O DEFEITO ACONTECE DA SEGUINTE FORMA . COM O MOTOR EM CONDIÇOES NORMAIS DE TRABALHO (AQUECIDO). AO USAR O AR COD O SISTEMA FUNCIONA NORMALMENTE É LIGADO A SEGUNDA VELOCIDADE DO ELETRO VENTILADOR. MAS QUANDO O AR COND É DESLIGAO APOS + OU - 2 MINUTOS É DESLIGADO TAMBEM A SEGUNDA VELOCIDADE DO ELETRO VENTILADOR AI COMEÇA O PROBLEMA . FICA LIGADO A PRIMEIRA VELOCIDADE DO ELETRO VENTILADOR E NÃO DESLIGA MAIS . ENQUANTO O VEICULO FICAR FUNCIONANDO O ELETRO VENTILADOR TAMBEM ESTA FUNCIONANDO. SE O VEICULO FICAR FUNCIONANDO 1,2 OU MAIS HORAS O ELETRO VENTILADOR FICA FUNCIONANDO E NÃO DESLIGA. A TEMPERATURA DO MOTOR CAI BASTANTE . DA PRA NOTAR QUE A VALVULA TERMOSTATICA SE FECHA , A MANGUEIRA INFERIOR DO RADIADOR FICAR PRATICAMENTE FRIA EM COMPARAÇÃO COM A SUPERIOR. NO KAPTOR O VALOR DA TEMPERATURA FICA EM MEDIA (QUANDO ESTA COM O PROBLEMA) 70 A 80 GRAUS. O ELETRO VENTILADOR SO DESLIGA E VOLTA AO NORMAL QUANDO É DESLIGADO O VEICULO E É LIDADO NOVAMENTE.
OBS: JA FOI TROCADO SENSOR DE TEMPERATURA DA AGUA, VALVULA TERMOSTATICA, BOMBA D AGUA ,RADIADOR ,RELE DO ELETRO VENTILADOR 1 E 2 VELOCIDADE, MODULO DE INJEÇÃO ,TESTADO O SISTEMA DO AR COND. E ATE O MOMENTO NÃO FOI RESOLVIDO. SE ALGUEM TIVER ALGUMA DICA FICAREI MUITO GRATO . OBRIGADO
Respostas:
Olha Ricardo, uma vaz chegou em minha empresa dois fox com este mesmo sintoma, um era a ECU, o outro era a estalação do ar condicionado que por sinal era adaptado, a solução foi refazer o chicote do ar, passando o mesmo pela ECU. Tudo bem que ai e um gol, mas vale a pena conferir no scanner se quando liga o ar o modulo reconhece.
att...
Gabriel
INJETECH - 27 - 32643531
amigo ja tive dois casos desses era o rele do ventilador que estava colando...aquele em cima da caixa de fuzivel...troquei e deu certo
Bom dia, ja peguei um mais ou menos assim, da uma verificada se não é o relé do eletrovenfilado, que pode estar comtaminada com agua ou se o sistema do ar condicionada nao baixa a pressão de alta, se nao baixa podera ser filtro secador do ar ou válvula de expanção. Espero ter ajudado
Está parecendo ser termostato duplo com defeito.
Em condições normais de funcionamento do motor, o sinal de temperatura sentido pelo termostato de arrefecimento reage abrindo ou fechado os contatos.
Com o primeiro contato fechado, o termostato envia 12V para a resistência do eletroventilador de arrefecimento (primeira vel.), o segundo contato envia 12V para o relê do eletroventilador, acionando o eletroventilador de arrefecimento da alta velocidade, caso abaixe a temperatura, abre-se o segundo contato e fica o primeiro por isso é possível que seja o termostato duplo com zica se ele estiver mantendo esta linha energizada.
É melhor vc levar a um especialista em A/C se vc não tiver muita afinidade com ar.
OBRIGADO A TODOS PELA AJUDA . PARECE QUE O PROBLEMA É MESMO NO SISTEMA DE AR COD. VOU PROCURAR UM ESPECIALISTA EM A/C PARA VERIFICAÇÃO MAIS DETALHADA DO SISTEMA. MAS VALEU A AJUDA DE TODOS .
Amigo estou com um gol aparentemente com o mesmo defeito porem já foi revisado ar etc, valvula, sensor de temperatura, só não foi trocado a bomba d'agua.
No seu caso você se lembra como foi resolvido?
Ola, esse problema é caracteristico do pressostato do AC, ele esta travando ligado e ai nao desliga mais o ventilador, verifica ai e fala no que deu.