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Respostas:
<t><p>Prezado. Acho que pode acontecer de o amigo gastar um monte de horas, ter uma trabalheira danada gambiarrando um motor cheio de folgas e no fim das contas o serviço ficar ruim, porque, por exemplo, se os cilindros estiverem muito ovalizados não vai adiantar brunir, trocar anéis e colocar pistões de ferro velho. No fim das contas o amigo vai gastar dinheiro duas vezes porque o serviço possivelmente vai ficar ruim tendo que ser refeito. Meu conselho, e acredito que deve ser o conselho de todos os participantes do fórum é que tal gambiarra não seja feita. Um jogo de pistões de ferro velho deve custar bem caro, porque os donos de ferro velho não são bobos e não vão vender peças a preço de banana podre na feira. Vão querer algo em torno de 70% do preço de pistões novos, ou mais.... Abraço.</p></t>
<t><p>Colega: </p> <p>1° Qual e o motor em questão? </p> <p>2° Quanto de dinheiro você tem disponível para gastar? </p> <p>3° Quem vai fazer o serviço, você mesmo ou amigos que não vão cobrar? </p> <p>4° Fazer gambiarra para vender o veículo, não faça isto ( Se ponha no lugar de que for comprar ) </p> <p>Obs: Quando você diz fazer gambiarra, uma oficina que se preze e tem nome não faz o serviço, por varias razões ( O proprietário autoriza a tal porcaria mas como e porcaria não dá tão certo e começa o tal retorno e algum donos destes carro começam a difamar a oficina dizendo <b>O SERVIÇO NÃO FICOU BOM A OFICINA NÃO PRESTA></b> ) </p> <p><b>O melhor a ser feito</b> </p> <p>Então compre um motor no ferro velho ou venda o carro como esta, por você no tópico de Funilaria já pede ajuda como pintar um carro queimado pelo fogo, imagino o estado deste veículo. </p> <p>att. Diaz</p></t>
<t><p>:( P0rque nao financiar em 4,5,6,8,vezes pro cliente peças retifica mao de obra,sinceramente,nao faça paliativos vai queimar seu </p> <p> ponto,se for dono da oficina nao tente agradar vai dar dor de cabeça,faça acoisa certa boa sorte.</p></t>
<t><p>Esse tipo de quebra galho só deve der tentado se for feito pelo próprio dono não gastando mão de obra de mecânico. e conforme já foi dito é bem possível que não fique bom. Um bom mecânico não pega esse tipo de "serviço", e se pegar não vai dar garantia de nada. Ficou ruim? Azar o seu! Abraço.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Esse tipo de quebra galho só deve der tentado se for feito pelo próprio dono não gastando mão de obra de mecânico. e conforme já foi dito é bem possível que não fique bom. Um bom mecânico não pega esse tipo de "serviço", e se pegar não vai dar garantia de nada. Ficou ruim? Azar o seu! Abraço.</QUOTE> </p> <p>Concordo com vc, se a mão de obra vai ser paga, o valor será o mesmo para peças novas ou usadas. </p> <p>Aqui nunca que pego um serviço "paliativo" como esse. O dono do carro para fechar o paliativo vem todo mansinho, pedindo "me ajuda", depois não fica do gosto dele, volta na oficina, dá escândalo, e ainda diz de boca cheia "vou no procon":</p></r>
<t><p>Se o motor está fumando, tenta revisar apenas o cabeçote, descarbonizando geral, trocando os retentores de válvulas e esmerilhando as mesmas. É um serviço relativamente barato e que tem grande chance de resolver.</p></t>
<t><p>ESTE TIPO DE TÓPICO DEVERIA SER BANIDO DELETADO JUNTAMENTE COM O MECÂNICO QUE C SUJEITA A GAMBIARRA SÓ DENIGRE NOSSA IMAGEM . </p> <p>NO MEU CARRO NÃO FAÇO NO DE UM CLIENTE PROVO COM A+B Q SÓ TRAZ DOR DE CABEÇA MESMO QUE PARRA VENDER E C MEU CHEFE PRECISA DE MIM NA OFICINA NÃO ME PEÇA PARRA FAZER GABIARRA. </p> <p>MÃO SOU CONTRA REPARO PARCIAL DESDE QUE O MESMO ESTEJA DENTO DE TOLERÂNCIAS DEVIDAS MAS COMO O TÓPICO DIZ GAMBIARA EU ABOMINO :</p></t>
