Amigos, estou com um gol mp9 que ta me deixando louco, é o segundo gol esta semana que chega aqui na oficina com problema de injeção esta semana e me deixa louco.
O carro chegou rateando e saindo fumaça preta pelo escapamento e forte odor de combustivel queimado.
troquei cabo, velas, rotor e tampa do distribuidor, estava tudo ruim, testei e parou de ratear, mas o cheiro de combustível queimado estava forte e saindo fumaça preta na descarga, corrigi todas as entradas falsas de ar, conferi pressão da bomba e estava em 4 bar, troquei o regulador de pressão e agora está com 3 bar, conferi o tempo de injeção estava em 12ms, apos trocar o regulador de pressão caiu para 6,50ms, e a sonda estava travada, troquei a sonda e agora está oscilando mas ainda está dando excesso de combustivel as velas ficam pretas, ja conferi aterramentos, testei map na bomba de vacuo, tudo ok, troquei sensor de temperatura e nada resolveu, troquei o corpo de borboleta por um que tenho de teste e nada resolve, ja fiz todos os processos via scanner e nada feito, nao consigo diminuir o tempo de injeção, estou achando que é o modulo, alguem tem uma luz?
Respostas:
Uma vez eu peguei um defeito parecido e era modulo mas não faça a leitura de sonda pelo scaner ele já me enganou muitas vezes , agora só faço na sonda.
Estava com uma Parati semana passada aqui com um defeito bem parecido, resolvemos o defeito trocando os reles da bomba, troquei os dois por garantia mas o que estava mais pifado era o auxiliar.
Amigos, ja fiz todos este procedimentos ontem antes de postar aqui e nada feito.
só me resta o módulo, uma coisa que eu reparei este carro está muito futucado, tive que refazer muitas coisas na parte eletrica e desliguei todo sistema de gnv.
faltou visualizar somente os reles da bomba
Quanto está marcando o MAP se estiver alto pode ser vedação das válvulas carro a GÁS é um porre, problemas um encima do outro muita gambiarra. BOA SORTE
O map está batendo conforme valores da literatura do carro, testei com a bomba de vácuo, na literatura consta 2,5 bar pressão da bomba, e no manômetro ta marcando 3 bar depois que troquei o regulador, porque antes estava com 4,5 bar, hoje foi o terceiro dia em cima dele, fiz novos aterramentos e nada, pedi para o cliente pegar o carro aqui hoje e trocar o escapamento intermediário e traseiro, pois os dois estão furados e com vazamentos, na verdade estão arrombados, o carro está bem castigado. quando o carro retornar a oficina vou trocar a central, consegui uma para testes com um colega eletricista. Eu sinceramente não sei mais o que fazer a não ser a central.
Eu abri a central e não está chipada, está tudo original sem nenhum vestígio de solda.
coloquei vacuometro e o motor bateu perfeito, nada de entrada de ar falsa, válvulas presas ou vazamentos nas cedes.
Qual a quilometragem do motor? Tem GNV? Já mediu compressão? Se estiver baixa ou sedes de valvulas ruins costuma dar esse sintoma. Observar o chicote e sua continuidade com os sensores e atuadores. Ponto de correia certamente errado. Bicos com vazão nos limites e estanquiedade? Bobina e sensor de rotação? Servo freio com vedação correta?
Bernardo, ja medi isso tudo, tenho toda aparelhagem, ponto da correia conferido e ponto de ignição 6ºapms.
Coloquei vacuometro e não acusou valvulas ou qualquer outra coisa, to esperando o cliente retornar com o carro
se não esta chipado de uma conferida nas chaveta do comando e do virapode ser q esteja quebrado.
Eu fui atrás disso também, não tem... eu estou desconfiando de cabeçote, to esperando o carro voltar para eu por o vacuometro, no napro não apresenta erro, pressão da bomba ok e a bomba e nova, trocado regulador de pressão, map ok, tps ok, sensor de temperatura da agua novo, testado sensor de temp do coletor tb, eliminei uma entrada de ar falsa, tbi limpo e feito adaptação, ponto da correia exato e ignição a 6ºapms, eletrica do gnv desligada, bicos limpos e conferida a vazão e impendancia, filtro de combustivel novo, cabo de velas, rotor, tampa de distribuidor e velas novas, modulo removido feito limpeza em todos os contatos e todos os aterramentos, fiz novos aterramentos do modulo e da tbi direto no - da bateria, só falta conferir um cabeçote.
Apareceu um gol 1.6 motor ap, EEC-IV aqui na oficina, rodou em várias oficinas aqui da região e trocaram quase que a injeção do carro toda e não descobriram o defeito, coloquei scanner e nada de erros, o carro fica sem lenta e com buracos na aceleração, coloquei os aparelhos fiz todos os testes e tudo ok, ponto ok, mas o tempo de injeção alto, quando coloquei o vacúometro acusou guia de valvulas gastas, coloquei bomba de vacuo no map e o carro deu lenta redonda, estou aguardando o cliente autorizar a retirada do cabeçote para retificar.
ja verificou os reles abaixo porta luvas ? assentamento de valvulas ,vazao cilindros.
ja vi vasão e conferi os reles, estão armando normalmente, so nao troquei, ja testei cilindros e estão com compressão boa no manometro, acho que essa semana o carro volta, tenho que desvendar este misterio