Pessoal, estou fazendo o motor de um Prisma 1.4 econoflex.
Da 1º vez foi retificado o cabeçote, o bloco foi usinado e aberto p/ 0,50, pistões da marca KS pois a Metal Leve não fornece pistão se não for STD, vira brequim retificado, enfim, tudo novo. Após o funcionamento do motor, com ele frio, apareceu um barulho que parece ser de saia batendo mas quando quente o barulho aumentou.
Abrimos o motor novamente e foi verificado que na camisa do 1º e 4º cilindro estavam riscados. Mandamos vir um outro jogo de pistão e mandamos o bloco p/ retífica a fim de tirar os riscos e medir os cilindros. Tudo ok. Montamos o motor novamente e o barulho permaneceu o mesmo. Desmontamos novamente o motor e verificamos que o 4º cilindro riscou novamente, mandamos o cabeçote p/ retífica verificar se tinha algo de errado e nada, tudo ok! O bloco dessa vez foi encamisado e colocado os mesmos pistões STD, trocamos a bomba de óleo, juntas todas novas, rolamento tensor da correia do comando novo, tudo feito novamente, e o barulho continua lá, não sei mais o que fazer!
Alguêm pode me dar um help!!??
Obrigado
Respostas:
amigo nao sei se entendi direito!! a ultima vez vc encamisou o bloco e colocou os mesmos pistoes originais??
depois desta lambança toda o melhor seria comprar um bloco novo da GM vem completo menos cabeçote.
Concordo com vc Denicol, mas no momento gostaria de saber se alguêm teria alguma idéia de imediato.
Obrigado
pois é kaneto como vc encamisou o bloco tinha que ter colocado pistoes novos..esse motor é super simples nao tem segredo, vc nao montou os pistoes com a seta para o lado oposto?
Não, os pistões estão certos, mas o barulho é o mesmo de quando estava com pistões Ks, e foram dois jogos de pistões novos!! Fora esse STD.
mas marcou (riscou) muito a saia dos pistoes?? Tlvz o barrulho na seja dai, vc retificou o virabrequim tbm? que oleo esta usando? tem pressao boa?
Aposto em bielas empenadas ou embuchamento das mesmas
Sim, o vira foi verificado, não têm folga. Pressão de óleo com motor frio fica em 7 e motor quente entre 3,5 à 4, óleo AC DELCO 5W30
Paulista_ escreveu:
Aposto em bielas empenadas ou embuchamento das mesmas
provalvelmente esta acontecendo ou um erro de retifica com as folgas de camisa fora de expecificação ou um erro de montagem , vc ´pode estar montando a posição dos pistoes erradas como o colega falou , pois eu, nos meus 24 anos de experiencia nunca montei um motor novo que tenha dado este tipo de sintoma apos a montagem sempre lembrando que a retificadora tem um papel muito importante na qualidade da retifica dos componemtes para uma pefeita montagem do motor.
Os pistões são colocados prensados e já foi verificado se as bielas estavão empenadas. Nada tudo normal
Já fizemos isso, parece que o ruido diminui, mas não desaparece
saia só bate na descida de giro
pino com folga bate fase de torque
e nao na descida de giro
faz um teste retire a centelha de cilindro por cilindro
para identificar quais fazem ou deixam de fazer som
pino bem retificado se prova com o calor das maos
segura se o pino uns instantes com a mao fechada
e ao tentar colocar no pistao ou na biela este nao deve entrar com facilidade
caso contrario num tá bom
é velho essa manha assim como eu tumbem...rsrs
Já fizemos esse teste da centelha e o barulho não nuda nada
entao nao é nem pino e nem saia
o som pode estar vindo ou do comando ou dos tuchos...!
funcione o motor sem tampa de valvulas e com uma mangueira localize o som...!
Já funcionamos o motor sem a tampa e o barulho está na parte de baixo.
Esse barulho é super parecido com o do câmbio, mas mesmo pisando na embreagem ele continua.
sera que voce nao esta tentando tirar o som caracteristico do sistema very high compression cujos pistoes ultrapassam o bloco...? ou o som é alto realmente...?
solte um pouco o cabeçote e funcione alguns segundos para testar o som...
