Bom esse carro chegou aqui na oficina com dificuldade de dar partida pela manhã, resumindo quando frio o carro fica muito ruim de pegar e trabalha afogando e depois que esquenta ele melhora e andar praticamente normal.
Já fizemos a leitura da UCE apenas um parametro não mostra a leitura dos gases a sonda não emite oscilação dos gases fica tudo 000000 então logo acredito que seja algum defeito nessa parte, já foi trocado velas, cabos limpeza do corpo de borboleta, limpeza dos bicos, troca de filtro de ar, gasolina e também já foi verificado até o ponto da correia.
Sem contar que na leitura o carro não apresenta nenhuma falha no motor realmente nenhuma falha. E o sistema e Marelli, e um detalhe o Dono do carro sempre usou gasolina nunca pois Alcool.
E reparei que vamos dar partida com o motor frio o sistema de corpo de borboleta na abre para entrada do ar dificultando mais ainda de manhã para o motor pegar.
Se alguem puder dar uma luz ae… Agradeço desde já!!!
Respostas:
Confesso que na minha oficina o Scanner não possui essa função e bem simples, então fiquei na duvida da situação do A/F porém o dono do carro só usou alcool no tanque uma vez só e mesmo assim afirmou que deve ter mais ou menos dois anos que só usa gasolina, e um detalhe que vou ressaltar novamente quando entro com o scanner no sistema, ele não acusa nenhuma falha, mas quando vejo os parametros de leitura do carro mostra Map com variações de 45 e 55 k, e a sonda lambda não mostra nenhuma variação da leitura dos gases e outra já ate colocamos outra sonda e tbm n deu nenhuma leitura, fiquei desconfiado da central...
Bom Dia, fazendo uns testes reparamos que a vela do quarto cilindro estava molhando toda hora e quando entravamos com o scanner acusava falha no quarto cilindro realmente de fato correto, porém pensavamos que poderia ser falha de cabo ou bobina mas não era.
Então estamos esperando o veiculo esfriar para poder fazer um novo teste pra saber se o modulo estão deixando o bico aberto na partida quando está frio, aparentemente parece ser um defeito do modulo vamos continuar com os testes e vou expor os resultados...
Obrigado ai pelas dicas...
Bom hoje pela manhã fizemos mais um teste, primeira partida do dia frio colocamos a caneta de polaridade no Bico injetor numero 4 onde estava apresentando a falha de ontem no cilindro numero 4 pelo scanner e achavamos que os cabos mas não era, pois quando da partida o motor pega de primeira, basta alguns segundos trabalhando normal o motor começa a falhar ate morrer, logo percebemos que quando isso acontece o Pulso que vai para o bico numero 4 para de pulsar e bico injetor fica aberto e motor afoga e morre.
Logo pensamos defeito no modulo, pois são 4 defeitos em um carro só, essa questão da central ao invés de pulsar o bico não o faz, a sonda não tem variação na leitura dos gases fica tudo 000000 e quando frio o sistema de injeção não acelera o motor quando esta frio ou seja ele não avança o ponto quando frio e só fica bom quando esquenta, e podem descartar a hipotese de ser sensor de temperatura pois já foi posto um novo e não resolveu... ta brabo mas tudo indica defeito na UCE...
Amigo,
Caso seu FOX seja 2002, o problema é na UCE. Eu participei do projeto 249 em 2002, depois batizado de FOX, e esse problema persistiu até que o fornecedor resolvesse abrir um plano de ação.
Detalhe: Os veículos com esta anomalia esporádica foram comercializados.
Faça um teste, PORÉM COM TODO CUIDADO DO MUNDO!
Mande alquem dar a partida no veículo e pressionar o acelerador continuamente, enquanto você tira a capa do motor e joga um dedo de gasolina no interior do Corpo de Borboleta.
Acelerando continuamente o veículo deverá pegar após alguns estouros básicos. Lembre-se, somente 2002.
C U I D A D O P A R A N Ã O S E Q U E I M A R !!!!!! Mantenha distância!!!!
Realmente tem um defeito na UCE pois a mesma não acelera o motor quando frio para aquecer o motor rapidamente, não exibi leitura enviada pela sonda, e faz um bico injetor ficar aberto quando dá a primeira partida quando frio e o motor acaba vindo a afogar e morre e agora a UCE deve ter apagado de vez pois está normal com a alimentação do motor e UCE tudo normal aterramento e o todo resto...
Vamos levar a UCE para fazer uns teste no simulador para saber se realmente e ruim, e posto aqui a solução. Mas o defeitos são esses ai acima...
Desde já agradeço a todos pelas dica!!!
Às ordens, Amigo.
Como lhe disse, a ECU está defeituosa. Vou mais além, trata-se de uma ECU desenvolvida especificamente para o FOX, que já saiu de fábrica com defeito. O fornecedor (que não vou citar o nome) realizou um Reccal em todas as peças verificadas com problema, e estas foram novamente recolocadas na linha.
De vez em quando aparece um Fox fabricado em torno de 2002 e apresentando o defeito.
Um grande abraço.
Isso mesmo o Fox e de 2002, 2003 e esta com o defeitos citados, logo a solução e trocar o ECU e codificar a chave pra funcionar tudo perfeito, essa semana seremos esta resolvendo colocando uma nova ECU...
OBRIGADO!!!
Amigo,
Quando precisar de algo sinta-se a vontade para compartilhar conosco!
Abraço
Bom hoje o dono do veículo veio na oficina querendo comprar outro módulo, sera q só serve o tal do modulo magneti marelli iaw 4bv .bt e outra tem alguma outra solução, conserto do mesmo ou atualizar alguma coisa no modulo...
Caro amigo,
Se o cliente tem pressa na reparação do veículo, pode comprar uma nova peça. Não se preocupe com as versões existentes, a ação de correão foi realizada em todos.
Abraço.
Bom caros amigos, a nova ECU chegou seria o caso de precisar codificar a chave para poder funcionar o motor, e bem se alguém souber seila aqui no RJ alguém q possa fazer esse tipo de serviço...
Desde já agradeço!!!
Bom caros amigos, o problema foi solucionado...
Trocamos o modulo e codificamos a chave, e no final tivemos que ativar os modulos vituais da ECU e reconfigurar a central para que voltasse ao normal, o defeito era os drivers de bico, corpo de borboleta e sonda que estavam defeituosos então logo após ter reconfigurado a central o motor voltou a fazer a leitura dos gases e o sistema voltou a ajustar o motor perfeitamente.
No final das contas foi preciso só reconfigurar a central usando o NAPRO pra terminar o serviço. Fica dica!!