Boa tarde amigos, estou com uma Frontier 2.5 2010 na minha oficina, não estou muito familiarizado com sistema Diesel porem o carro e de um amigo próximo então resolvi pegar para uma tentativa... o problema é o seguinte: Carro bate na chave pega normal de primeira, na lenta fica normal redonda, porém ao acelerar o motor não tem força, custa chegar aos 2500 a 3000 RPM... porém se desligar o carro e voltar a ligar logo em seguida ele volta ao normal, giro sobe, a força volta e tudo mais! Só que depois de um tempo o problema acontece de novo, as vezes logo em seguida e as vezes anda o dia inteiro normal... Passei meu Scanner e está me apresentando o código P0089 (Regulador de Pressão do Combustível) Pesquisei e vi muitos casos semelhantes na internet mas cada um era um defeito diferente... então antes de sair trocando regulador e etc, gostaria de uma opinião de alguém que já tenha pegado algo desse tipo... Detalhe: analisando os parâmetros do motor em funcionamento a Pressão do Combustível e o Volume de Ar de Entrada estão com valores um pouco acima do máximo indicado pois meu scanner me da os valores Min e Max!
Agradeço qualquer ajuda desde já!
Respostas:
Olá,
Verifique,
Filtro de combustível.
Vazão de retorno dos injetores.
Estando ok, remova a bomba de alta pressão e encaminhe para teste.
Isso pra começar...
Boa sorte.
Os filtros são novos... vou medir vazão amanhã porém não sei quais os parâmetros corretos desse carro pois minha enciclopédia não inclui a linha Diesel.
SEGUE AS DICAS DOS AMIGOS QUE VC VAI SOLUCIONAR SEU B.O ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Alguém sabe me dizer se esse carro tem uma bomba elétrica de baixa ou ela é incorporada na bomba de alta?
Retirei hoje o tanque fora para averiguar possíveis problemas porém mesmo com muita sujeira em torno do tanque, dentro dele estava legal... e pra meu desapontamento não possuía a bomba elétrica de baixa como eu imaginava, era somente o pescador e o sensor de nível!
A vazão desse sistema, você verifica pelo scanner " retorno débito dos injetores "...
Esse modelo utiliza uma bomba de engrenagens integrada a bomba de alta pressão.
Essa bomba de engrenagens succiona o combustível do tanque a própria bomba de alta.
Por isso a importância de remover e testar em bancada.
Outra coisa, antes de desmontar e tirar a bomba fora será que tem chances do problema estar na válvula MPROP (reguladora de pressão)?
Eu retirei ela e desmontei para analisar mas ao meu ver estava limpa sem corrosão interna então montei novamente mas não cheguei a testar o acionamento dela pois não sabia ao
Certo qual a tensão que ela trabalha então fiquei com medo de acabar queimando a mesma!
Olha amigo,
Qual scanner você utilizou?
O acionamento da válvula de controle da pressão "solenoide" se dá por tensão modulada PWM.
Pela minha experiência com sistemas common rail, te aconselho à remover a bomba e bicos e encaminhar à uma boa empresa para teste. Geralmente 90% das falhas em sistemas diesel eletrônicos está relacionadas à desgaste na bomba de alta pressão e injetores.
Onde trabalho, sempre oriento meus clientes a realizar esse procedimento como preventiva. Pois quando o veículo começa à apresentar falhas de injeção os componentes quase sempre já entraram em colapso ficando bem oneroso o orçamento.
Esse código P0089 pode ser relacionado a 3 coisas: Válvula moduladora (mprop) da bomba; Sensor de pressão do rail; Válvula de alívio de pressão do rail.
Junto com esse código, você tem que verificar 2 coisas no scanner, de preferência quando ela der o problema: Pressão no rail e corrente na bomba. Essa corrente na bomba é relacionada a abertura da válvula moduladora. O normal é trabalhar, na marcha lenta e com o motor aquecido, não abaixo de 1800 mA. Até uns 1750 mA pode ser considerado normal. Abaixo de 1700 mA é ruim, significa que a válvula está trabalhando mais aberta para conseguir manter a pressão no rail. A pressão no rail que queremos encontrar, marcha lenta, motor aquecido, é na faixa dos 320 a 350 bar. Até 300 bar é aceitável, abaixo disso não é tão bom.