<t><p>Boa noite, respeito a opinião contaria de muitos que se manifestaram contra ao assunto abordado no tópico , porem devo esclarecer que a sua realidade de recusar esse tipo de trabalho ,não é mesma encontrada em cidades do interior , onde o cidadão tem um fiat 147 , fusca, chevette, uninho da vida , e sem muitos recursos para consertar o seu veiculo e pagar por uma retifica muito mais que vale o seu veiculo , á constar aqui se compra e vende carros na faixa de 500 á 2000 reais - Essa é nossa realidade, alguns até disseram que isso é dor de cabeça e acabam difamando a oficina, Aqui nossa realidade é oposta a isso, aqui o que é combinado é levado ao fio do bigode , geralmente com o pessoal do interior a palavra nao faz curva, o que foi combinado nao é caro, OBVIO que o proprietário é alertado e avisado que trata-se de uma medida paliativa, sem garantia , é dito claramente que é só um quebra-galho. </p> <p> Por fim vejo o tópico tomou um outro rumo como inúmeros tópicos do fórum,muito distinto do que foi perguntado, o que se vê é um monte de palpiteiros de plantão que nada acrescentam , e vem aqui expor suas opiniões pessoais sobre o assunto que se quer é o tema abordado, e leva o topico pra banalidade ,onde poderia ser aproveitado para aquisição de algum conhecimento sobre o que foi perguntado. </p> <p>:)</p></t>
<t><p>Prezado Lucas. Não fique zangado com a galera. Gambiarra é um caso sério... Se o motor de um carrinho velho já está sambado, é complicado fazer uma gambiarra e ele ficar razoável ou bom. É tentativa que as vezes pode até ficar pior do que já estava, queimando mais óleo, etc. Um colega meu de trabalho uma vez comprou um Chevette (acho que era 82 a álcool )que por azar quebrou uma biela destruindo o motor e a solução que foi tentada foi a de comprar um motor inteiro no ferro velho. Pois bem. Com o motor do ferro velho o carro fumava tanto pelo suspiro do cárter que encharcava o filtro de ar com óleo e o carro acabava até desligando o motor. Foi tentada uma troca de anéis de pistão que eu mesmo fui comprar. Foi paga a mão de obra, e voltou a ficar a mesma porcaria. Meu colega acabou vendendo o carro para não se aporrinhar mais. Veja na pratica o resultado de uma gambiarra. A culpa é do mecânico? Claro que não. É complicado. Já diziam os antigos que qualidade tem preço e o barato sai caro. Se o pessoal da sua região tem carrinhos antigos conforme citado e não dispõe de grana para a manutenção, fica difícil, não sei o que postar a respeito. Abração. </p> <p>P.S. Muitos reparadores do fórum tem oficinas onde os clientes tem veículos caros e sofisticados, tipo BMW, etc, e esperam/exigem um serviço impecável, de preferencia perfeito. Isso tem um preço. É complicado realizar certos tipos de serviço a preço baixo, dando jeitinho.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Amigo, sobre medidas paliativas lhe digo somente uma coisa: corra! </p> <p>Cidade pequena, grande, média, independente de se levar a fio ou não a palavra se o cliente se sentir lesado seja por intermédio de outra pessoa ou não ele vai procurar se defender! </p> <p>Eu normalmente não faço e aqui em São Carlos, sendo uma cidade mediana em questão de habitantes, dificilmente acho que algum mecânico faria, salvo raras excessões. Adote a idéia que nosso amigo acima disse, faça um documento sobre os termos e peça para o cliente assinar e reconhecer firma, documente, deixe claro no documento que não é uma medida correta e que é do conhecimento do mesmo. Somente depois disso feito e reconhecido firma em suas mãos você inicia o trabalho, caso contrário, se ele se recusar não o faça.</QUOTE> </p> <p>E o serviço fica uma Merda e o caso vai a Juri. </p> <p>Culpado, Decide o Juiz. o proprietário não tem a Obrigação de Entender de Mecânica. </p> <p>Meu Filho hoje você é Responsável até pelas peças que ELES compram. instalou, comprou a bronca.</p></r>
<r><p><QUOTE><i>></i>Amigo, sobre medidas paliativas lhe digo somente uma coisa: corra! </p> <p>Cidade pequena, grande, média, independente de se levar a fio ou não a palavra se o cliente se sentir lesado seja por intermédio de outra pessoa ou não ele vai procurar se defender! </p> <p>Eu normalmente não faço e aqui em São Carlos, sendo uma cidade mediana em questão de habitantes, dificilmente acho que algum mecânico faria, salvo raras excessões. Adote a idéia que nosso amigo acima disse, faça um documento sobre os termos e peça para o cliente assinar e reconhecer firma, documente, deixe claro no documento que não é uma medida correta e que é do conhecimento do mesmo. Somente depois disso feito e reconhecido firma em suas mãos você inicia o trabalho, caso contrário, se ele se recusar não o faça.</QUOTE> </p> <p>E o serviço fica uma Merda e o caso vai a Juri. </p> <p>Culpado, Decide o Juiz. o proprietário não tem a Obrigação de Entender de Mecânica. </p> <p>Meu Filho hoje você é Responsável até pelas peças que ELES compram. instalou, comprou a bronca. </p> <p><b>Seu Mané</b> , </p> <p>Falou tudo e bem em português, fica uma merda e depois vai para pequenas causas. </p> <p>Apoiado. </p> <p>att> Diaz</p></r>
