Bom dia amigos, estou com dúvidas em medir o vácuo de um motor 1.0 16V do Gol ano 1999. Esse carro fez o motor em outra oficina e foi trazido pra cá pra ajeitar o sistema de injeção.Porém percebo que o mesmo apresenta uma partida leve seguido com dificuldades pra funcionar e ouve-se leves assopros no corpo de borboleta como se estivesse com válvulas presas. Quando ele funciona, em alta vai bem mas na lenta está todo irregular. Segundo a outra oficina, foi trocado os tuchos pra resolver esse defeito mas vejo que o mesmo persiste. Preciso saber qual a temperatura ideal, rotação ideal e qual o valor em "cm HG " deve marcar no vacuômetro pra que se dê um diagnóstico mais preciso caso aja problema com cabeçote? Obrigado.
Respostas:
Estamos sem a ferramenta específica pra medir vazamentos de cilindros. O que eu fiz foi colocar o cilindro em ordem de explosão e injetar ar comprimido, com isso ouve-se e sente o ar saindo pelo corpo de borboleta. Na minha consepção, está escapando compressão pelas válvulas, mas eu gostaria de saber a forma mais correta de medir o vácuo pra que possa somar no diagnóstico! Sinceramente, pouco usamos da prática de medir o vácuo dos motores e é por esse motivo que tenho dúvidas sobre os procedimentos .
Esse valor é válido somente pra esse tipo de motor? Qual a temperatura ideal e a rotação ideal pra medir esse valor?
P.s.: Um detalhe, a escala do nosso vacuômetro marca de 10 em 10! Ou seja 10, 20 30 e vai até 75
bo dia, segue o link da tabela do vacuometro pra tirar umas duvidas. boa sorte.
http://www.kitest.com.br/pdf/ka-010-vacuometro.pdf
segue outro link , esse é bem bacaana simulas todas as condições . boa sorte
http://www.webmecauto.com.br/servicos/se001_vacuometro2.asp
Muito obrigado Karecar, essa tabela já logo de início me tirou uma enorme dúvida. O motor está marcando 300mmHG em 1000rpm, isso já mostra que tem sérios problemas. Agora só pra exclarecer mais uma dúvida, quando se pressuriza o cilindro pra verificar vazamento, qual o tempo tempo pra que ele despressurize?
pela lógica deveria ficar pressurizado, mas com os desgastes de aneis e assentamento de valvulas a pressão se perde gradativamente , não tem um tempo certo. ok
Beleza, com essas informações e os testes que acabei de executar, está óbvio que o motor tem sérios problemas principalmente no cabeçote. Pra se ter uma idéia, quando pressuriza um cilindro, imediatamente ouve-se e sente o ar saindo pelo corpo de borboleta. Vamos entrar em contato com o proprietário e a oficina que fez esse motor pra que tomem as devidas providências. Muito obrigado pela ajuda ! ;) ;) :) :)
a semana pasada pasei um problema similar com o memso carro.. na oficina anterior aseguraram que fizeram motor novo.. mais batia valvula e cuando motor estava aquecido, a partida ficava pesada e o carro perdia potencia... ficaba muito mole... verifiquei todo o sistema de injeçao, aterramentos.. tudo tudo.. dai medi a compressao e estava baiza segun a tabela para esse motor.. colocando o vacuometro tambem confirmou a teoria de que o motor o foi feito mal o diretamente nao fizeram...
Uma coisa é certa .
Se as valvulas estiverem vedando bem , o ar comprimido nao deve voltar para o coletor nem sair pelo escapamento .
Vai dar uma pequena vazao para o interior do motor pelas aberturas dos aneis . Somente isso .