O que eu recomendo que você faça: 1) Retire a válvula dosadora da bomba, o sensor de pressão do rail e a válvula de alívio de pressão do rail. Essa válvula de alívio de pressão do rail é uma peça sextavada que fica no final da flauta, do lado oposto ao sensor. 2) Lave bem as peças, com bastante descarbonizante e coloque elas dentre de uma cuba de ultrassom de máquina de limpeza de bicos, com o chicote da máquina ligado à válvula da bomba, para que esse pulse durante o ultrasssom, pode deixar 30 min. A válvula da bomba tem que pulsar, se não pulsar o embolo está travado. Force ar comprimido pela válvula de alívio de pressão da flauta, no sentido oposto à passagem de combustível, isso ajuda a limpar a peça. 3) Monte novamente as peças no motor e faça o aprendizado de bomba.
Eu costumo também, com a válvula da bomba em mãos, retirar a trava, o êmbolo e a mola interna da válvula. Pego uma lixa 600 e dou uma lixada tanto no cilindro como no êmbolo, dou uma leve esticada na mola para ela ter mais pressão (coisa pouca) e monto novamente, a maioria das válvulas essa mola interna vai ficando cansada e não consegue empurrar o êmbolo com a força necessária, mas com essa atenção você consegue resolver isso.
É um problema simples, quase sempre relacionado a sujeira nessas peças. Muito raramente tem necessidade de trocar alguma coisa.
Att.
Enrico.
Se a parte elétrica da válvula da bomba tivesse com defeito, ela nem ligaria.
Não olhe os dados de injeção da Frontier por análise gráfica, nenhum scanner que eu conheço sabe os valores ideias de funcionamento da Frontier.
420 bar na marcha lenta acho pouco provável, não costumam dar mais que 360, 380 bar no máximo. Por isso eu digo, não olhe com a análise gráfica e sim com os dados numéricos apenas.
Fico no aguardo da informação referente à corrente na bomba, pra saber se está dentro da normalidade.
Enrico.
Uma coisa que acabei de descobrir.. tirei a mangueira de entrada da Borboleta de aceleração e percebi que a mesma está totalmente aberta, mesmo com a ignição desligada! Tirei o corpo de borboleta fora pra ver e realmente ela não fica fechada, mesmo empurrando com o dedo ela faz pressão para abrir! Desculpa minha ignorância mas isso não pode estar certo né? Minha experiência é com gasolina porém acredito que a borboleta seja o mesmo funcionamento tanto na gasolina quanto no Diesel... engraçado que quando se liga a Ignição ela não faz nada mas quando desliga ela fecha e logo em seguida reabre ficando totalmente aberta novamente mesmo com a chave desligada...
Isso é normal em motores diesel.
A borboleta não serve como "dosador" da massa de ar como no ciclo otto.
Ela atua bloqueando a sobrealimentação da massa de ar para permitir a recirculação dos gases de escape ( EGR ) até o coletor de admissão.
Fiz todos os testes que estavam a minha altura com a ajuda de vcs, porém nada foi resolvido então resolvi mandar o carro para uma oficina especializada na linha Diesel no qual após diagnóstico me disseram que o problema estava na bomba mesmo e que a mesma precisa ser reparada!
Agradeço a todos que me ajudaram, toda ajuda sempre é muito bem vinda! Abraços
Podia ter apresentado os dados referentes a corrente na bomba e pressão no rail após as intervenções que você realizou. Não querendo saber mais que os outros, mas é MUITO DIFÍCIL uma bomba dessa Frontier dar problema, sem antes dar problemas nos bicos várias e várias vezes. Elas são extremamente robustas.
O P0089 é mais fácil ser algum problema na válvula moduladora da bomba ou na válvula de retenção da flauta.
Um abraço!
Nós quem agradecemos pelo retorno.
Abraço.