Olá pessoal, preciso de uma luz aquí
O cliente comprou este carro a pouco tempo, está fazendo 6 KM/ L com etanol , e 8 KM/ L com gasolina na estrada , está com alto consumo.
Este veículo já esteve na concessionária fazendo a ultima revisão e o problema persiste.
Eu já verifiquei pressão da bomba 4,2 bar
sonda 1 OK
sonda 2 OK
sensor de temperatura OK
valvula termostática OK
sem código de falhas no scanner
correia dentada e sincronismo OK
Alguma sugestão ?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá pessoal , apesar de não haver código de falhas registradas na memória de avarias e o sinal da sonda lâmbda 1 ( pré-cat ) estar oscilando rapidamente não foi suficiente para o diagnostico.
Um colega aquí do forum me sugeriu testar com outra sonda Lâmbda e o problema foi resolvido, agora ele voltou a fazer 9,5 KM / L com etanol trafegando em estradas.
A sonda antiga do veículo eu vou verificar com mais detalhes usando o osciloscope.
Obrigado a todos mais uma vez.
Respostas:
Siqueira pergunte ao cliente qual a media de velocidade em que ele viaja, se com ou sem ar ligado, mas realmente o consumo está excessivo. teria que fazer uns 10 km na estrada com gasolina. Verificou se o AF esta correto, qualidade do combustivel no posto em que ele abastece? Qualquer coisa peça pra ele completar o tanque e voce mesmo sai em um teste de rodagem pra averiguar melhor.
OK colega,
Faz 30 dias que está testando combustível de tudo que é jeito , postos diferente e diversas marcas, sem resultado, a média de consumo não se altera.
Estamos testando a uma velocidade de 90 Km /h , e com o Ar-condicionado desligado.
Preciso de alguma dica para este carro, pois ele é moderno, tem sensor MaF , sensor MaP, sensor de Fase hall , sensor de rotação hall, sonda 1 , sonda 2 .-------etc......etc.....etc......
Um carro com muita tecnologia, mas o problema do consumo os engenheiros não acertam nada , que pena !!!!!!!!!
não tenho certeza mas acho que essa pressão de bomba tá errada, minha tabela não me informa do agile mas me diz do prisma, corsa 1.4 econoflex que a pressão desse carro é 3.0 bar, podem já ter trocado esse regulador e ter posto um errado verifica isso ai!!
ola amigos, a pressão esta correta! é entorno de 4 bar mesmo, mas talvez a central não esteja reconhecendo o af! tente fazer algo sobre isto!
abraço
Esses modelos perdem a referencia correta do AF muito facil. Você ja Experimentou outros bicos e outras sondas?
Olá ,
Para fazer testes, eu até deixei a bomba com 3 bar de pressão e não mudou em nada o consumo.
Está gastando igual a um motor V6 .
O tempo de injeção em marcha lenta está com 3,5 Ms funcionando com etanol
não tem código de falhas, e o A/F já foi refeito novamente.
Até agora sem sucesso, aguardo alguma dica dos colegas.
Estarei instalando uma sonda lambda nova para testes.
Qualquer ajuda me avisa.
Não peguei Agile ainda, mas pra mim é problema de A/F, nos diga qual valor apresenta no scanner? Embora vc tenha dito que andaram com alcool tb.
Olá Canal, quanto ao A/F , o problema é que a programação foi feita via rasther na versão v19, scanner do vizinho, o nosso scanner não está atualizado para este Multec N14 portanto não vi com quanto estava.
A segunda reprogramação foi feita em uma concessionária GM , portanto não vi com quanto estava.
A partida á frio funciona corretamente quando abastecido com etanol.
>Olá Canal, quanto ao A/F , o problema é que a programação foi feita via rasther na versão v19, scanner do vizinho, o nosso scanner não está atualizado para este Multec N14 portanto não vi com quanto estava.
A segunda reprogramação foi feita em uma concessionária GM , portanto não vi com quanto estava.
A partida á frio funciona corretamente quando abastecido com etanol.
Bom tenho tb o Rasther e na ultima versão que no momento é a 19, um detallhe deste carro com sistema N 14(agile e nova montana) é que precisa o conector 16v2(conector C 16 versão 2, o conector C16 normal não faz este sistema), apenas pra conhecimento pro pessoal. Quanto aos valores do A/F tente se informar, e que combustível está utilizando no momento, pois estes valores são importantes pra um diagnóstico preciso. Até pra descartar a possibilidade se for o caso.
meus amigos nao podemos esquecer de ser defeito na propria central eletronica,telecarregamento . valeu
Olá pessoal , apesar de não haver código de falhas registradas na memória de avarias e o sinal da sonda lâmbda 1 ( pré-cat ) estar oscilando rapidamente não foi suficiente para o diagnostico.
Um colega aquí do forum me sugeriu testar com outra sonda Lâmbda e o problema foi resolvido, agora ele voltou a fazer 9,5 KM / L com etanol trafegando em estradas.
A sonda antiga do veículo eu vou verificar com mais detalhes usando o osciloscope.
Que bom q vc resolveu Siqueira, e agradecemos o retorno, mas o problema era mesmo A/F errado, pois se a sonda estava com porblemas(ela é uma das peças de fundamental importância para este ajuste), o sistema se perde e ajusta o combustível pra mais, ficando com consumo elevado, ja peguei outros carro da GM com as mesmas caracteristicas, não tem falha na injeção a sonda aparentemente trabalha, mas não tem um tempo de resposta ótimo pra regular bem a central, ai fica com consumo exessivo. Se os sistemas vão evoluindo, as peças ficam cada vez mais exigidas.
