PESSOAL BOA TARDE, ESTOU COM UM FOX QUE AO FUNCIONAR APOS ALGUNS SEGUNDOS O ELETROVENTILADOR DISPARA.
NO SCANER DA SISTEMA OK, CHEQUES OS RELES ESTÃO BOM A FIAÇÃO ESTA OK.
OBS. OS DOIS RELES ESTÃO ATUANDO O DE BAIXA VELOCIDADE E O DE ALTA, ALGUEM TEM ALGUMA INDEIA.
ABRAÇOS.
Respostas:
se no scaner ta ok é esquisito ,
quando isso acontece geralmente por falta de sinal do censor de temperatura
se da defeito nesse censor o eletroventilador liga,pod ser defeito da central.
esse carro tem ar cond?
GOL,FOX MOTORISAÇÃO 4BV
TODOS QUE PEGUEI COM ESSE PROBLEMA ERA SENSOR DE TEMPERATURA.
AS VESE PODE FICAR LIGANDO ALEATORIO TAMBEM!!
teste a alimentaçao do sensor de temperatura
veja se o sensor nao esta em curto
6500 - Falha no circuito do sensor de temperatura do motor
Verificações:
- verificar fiação quanto a circuito aberto ou curto circuito.
- verificar continuidade do fio do term. da 74 UC.
- verificar o aterramento do sensor
- verificar o sensor. Comparar com os valores da tabela.
Temperatura Resistência
(ºC) (Kohms)
25 1,8 a 2,3
40 1,0 a 1,4
80 0,26 a 0,37
100 0,14 a 0,22
Verificar os mesmos valores, medindo o terminal 74 da UC.
- com a ignição ligada e o sensor desligado, medir tensão no fio correspondente
ao term. 74 da UC.
valor = 5 volts aprox.
16501 - Falha no circuito do sensor de temperatura do motor
Verificações:
- verificar fiação quanto a circuito aberto ou curto circuito.
- verificar continuidade do fio do term. da 74 UC.
- verificar o aterramento do sensor
- verificar o sensor. Comparar com os valores da tabela.
Temperatura Resistência
(ºC) (Kohms)
25 1,8 a 2,3
40 1,0 a 1,4
80 0,26 a 0,37
100 0,14 a 0,22
Verificar os mesmos valores, medindo o terminal 74 da UC.
- com a ignição ligada e o sensor desligado, medir tensão no fio correspondente
ao term. 74 da UC.
valor = 5 volts aprox.
Se não verifica, possível defeito na UC.
Nota: visualizando, no equipamento de teste, o parâmetro "Temperatura do Motor",
é possível verificar o funcionamento do sensor.
Durante o aquecimento as leituras deverão aumentar sem saltos ou
descontinuidades.
mesmo nao apresentando codigo esse testes sempre são validos, tem hora que o multimetro se desempenha muito bem.
Amigo verifica se o carro possui ar condiciondo, e se o mesmo tiver, da uma olhada se tem gàs e se esta ok, outro detalhe tem uns conectores ou sensores (tipo sensor de pressao ou pressostato, nao sei o nome certo ) nas mangueiras do ar condicionado veja se tem algum mau contato neles.
PESSOAL BOM DIA A TODOS, VERIFIQUEI O SENSOR COM O MUTIMETRO E A LEITURA NÃO BATE VOU TROCAR O MESMO E RETORNO.
DE ATEMÃO OBRIGADO A TODOS.