<t><p>Um conhecido meu fez um ( R.T.I. ) Reparo Técnico Improvisado dessa forma como descrito, pois o dono do carro ia vende-lo, porem o novo dono pegou o carro que não prestou, foi reclamar com o dono antigo, este mandou que ele se dirigisse a oficina que o serviço estava na garantia, e o assunto não era mais com ele. Só o aborrecimento de ter que explicar a situação dentro da oficina na frente de outros clientes já não vale apena. </p> <p>Isso judicialmente é de responsabilidade da oficina totalmente.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Um conhecido meu fez um ( R.T.I. ) Reparo Técnico Improvisado dessa forma como descrito, pois o dono do carro ia vende-lo, porem o novo dono pegou o carro que não prestou, foi reclamar com o dono antigo, este mandou que ele se dirigisse a oficina que o serviço estava na garantia, e o assunto não era mais com ele. Só o aborrecimento de ter que explicar a situação dentro da oficina na frente de outros clientes já não vale apena. </p> <p>Isso judicialmente é de responsabilidade da oficina totalmente.</QUOTE> </p> <p>Aconteceu com um colega que trabalhava para uma revenda de usados: eles compraram o kit de juntas do motor paralelo do Clio 1.6 16v, e o mecânico pediu pelo menos a junta do cabeçote original, e eles não quiseram comprar pois só faltavam 20 dias p terminar a garantia. Resultado, vazou óleo na junta e eles mandaram direto no mecânico, dizendo que eles não tinham nada com isso, e ainda por cima o dono do carro chegou dando o maior barraco na oficina...</p></r>
<t><p>Bom dia galera, Bem eu lí todos comentários , e pelo posicionamento unânime pude concluir que realmente medidas paliativas em motores não é viável , o que me fez desistir da ideia , pois como o colega citou não adianta tirar a corda do pescoço do cliente e colocar no nosso. </p> <p> Bem,aqui na região o pessoal negocia muito carro com motor "fumando" e sempre é a mesma historia , "é só trocar os anéis" , bem pessoal pela experiencia de voces , até que ponto essa historia de "só trocar anéis " é verdadeira, e se essa simples troca de anéis pode afetar algum outro componente do motor.</p></t>
<t><p>Prezado Lucas. Você leu o meu post acima sobre o Chevette que teve os anéis trocados numa tentativa de diminuir a vazão do suspiro de óleo? Essa história é verídica. O cara pagou a mão de obra para a retirada do motor e substituição dos anéis e não adiantou NADA. Foi jogar dinheiro fora. Os cilindros estavam certamente desgastados e fora de tolerância. Abração.</p></t>
<t><p>Colega Lucaskbrx: </p> <p>Defina com testes bem simples o seu motor: </p> <p>1° Dirija até um subida na sua região de pelo menos 45° graus, no meio desta subida para o veículo desligue o motor engrene a 1° marcha </p> <p>e em seguida solte o freio de mão, veja o veículo não está segurando ele volta com pequeno solavancos ??? </p> <p>..........................SIM <b>ou</b> NÃO..................... </p> <p><b>2° Veículo funcionando, deixe em marcha lenta esta queimando óleo????</b> </p> <p>...........................SIM ou NÃO........................... </p> <p> </p> <p>Caso não está queimando vá para a 3° etapa da analise. </p> <p><b>3° Deixe em marcha lenta por alguns segundos ( 15 segundo ) acelere queimou óleo?</b> </p> <p>...............................SIM ou NÃO.............................. </p> <p>4° Verifique a vareta do óleo do motor, remova e verifique com motor funcionando, o que acontece ?? relate; </p> <p><b>Com estes testes já e um começo para definir o que vai fazer, se o defeito e cabeçote, anéis ou motor fraco.</b> </p> <p>°°°°°°°°°°°°°°°°°°° Dúvidas???? °°°°°°°°°°°°°°°° </p> <p><b>att, DIAZ</b></p></t>
<t><p>Senhores....Esse post deu pano pra manga.....Gostei!</p></t>
<t><p>ola,dando um pitaco no topico, me diz uma coisa, qual o valor da mão de obra cobrado ??? o mesmo de um conserto bem feito ??? ou um valor menor pelo R.T.I (quase chorei pelo termo) pois se o cliente não tem pra pagar o certo vai ter pra pagar o R.T.I. ???</p></t>
<t><p>Rachei aqui com o RTI também kkkkk</p></t>
<t><p>-ta de sacanagem o cara que se diz mecanico de a cara de pau de perguntar isso</p></t>
<t><p>kkkkkkkk muito boa !</p></t>