Abraço
Concordo Jfleck, o cliente já levou o carro de volta a oficina que fez o motor.O mais engraçado disso tudo é que o mecanico da outra oficina disse que o defeito era o sistema de injeção e a parte eletrica do carro, daí o motovo dele demorar a pegar e estancar na lenta.Vamos aguardar o retorno do cliente. Mas uma coisa que me deixa impressionado é o fato de algumas oficinas se meterem a fazer motor e depois mandarem o cliente pra outras pra que se corrija qualquer avaria na parte eletronica ou de afinamento do mesmo e ainda tem a pachorra de afirmar que o motor não tem problema nenhum e que já testaram tudo dele...!!! :
>Concordo Jfleck, o cliente já levou o carro de volta a oficina que fez o motor.O mais engraçado disso tudo é que o mecanico da outra oficina disse que o defeito era o sistema de injeção e a parte eletrica do carro, daí o motovo dele demorar a pegar e estancar na lenta.Vamos aguardar o retorno do cliente. Mas uma coisa que me deixa impressionado é o fato de algumas oficinas se meterem a fazer motor e depois mandarem o cliente pra outras pra que se corrija qualquer avaria na parte eletronica ou de afinamento do mesmo e ainda tem a pachorra de afirmar que o motor não tem problema nenhum e que já testaram tudo dele...!!! :
exatamente isso me aconteceu...
Aproveitando o tópico, neste segundo link que foi enviado, na situação de válvula vazando, existe a seguinte descrição: "O ponteiro cai entre 480 à 420 mmHg quando as válvulas fecharem. Curto-circuitando às velas uma a uma, deverá indicar qual cilindro está com a válvula com defeito. O motor deverá estar em marchal-lenta."
A minha dúvida é: o que seria este curto-circuito de velas? seria desligar os cabos de vela um a um?
Obrigado e um bom trabalho a todos
o link com os testes do vacuometro foi muito util para resolver outro problema.
obrigado!!!
acredito que teu problema esteja no sincronismo de ponto.
verifica se as engrenagem do comando ou do girabrequim não estão gasta na chavetas.
meus amigos o sincronismo dessa correia e bastante complicado,onde que quando fica fora pode interferir na marcha lenta e no sinal do map,fica ligado no fasamento adequado dos comandos de valvulas com ferramenta especifica e tambemn atento com relacao a marca da correia,ja peguei casos onde que somente a correia com marca GOODYEAR DAVA O PONTO EXATO .VALEU GALERA
>Muito obrigado Karecar, essa tabela já logo de início me tirou uma enorme dúvida. O motor está marcando 300mmHG em 1000rpm, isso já mostra que tem sérios problemas. Agora só pra exclarecer mais uma dúvida, quando se pressuriza o cilindro pra verificar vazamento, qual o tempo tempo pra que ele despressurize?
300 mm/mm hg è pra ter um ar falso na mesma linha de vacuo, valvulas presas nao interferiria na leitura e sim oscilaria
entre 300x400. pra +ou-.
Sonene, pois entradas falsa de ar foi a primeira coisa que procurei nesse Gol! O defeito dele só podia ser válvulas de admissão mal assentadas porque ouvia-se assopros no corpo de borboleta no momento da partida e quando acelerava o motor os assopros eram bem audíveis. Como eu disse, o cliente levou de volta pra oficina que fez esse motor e assim que resolverem lá ele retornará aqui pra que consertemos a parte de injeção! Enquanto isso estamos aguardando. ;)
>Sonene, pois entradas falsa de ar foi a primeira coisa que procurei nesse Gol! O defeito dele só podia ser válvulas de admissão mal assentadas porque ouvia-se assopros no corpo de borboleta no momento da partida e quando acelerava o motor os assopros eram bem audíveis. Como eu disse, o cliente levou de volta pra oficina que fez esse motor e assim que resolverem lá ele retornará aqui pra que consertemos a parte de injeção! Enquanto isso estamos aguardando. ;)
fica tranquilo vêi nao to questionando nao, è que quando tenho tempo sempre simulo situaçoes pra um posterior
problema. e esta simulaçao fiz hoje.
Beleza brother, em hipótese nenhuma pensei que estava questionando, pelo contrário, fico agradecido pela informação. Apenas comentei pra reforçar no assunto..! ;)
http://www.youtube.com/watch?v=ofSiTGeLXvc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5hAgHDSOpMs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XRYCPRmZStQ&feature=player_embedded
eu ja prefiro este sistema que é mais preciso