Boas.
Deu entrada em minha oficina sexta feira um gol 1.0 16v. turbo motronic 3.8.3 ano 2000.
O proprietário do veiculo reclamou que o veiculo não desenvolve velocidade.
Pressão de bomba OK
Centelhamento dentro do especificado.
Vela original.
Bico injetor sem problemas.
óleo do motor o especificado.
Escapamento desobstruido.
Pressão dos cilindros OK.
Sincronismo da correia OK.
Só que tem um barulho na polia sincronizadora do comando de válvula de admissão.quando ele perde potência.
Ja pegaram esse tipo de defeito? e pode ser a polia do comando de válvula.
OBS:
Nos sistemas convencionais, a abertura e fechamento das válvulas de admissão é feita em sincronia com a posição do virabrequim e do pistão, independentemente das condições de rotação e de carga do motor.
No turbo, a Volkswagen adotou tecnologia pioneira no Brasil para motores de 1 litro, conhecida como Comando de Válvulas Variável (VVT-Variable Valve Timing), com dois eixos comando de válvulas, sendo o de admissão, variável e o de escape, convencional. O sistema permite que o módulo de injeção eletrônica alterne o momento de abertura e de fechamento das válvulas de admissão, conforme a condição de rotação e carga do motor, imposta pelo motorista no pedal do acelerador. Ao ser solicitado, o comando de válvulas de admissão avança 26 graus em relação ao virabrequim.
ABS
Respostas:
Olha peguei outros casos em gol 1.0 16V turbo, o Denicol(meu coléga aqui da cidade e membro deste fórum tb) ja pegou varias vezes este problema ele deve saber como resolver, tem um procedimento para limpar e lubrificar o sistema de comando variável, ai fica dando esse barrulho e perde potência.
Boas.
mateus01, não tem código de defeito no equipamento.
marcogarcia_92, não sei pois não desmontei.
OK Canal vamos aguardar ele se pronunciar pra ver se ele tem uma informação ou outro colega como proceder na limpeza desse variador.
Desde ja agradeço.
ABS.
cfe solicitado eu peguei sim um gol com barulho na polia da admiçao em marcha lenta parecia batida de valvula mas ele nao perdia potencia . temtei por quatro vezes executar a limpeza mas o barulho retornava. ai por fim acabei trocando a polia e ficou otimo sumio o barulho. 1° PASSO PARA LIMPEZA. ABRA A TAMPA DA POLIA 3 PF TORX SE ESTRAGAR NO TIRAR PONHA 3 ALEN DO MEMSMO COMPRIMENTO. 2° LEVANTE UMA RODA DIANT E CAMBIO EM 5° MARCHA GIRAR O MOTOR SENTIDO HORARIO E EMPURE A PARTE INTERNA DA POLIA PARA DENTRO COM UMA CHAVE DE FENDA GRANDE E VA PASSANDO CAR 80 ,E VA GIRANDO ATE ELA VOLTAR PRA FORA E REPITA VARIAS VEZES ATE MOVIMENTAR BEM SEMPRE GIRANDO SENTIDO HORARIO COM A MAO NO PNEU. SE FICAR BOM BLZ MAS SE VOLTAR COMO MEU CASO TROCAR A POLIA. OBS: NUNCA GIRAR O MOTOR SENTIDO ANTI-HORARIO COM A TAMPA ABERTO POIS SALTA FORA DE POSIÇAÇO A ENGRENAGEM.
GUALQUER DUVIDO PERGUMTE DE NOVO. :
Boas.
Denicol obrigado pela informação, vou desmontar na segunda feira,vamos ver se resolve a perca de potência.
É realmente ela faz um barulho como se fosse um tucho com problema.
ABS
CAVALLARI escreveu:
Boas.
Denicol obrigado pela informação, vou desmontar na segunda feira,vamos ver se resolve a perca de potência.
É realmente ela faz um barulho como se fosse um tucho com problema.
ABSBLZ QUALQUER DUVIDA DA UM TOQUE QUE EU LEVEI BASTANTE BAILE EM UM A E RESOLVI.
Boas.
Quero agradecer a todos que me orientaram no problema.
Denicol, dando a dica como fazer a manutenção na polia de comando de valvula.
Fiz todos os procedimentos inclusive reparar a polia,o equipamento não me deu nenhum parâmetro errado todos os item da tela do pc estavam ok.
Conclusão: troquei o censor de fluxo de ar e resolveu .
Mas troquei pois coloquei outro usado emprestei de outro mecânico.
Depois coloco a foto da tela do pc pra vcs analisarem.
ABS
o defeito era entao o medidor de fluxo de ar e nao a polia variadora e o barulho tipo batida de valvula era na polia entao?
O caso qeu citei do gol turbo era o medidor de fluxo de ar também, não tinha força e falhava um monte, mas não batia(barrulho) como vc se referia.
È meu amigo Cavallari, de vez enquando pegamos cada pepinos pra descascar.
Parabens por descobrir o defeito e valeu pelo retorno.
Abraços
Boas.
È denicol o defeito era o censor de fluxo de ar,mas o barulho que tinha na polia era éla tentando avançar para o motor erguer o giro.
O problema é que o equipamento não mostrou nenhuma alteração no gráfico ai fica difícil pra qual quer um.
Como resolvi:
Tirei o tubo de ar onde vai o censor para verificar uma entrada de ar,coloquei o tubo novamente só que esqueci de colocar o conector do censor, pedi pra dar a partida o motor encheu e ficou normal.
Ai coloquei outro censor usado pra teste,resolveu.
Fica difícil ter uma peça de cada veiculo no estoque pra teste,pois o equipamento não me deu um parâmetro incorreto,vou ter que voltar ao multimetro e no osciloscópio como antes.
Como sempre digo aos mecânicos aqui, usem o multimetro é o melhor amigo de vcs.
ABS
CAVALLARI escreveu:
Boas.
È denicol o defeito era o censor de fluxo de ar,mas o barulho que tinha na polia era éla tentando avançar para o motor erguer o giro.
O problema é que o equipamento não mostrou nenhuma alteração no gráfico ai fica difícil pra qual quer um.
Como resolvi:
Tirei o tubo de ar onde vai o censor para verificar uma entrada de ar,coloquei o tubo novamente só que esqueci de colocar o conector do censor, pedi pra dar a partida o motor encheu e ficou normal.
Ai coloquei outro censor usado pra teste,resolveu.
Fica difícil ter uma peça de cada veiculo no estoque pra teste,pois o equipamento não me deu um parâmetro incorreto,vou ter que voltar ao multimetro e no osciloscópio como antes.
Como sempre digo aos mecânicos aqui, usem o multimetro é o melhor amigo de vcs.
ABS
A OK vc acertou no problema quase sem querer, desligou o sensor(medidor de massa)(entrou em estratégia de emergência)dai alinhou e vc chegou a conclusão que era o sensor, blz, no meu caso também não apresentava código de falha, mas o problema estava lá no medidor de massa de ar. No meu caso as vezes falhava bastante e as vezes quase não falhava.