>Olá pessoal, preciso de uma luz aquí
O cliente comprou este carro a pouco tempo, está fazendo 6 KM/ L com etanol , e 8 KM/ L com gasolina na estrada , está com alto consumo.
Este veículo já esteve na concessionária fazendo a ultima revisão e o problema persiste.
sonda 1 OK
sonda 2 OK
sensor de temperatura OK
valvula termostática OK
Alguma sugestão ?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FUI EM UMA PALESTRA DE LANÇAMENTO DO NEW KAPTOR ESTA SEMANA E ENTRE AS FUNÇOES PRA ESTE VEICULO
A SONDA LANBDA INICIALIZA SE PELO SCANER, ( TIPO HABILITAR ) USUARIOS DA ALFATESTE CHEQUEM ISSO AI.
AI ZAZA AGORA É CONTIGO.
>Olá pessoal, preciso de uma luz aquí
sonda 1 OK
sonda 2 OK
sensor de temperatura OK
valvula termostática OK
Alguma sugestão ?
FUI EM UMA PALESTRA DE LANÇAMENTO DO NEW KAPTOR ESTA SEMANA E ENTRE AS FUNÇOES PRA ESTE VEICULO
A SONDA LANBDA INICIALIZA SE PELO SCANER, ( TIPO HABILITAR ) USUARIOS DA ALFATESTE CHEQUEM ISSO AI.
AI ZAZA AGORA É CONTIGO.
MEU AMIGO SONENE IREI ME INFORMAR MELHOR A RESPEITO DESSE NEW KAPTOR EM RELAÇÃO AO AGILE
AGORA PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE NÃO TEM NENHUMA LITERATURA SOBRE ESSE VEICULO , VOU DEIXAR AQUI UMA CONTRIBUIÇÃO .
Sensor de oxigênio 1 e 2
O sensor de oxigênio informa, por sinal elétrico , ao módulo de comando qual é a concentração de oxigênio existente nos gases de escape do motor .Ele gera sinal preciso exposto a temperatura acima de 300 graus , devido as propiedades da cerâmica utilizadas no sensor .Possui resistência interna aquecedora , para reduzir o tempo que o motor funciona sem correção de mistura quando esta frio ,essa resistência é alimentada positivamente pelo relé principal e alimentada negativamente pelo MC, controlada por pulsos eletricos tipo PWM, sensor hego 1 envia continuamente tensão eletrica que oscila entre 50mV e 900mV para o MC, o sensor hego 2 em temperatura de trabalho gera um sinal próximo de 450 mV com pequena oscilação do sinal , sua função é monitorar continuamente a eficiência do catalisador , caso falha no catalisador seu sinal fica bem parecido com o sensor hego 1.
Caso tenha falhas
Caso o sensor Hego deixe de funcionar corretamente , haverá um aumento de CO nas emissões do veiculo , perda de eficiência do motor e um aumento no consumo de combustivel (+ou - 15%).A lâmpada de anomalia não se acende imediatamente no painel de instrumentos em casos de perda de sinal por contaminação do sensor (travado em mistura rica ou mistura pobre ),pois o módulo tenta por um tempo progamado corrigir a condição da queima antes de entrar em malha aberta e indicar a avaria , porém, em alguns casos ,como quebra do elemento sonda ou aquecedor interno inoperante , a mesma lãmpada pode se acender no momento da avaria .
O teste com osciloscópio é a melhor maneira de visualizar o sinal gerado e o tempo de resposta do sensor para poder concluir sobre real condição .Na tela do oscilóspio é possivel verificar um sinal , semelhante a uma onda senoidal .Verifique na rampa de subida , o intervalo de tempo entre os pontos de 300mV e 600mV.
Esse tempo de resposta deve ser menor que 300mS, se encontar um sensor com tempo de resposta acima de 300mS, subistitua o sensor por um novo e verifique se as emissões do veiculo estão em acordo com a legislação.
Esses testes são conclusivos , porém exigem o uso do osciloscópio e analisador de gases .Entretanto, apenas com o uso do multimetro é possivel verificar seu sinal de resposta (selecionar VDC,tensão continua) e atestar se está respondendo ou não .Esse teste é conclusivo se o sensor estiver inoperante , mas não é conclusivo se estiver respondendo .
1 - teste - Motor : em temperatura de trabalho, após o acionamento do eletroventilador .
- Sensor 1: mantenha em marcha lenta e faça a medição do sinal do sensor .
- Sensor 2: mantenha em 2500rpm por +ou- 2 minutos e desacelere , assim que a rotação estabilizar (marcha lenta ) deve se fazer a medição do sinal do sensor .
Tensão de respsota com catalisador aquecido :
Sonda 1: 50 a 900 mV
sonda 2: 400 a 500 mV
Alimetção da sonda 1: 12,6 volts
" "2 ,6 volts
Resistência do sensor 1: 9, 0 ohms
" "2: 10,0 0hms
Medir a resistência do sensor em bancada para que não haja alteração do valor da resistência elétrica devido à temperatura do coletor de descarga , evitando um diagnóstico incorreto .
:(
Olá , a unica novidade neste sistema Multec H com o protocolo CAN , perante o scanner é a inicialização da sonda Lãmbda ?
O sistema multec H antigo era usado o protocolo KW2000.
Pessoal eu não confio na maior parte dos clientes que reclamam de consumo elevado e na duvida eu coloco somente dois litros no carros ou faço teste com uma bomba por fora do veiculo !
Esses dias um cliente reclamou que um New Civic 2007 estava fazendo 6km-L e quando fui testar com dois litros no tanque fez 29,5 Km com 2 lts.
No Agile vejo dois defeitos neste carro. 1 reprogramação da central - 2 a resistência da sonda estraga aos 15.000km as vezes
Reprogramação na central, combustível de má qualidade ou motorista braço duro !