Srs. estou com este veiculo na oficina, onde o problema estar no arcondiciondo do mesmo, onde não é meu forte. Levei o compressor do mesmo a outra oficina, o tecnico disse que o prolbema esta na embreagem e na polia. Pedi para colocar outro e passei para o cliente. Só que agora acredito que o mesmo não estava nestas peças acima. Pois o mesmo so funciona quando o veiculo estar acima de 2000rpm. o tecnico disse que o problema estar no sensor de rotação. So que o veiculo estar funcionando entre 950rpm e 1000rpm. com isso era para o arcondicionado armar e desarmar. Outra a unica falha que tem no sistema é adptação da borboleta. Acredito que o cara me enganou. Pois nao existe motivo para o ar nao armar. Pois se o rpm estivesse abaixo de 800rpm, ai sim a embreagem ia ficar armando e desarmando. Fico no aguardo de uma orientação dos senhores e desde ja agradeço.
Respostas:
Olha eu acho que você precisa ligar um aparelho qualquer
para monitorar a se no momento que que você aciona o
botão no painel chega tensão no compressor, se chegar e
o compressor não atracar você tem que pegar no pé do
técnico. Agora tem alguns modelo de veiculo que não liga
o compressor enquanto o alternador não carrega a bateria,
por esse motivo se o seu alternador está com algum problema
e só começa a carregar após dois mil giro, o compressor
também só vai ligar após dois mil giros.
Realmente tem logica o alternador, agora com relação a linha Vw, o compressor atraca assim que é acionado o botão. Obrigado pela dica.
FAÇA A CORREÇÃO DESTA FALHA E AJUSTE O CORPO DE BORBOLETA, PROVAVELMENTE ISTO SOLUCIONARÁ O PROBLEMA.
A falha existe, mais a rotação do veiculo em marcha lenta é 1000rpm, não varia, o unico problema que vejo nesta falha, que o veiculo frio ou quente ao ligar a mesma se mantem em mil. ele não eleva para depois baixar. Por lisso que o compressor deveria atraca a embreagem.
Srs. o problema permanece. foi subsituido o sensor de rotação, que na realidade é no distribuidor tipo hall, por via das duvidas subsituie o distribuidor com sensor e tudo. a marche lenta estar em tono de 950rpm. Mais o compressor so arma acima de 1900rpm. Abaixo ele fica armando e desarmando. isto entre 1600 a 1850rpm. A ECU pode vir a fazer isto.
2004? deve ser os ultimos com injeçao mp9.Se tem distribuidor o tbi seria com cabo,eu verificaria parametros em modo continuo modulo reconhece marcha lenta?Quando liga o interruptor do ar o modulo reconhece?Alimentaçao de 5v do tbi ta ok?O motor eletrico do tbi ta funcionando?Se o modulo nao faz ajuste basico do tbi um dos dois ta com bo,a ecu ou tbi.Da uma conferida no shorting plug quanto a mau contato.
quando o ar condicionado e de fabrica na hora que voce apertar o botao do ar imediatamente a central recebe sinal do botao de solicitaçao que o ar foi ligado e aterra o rele e depois aumenta a rotaçao a rotaçao do motor automaticamente a 1000rpm e 1100 rpm e quando desliga volta a rotaçao normal a 950 rpm se nao pode ser a central eletronica,corpo de borboleta ou aterramento e depois faça um reset no modulo por 20 minutos
tambem pode ser o corpo de borboleta que ta ajustando quando liga o quando e de fabrica nao sendo adaptado
A UCE CONTROLA O ATRACAMENTO DO COMPRESSOR E TAMBÉM O DESATRACAMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A POSIÇÃO DO SENSOR DE BORBOLETA. QUANDO EM MARCHA LENTA A UCE ELEVA A ROTAÇÃO PARA LIGAR O COMPRESSOR E QUANDO EM PLENA CARGA ELA DESLIGA.
NO CASO DE A UCE NÃO RECEBER O SINAL DE QUE A ROTAÇÃO AUMENTOU, ELA DESLIGA O COMPRESSOR PARA EVITAR QUE O MOTOR MORRA.
COMO VOCÊ DISSE QUE A MARCHA LENTA ESTÁ ESTÁTICA PODE SER QUE O CORPO DE BORBOLETA ESTEJA COM DEFEITO.
Srs. Boa noite, uma das doenças cronicas neste veiculo é a TBI ou Corpo borboleta. Concordo com os senhores, mais ao meu ver. Na rotação que o mtr. esta em marcha lenta, com 950rpm a 1000rpm. ele devia pelos menos atracar o que não ocorre, se ele tenta-se atracar e não consegui-se a embreagem ficaria armando e desarmando Era devido a aceleração que não seria suficiente para o funcionamento. O corpo enconrta-se com uma falha não consegue fazer a adaptação da borboleta. ou seja aquela aceleração no inicio nao se tem. Mais ao funcionar o mesmo estar normal. O veiculo não morre e mantem-se constante em sua aceleração. O que estarnho é que o mesmo so arma em cima de 2000rpm. Em 1900rpm, o mesmo fica armando e desarmando o compressor.