Não, o som não é alto, e o pistão não ultrapassa o bloco, mas parece que encontramos o maldito barulho, se realmente for o que foi verificado, eu falo p/ vcs.
Se colocou a vela errada depois de um tempo o bichinho comeca a falhar ..rsrsrs Mas parceiro , qual o motivo q vc retificou o motor por completo?? ele travou ou aqueceu? O virabrequim nao esta empenado? biela empenada? os pistoes sao o correto para o carro? Esse barulho aparece na aceleraçao ou na desaceleraçao? O camarada da retifica esta dando suporte para voce?? geralmente eles correm para o mato =\
Outra coisa, o sensor de detonaçao esta no torque correto? o sincronismo esta correto? a central pode estar alterando o avanço e esta dando pre igniçao e gerando esse barulho..
artcambio escreveu:
saia só bate na descida de giro
pino com folga bate fase de torque
e nao na descida de giro
faz um teste retire a centelha de cilindro por cilindro
para identificar quais fazem ou deixam de fazer som
pino bem retificado se prova com o calor das maos
segura se o pino uns instantes com a mao fechada
e ao tentar colocar no pistao ou na biela este nao deve entrar com facilidade
caso contrario num tá bom
é velho essa manha assim como eu tumbem...rsrs
tu é do tempo que se calçava bronzina com papel laminado de cigarro pra eliminar folga
Já pensaram na possibilidade da junta do cabeçote estar com aplicação errada fazendo com que os pistões batam nela??
1961 mais precisamente, uma vida inteira de automoveis
tres geraçoes no total
primeiro os carroes importados
depois mais adiante a autolatina
e finalmente os atuais
e voce tem historia pra contar...?
incomoda ser experiente né...?
kkkkkkkkkk
deve colocar pistões novos e montar com novo catalizador
rever gaiola do comando de valvula e kit de comando, de uma olhada nos bicos injetores.
MECÂNICO REPARADOR EDUARDO AUTOLIBA.
DUVIDAS E SOLUCÕES.
TENTE COLOCAR JUNTA DO CABECOTE ORIGINAL.
SERÁ QUE COLOCOU JUNTA DO MOTOR ANTIGO.
EDUARO AUTOLIBA.
ESPERO TER AJUDADO
O DEFEITO AI ESTA OU NA JUNTA DE CABEÇOTE OU NA BOMBA
DE OLEO
JUNTA DE CABEÇOTE DO 1.0 INSTALADA NO 1.4 O PISTÃO PEGA
NO ANEL DE AÇO JÁ PEGUEI UM COM ESSE TIPO DE PROBLEMA O
BARRULHO CARACTERISTICO DE BATIDA DE TUCHO.
BOMBA DE OLEO,TAMBEM TEM DIFERENÇA SE FOR INSTALADA A ANTIGA
MUDA O ANGULO DE SINCRONISMO CAUSANDO BATIDAS NO MOTOR E PERCA
DE POTENCIA.
os pistoes em vhc um projeto patenteado da chevrolet chamado arara azul que ultrapassa o topo do bloco e que tem um software de controle de avano unico e exclusivo evitando as detonaçoes
deveria ser montado conforme normas rigidas de controle
e nao de suposiçoes tentativas e fracassos
sem ao menos seguir normas tecnicas
e o fim do mundo...!
subito, relogio comparador, micrometro dilataçao de materias existem a long time...!
e ainda vem me chamar de velho como no caso do cepacol ai acima
deveriam os profissionais ao atender um cliente dizer eu sei e vou fazer porque sou capacitado
ou eu nao sei nao vou vou fazer sinto...!
ahhhhhhhhhh vai si f
kaneto tem algo a dizer sobre essa dica dos colego mecânico
Eduardo
Caro amigo Eduardo, vc já sabe o que o jovem respondeu né, não vou postar pq corro o risco de ser expulso....kkk
ducallus escreveu:
kaneto tem algo a dizer sobre essa dica dos colego mecânico
Eduardo
Ele falou tbm p/ vc trocar o saco pq esse está estragado
colegas voceis estão enganodos, agora terei mais forças.
tenha bom dia.
Eduardo