Colegas estou com esse veículo na oficina e a queixa do cliente é essa.
Desconectei o modulo e aterrei fiação da eletrovalvula e bomba a injeção de gasolina foi até a borboleta sem falhar, chequei valores fornecido pelo sensor de temperatura de agua e ar e estavam Ok mediante temperatura naquele momento; chequei funcionamento da sonda lambda ok, o Scanner acusava falha no medidor de nível de combustivel, testando na bancada não percebi divergência alguma na rampa do potenciometro e no painel marcava normalmente.O Scanner também indicava relação de 90% de etanol.
Meu Scanner "tecnomotor" não está conseguindo realizar o ajuste forçado para etanol ,da erro, tentei corrigir desconectando e conectando alguns componentes da injeção e após rodar alguns minutos a porcentagem se manteve a mesma.Alterei o nível do tanque para simular abastecimento e nada.
Alguém tem alguma dica sobre com realizar esse ajuste forçado acredito que o sistema de partida a frio não está entrando porque o módulo entende que há 10% de gasolina no tanque.
Sobre o o erro da bóia alguem tem dados dos valores de resistencia homica do marcador de combustivel?
Desde já agradeço por alguma dica.
Antonio.
Auto Mecanica Oliveira
R. Aspasia n. 172 Vila Silviania , Carapicuiba , Sp
Respostas:
meu amigo esses veiculos flex necessita de uma programacao feita para o combustivel que se encontra no tanque,para tal aconselho voce retirar todo o combustivel do tanque e colocar o combustivel que ha central esta programada andar alguns dias,depois ir gradativamente trocando de combustivel,a medida que a central perceber atraves do sensor do nivel de combustivel,sensor de temperatura e principalmente ha sonda lambda que irar pegar ha mistura estequiometrica e informa ha central para que seja feita ha resetacao e programacao,boa sorte
A solução é essa mesmo, esvazie o tanque, coloque 100% de gasolina, e rode um pouco com ele, a central vai reconhecer e (se não tiver com problema no circuito de sonda) se ajustar a mistura, funcionado normalmente.
É preciso maiores testes com o carro frio, e determinar com exata certeza o porque o carro não entra em funcionamemto, isto esta relacionado ao ciclo otto.
Se vc tem tecnomotor então entre em Simulador VAG(VW)Ten q ter o scanner com esta atualizaçõa, tem q ser sistema Marelli, se for sistema bosch não da, se for marelii entre no bloco 01 depois no bloco 10 e depois bloco 62 ai vc ira dar um comando pra UCE entrar em iniciar aprendizado, faça o teste de rodagem, isso deve mudar o A/F se ficar bom deixa assim, e após vc pode entrar novamente nos dois primeiros blocos e por fim se quiser optar por bloco 58(100%Alcool) ou 59(100%Gasolina) e faça o teste de rodagem novamente.
Colegas achei a falha, o carro dormiu na oficina e assim que chegeui pela manhã dei partida e ele não pegou, percebi pelo ruído que a bomba de etanol entrou, a eletrobomba parida frio tambem, removi o filtro de ar e removi a mangueira de injeção de gasolina e tentei de novo e não injetou apesar de ambas as bombas terem ligado novamente. Troquei a eletrovalvula de partida frio que ora funcinava ora não.
Obrigado pela dicas complementares
Sobre o rastreador o meu modelo é o "Rasther 2" da Tecnomotor não há a opção "Simulador"
Deixa ver se te ajudo, eu tb tenho o Raster 2, não lembro em que versão entrou o simulador do VAG da WV mas deve ser na versão 12, hoje estamos com a versão 17, enfim ligue o seu raster, outro veículo? diga sim,outro sistema? diga sim tb, ai entre na montadora VW, no início ou no final dos veículos aparece a opção SIMULADOR VAG, ai vc entra nele e afetua tudo o q o VAG da VW nas concesionárias fazem, entendeu? Ai vc tem q ter em mãos os códogos de acesso pra poder trabalhar, é um pouco complicado mas é uma bita ferramenta, poucos escanners tem este simulador,lembre tudo o q o VAG da VW faz neste modo vc tb faz, abraço.
Aproveitando o gancho do problema , me passaram um procediemnto forçado para colocar o sistema em modo de ajuste de combustivel. Basta pisar no freio e no pedal do acelerador até o final e ligar a chave de ignição mantendo assim por uns 15 segundos e depois soltar os pedais e ligar o motor deixando funcionar até acionar a ventoinha e depois rodar uns 10km com este veículo.E se quiser depois entra com scanner para ver como ficou o A/F.
Dexter
Só mais uma dica, no raster 2 o SIMULADOR VAG está entre os veículos e não no final, logo após a Saveiro OK.Digo isto pois no Raster mais antigo(MPI) estava no final ou no início da lista.
antonio_o_f escreveu:
Colegas achei a falha, o carro dormiu na oficina e assim que chegeui pela manhã dei partida e ele não pegou, percebi pelo ruído que a bomba de etanol entrou, a eletrobomba parida frio tambem, removi o filtro de ar e removi a mangueira de injeção de gasolina e tentei de novo e não injetou apesar de ambas as bombas terem ligado novamente. Troquei a eletrovalvula de partida frio que ora funcinava ora não.
Obrigado pela dicas complementares
Sobre o rastreador o meu modelo é o "Rasther 2" da Tecnomotor não há a opção "Simulador"
VALEU PELA RESPOSTA OUTRA COISA QUE INFLUENCIA NA PARTIDA A FRIO É O FATO DE ABASTECER O RESERVATÓRIO COM GASOLINA RUIM POIS ELA ENVELHECE E ENTOPE O SISTEMA PREJUDICANO A PARTIDA !!!!!!!! :