaça preta no escapamento, sonda com mistura rica, funcionamento quadrado do motor, sem marcha lenta, difícil de pegar, 10 minutos de funcionamento e os olhos já lacrimejam, estou desanimado com o defeito e pedi ajuda à um amigo. Ainda bem que o cliente está tendo paciência, pois este defeito, segundo ele, já passou por várias oficinas. M as obrigado pela força!!
ALAN GROTTO
Olá Miros, obrigado pela dica e desculpe pela demora na resposta ok!
Já verifiquei tudo o que você indicou: o distribuidor já troquei por um do mesmo modelo; não consigo ver o tempo de injeção, pois é aquele sistema de injeção "burra" EECIV; todos os sensores e atuadores têm continuidade com o módulo , (inclusive o short plug) mesmo assim substituí o módulo ( mesma numeração e código), e não mudou nada, testei o módulo em outro carro e funcionou direitinho.... Já desanimei...... vou tentar tirar o cabeçote e ver noque vai dar..... quem sabe?
ALAN GROTTO
Olá Reinaldo, obrigado pela dica.
O módulo está com o chip original, cheguei a troca-lo mesmo assim. Ainda não tirei o cabeçote, pois o cliente ainda não autorizou. Espero que resolva esse problema. Segundo alguns colegas, a compressão do motor está no limite mínimo, pode ser....(não sei). Se a compressão estiver "baixa", ocorre depressão no coletor de admissão e consequentemente o map aumenta o tempo de injeção, daí o excesso. quando resolver vou divulgar ok! abraços
ALAN GROTTO
boa noite os bicos estao certos sera q colocaro outros bicos nesse carro nao vale
Amigo coloca um simulador de bicos(aquele que faz pulsar o injetor).
Só para ver se o motor está ok.
Se vc diminuir o tempo de injeção e ficar bom,pelo menos vc sabe que o motor esta ok
e é algo que esta dizendo para uce aumentar o tempo de injeção.
Caro amigo,
desculpe a pergunta, mas voce conferiu o comando de valvulas?
Certa vez peguei um gol cli 1.6 com problema semelhante e era o comando, estava instalado um daqueles comandos "capetas" sem numeração alguma.
Troquei pelo comando original e ficou tudo certo.
Espero ter ajudado.