Ja pensou na hipotese do modulo pensar assim tbi ta ferrada,nao consigo ajustar a lenta,entao nao vou ligar o compressor.: Pra tirar a duvida instale um tbi bom.......
Vou procurar uma, o problema é que aqui na região a mesma estar muito dicificil de se encorntrar, ate nova mesmo, A nova o risco é nao ser e o investimento não resolveu Nesta regiao miros as vezes se da um jeitinho e não se compra uma nova.
Com um pouquinho de paciencia da pra recuperar a tbi que tem problema no motor eletrico.([email protected])
Srs. colocado outra tbi, funcionamento do veiculo normal, mais o compressor do ar so começa a atracar em 1680rpm e para gelar e ficar atracado so em cima de 1880rpm. Portanto, sincronismo, sensor de rotação tipo hall, corpo borboleta, descartado. O veiculo continua com problema, Estou achando que pode ser a ECU ou outro problema eletrico. Alternador ok.
ola jeronimo, vo ti da minha opinião. retire este compressor do ar e leve em outro profissional da area de ar condicionado. talvez seja o defeito nele mesmo! abraço
Rodrigo.
Minha bronca maior é justamente essa, pois começei a mexer com arcondicionado agora a pouco. E levei para um dos melhores daqui da cidade, se for pra mexer deste jeito até eu mexo. o mesmo disse que o problema era a embreagem e a polia como cito acima, disse que resolvia, mandei fazer paguei R$300,00. E agora o que digo ao cliente. Quando montei e voltei para o mesmo. Ele disse que era injeção. Fiz todos os procedimentos de injeção. So para tirar as duvidas, incluisve os funcionarios daqui.Ficaram divididos como se eu não estivesse sabendo resolver. E agora Senhores. è muito facio colocar a culpa no vizinho. Agora é uma questão de honra, pois acredito que não era nem necssario a substituição da embreagem e a polia do ar. A duvida é por que o mesmo so atraca ou funciona em cima de 1800rpm.
pois é jeronimo, mas realmente não tem nada a v com injeção! é no sistema do ar, talvez o rele de ascionamento, e a pressão do gas esta boa? não esta baixa?
realmente possa ser um poblema no relé como é uma peça de baixo custo faça teste com um novo!!!!!
Olá, não tenho muita experiência em AC, mas pra tirar a dúvida com relação a injeção ou sistema de ac, vc pode aterrar o sinal que a uce envia para o ar condicionado, teria que verificar o esquema elétrico, mas acredito que isso não vá inibir os sinais do transdutor de pressão.
Se não me engano a central não utiliza esses sinais para controlar o compressor.
Vou da uma chegada nos que os senhores expos e depois darei um retorno.
Ola jeronimo,voce ja fez teste pra verificar se a pressão do sistema esta ok ,excesso de pressão ou a falta dela contribuem para esse tipo de defeito...verifica ai e posta o resultado
.Acredito que amanha dia 05/05/2014, sera resolvido.O problema não estava nem no ar, nem na injeção. E sim na ligação feita. Hoje consegui um eletricista e o daigrama eletrico, que ja vem no rasther III, Ai como ele não entende de diagrama e eu muito pouco, juntamos o conhecimento dele na eletrica e eu mostrando e dizendo. Conseguimos com que o mesmo funciona-se com a rotação em 880rpm. Isto ja foi muito bom, deixei para amanha o resto. Derei um retorno melhor amanha.
Jeronimo, Bom dia !
E ai conseguiu resolver este problema com o Gol ??
Abraços,
Paulo Munhoz
Srs. Boa Noite!
Pelo diagrama eletrico deste veiculo os pinos para o ar condicionado é pinos: 5, 33, 35. Mais nenhum destes mandava corrente para partida do ar. O mesmo esta no pino 10, com isso o mesmo so armava acima de 1800rpm. O pino em que ficou provisorio a partida do ar foi o pino 43, que não estar correto devido este ser para o sensor de ar e map. Posteriomente darei o resultado final. Obrigado a todos.
B) Boa noite sr Jeronimo,fiquei curioso em saber se o problema foi sanado e qual a causa.
O problema nao esta no ar condicionado, e sim na injeção eletronica.
Desligue o cabo da bateria e faça um reset encostando um ao outro por 5 minutos eu sei que é tradicional, mas ja resolvi varias vezes este problema fazendo isto.
Outros problemas que peguei assim foram , sensor de temperatura d´agua, regulagem do ponto, atuador de marcha lenta.
Boa noite, da uma olhada na pressão da linha de baixa do sistema do ar condicionado com o carro desligado e depois compara com a tabela você poderá também usa o multímetro no sensor linear de três vias que fica na linha de alta pressão com o motor ligado este sensor tem que fica de 2.8 volt a 1.6 volt o defeito pode esta no sistema de ar condicionado e não no sistema de injeção
sugiro que o amigo troque o corpo de borboleta para fazer um teste