Pessoal estou com uma S10 2.2 1997 com gnv. O carro chegou funcionando precariamente no GNV, gasolina funcionava pouco logo o motor apagava. Trocamos bomba de combustivel (dentro do tanque), correia sincronizada, velas e cabos, filtros de gasolina e ar.
Redutor de GNV 'cheirava' muito e instavel no funcionamento. Abri o redutor e tinha bastante óleo e a membrana principal se desfez por causa do óleo (por isso o cheiro forte de gnv). Variador MAF desligado marca AGS M6. Liguei Variador de avanço MAF AGS M6, há rele para corte de bico monoponto, gnv brc e somente isto.
GNV não foi montano devido estar aguardando a membrana do fornecedor.
Teste somente com sistema Gasolina:
Estático:
O scanner Raven acusou falha 93 Quad Driver U8 na memória, a lampada do painel não acende (desconfio que retiraram ela), o EGR está com defeito na membrana (foi feito um flange para fechar os orifícios mas a solenóide está no lugar ligada.
O motor funciona em marcha lenta com dificuldade (partida frio de manha) e irregularidade é necessário acelerar para estabilizar e manter assim apos trabalhar um pouco a lenta estabiliza (temperatura de trabalho normal 94 graus) possui termostática (testada), testei todos os sensores na forma estática e eles estão dentro dos parâmetros.
Corpo de TBI limpo, motor de passo testado em bancada ok, sensor tps estatico ok, sonda lambda com funcionamento variável. Bateria 12,6 volts e alternador 14,45 constante. Aterramentos ligados.
Dinâmico:
Em teste de rua o carro tem um desempenho inicial bom mas com uma carga no acelerador maior ele não corresponde e dá a impressão que corta centelha, ao desligar a chave de ignição e ligar o problema cessa durante alguns minutos mesmo dando carga ele corresponde, passado alguns instantes novamente o motor tem o mesmo sintoma.
No scanner nada aparece de anormal, apenas quad driver intermitente (acredito ser lampada do painel). Anulei o sensor map em um dos teste e a marcha lenta estabilizou sendo o tempo de injeção modificado de 0,8 para 3,4 mas continua o problema na aceleração somente o carro nao apaga mais. Bomba utilizada Weber WB011.
Velas aplicadas Torch com 0,6mm de gap. Cabos NGK, gasolina aditivada.
Vou analisar os sensores na forma dinâmica para observar alguma anomalia mas fica aberto para dicas e ajuda dos amigos do site. Também testar compressão do motor.
Se vier a solução informo aos colegas....
Respostas:
Constatei que a bobina esta fraca no cilindro 1 e 4 apenas, substitui por uma magneti marelli nova final 905, melhorou significativamente o veículo.
Ocorre que o carro subindo uma ladeira dá sinais de corte de ignição vindo a apagar o motor. Estou desconfiado do sensor de rotação, vou providenciar osciloscópio, alguém sabe como proceder neste teste com o osciloscópio, por favor ajuda?
Apenas dá este defeito quando se exige carga no motor.
Alguém tem uma sugestão?
Meu amigo o sinal que você vai pegar com osciloscópio não vai te ajudar na falha, pois precisa ter bastante habilidade em verificar o desenho na tela. Porém você faça o teste de torcer o cabo próximo do concector e próximo do bloco do motor, pois costumo ressecar esse tipo de falha em caso de dúvida melhor trocar pode estar com o imã do sensor com defeito, verificar também se não tem variador de avanço no sinal de rotação do veículo.