Olá a todos,
Estou com um Fox 1.0 8v Flex 2008/2009 central iaw4gv.fr na Oficina com baixo torque, motor muito fraco, mesmo parado demora pra subir giro, e de vez em quando da uns estouros na admissão, típico sintomas de carro fora do ponto.
Porém já conferi o sincronismo do motor, incluindo roda fônica que fica entre o virabrequim e a caixa (tirei e caixa fora e coloquei em PMS e contei os dentes da roda fônica após a falha e o 14° dente fica no meio do sensor, perfeito) tenho o vido inclusive demonstrando isso.
A bobina e cabos são novos, o módulo foi testado por mais de 5 horas em bancada, e testei não somente em um lugar, mas em 3! Todos os testes mostraram que o módulo está perfeito.
Testei o sensor de temperatura d'água e está funcionando corretamente, testei corpo de borboleta e tambem esta funcionando ok.
Sonda lambda também está funcionando dentro da faixa de 100 a 900mv.
Só não testei ainda o sensor de temperatura do ar e de pressao, que ficam na mesma peça.
Ainda tenho que checar os parâmetros da injeção melhor, mas estou pedindo ajuda dos colegas reparadores já pois já faz um bom tempo que estou com esse carro, ele veio com outro problema, que já soluciones, que era o carro morrer e não pegar mais por falta de centelha nas velas, que foi resolvido com a troca da bobina.
Respostas:
O Af esta correto de acordo com o combustível utilizado, gasolina.
O combustível é de procedência, sheik v-Power nitro sei la o que, abaste ido por mim.
Scanner não acusa falhas, antes da troca da bobina acusava em defeitos passados cilindro 1 e 2.Mas agora nada.
Bobina colocada é da Delphi, cabos são ngk, vela não lembro mas estão com aparência de novas.
Conferi a pressão da bomba, que é fixa em 4bar independente da rotação, só não chequei a vazão ainda.
Tirei o escape, pra ver se podia ser ele entupido e o carro continuava igual.
Não fiz testes com o sensor de detonação, vou verificar.
Conferi o sinal do sensor de rotação no osciloscopio e está ok.
Conferi o sincronismo do de fase com o de rotacao no osciloscopio e da uma pequenina diferença, vou anexar foto para os colegas verem, mas apesar da diferença, como disse o sincronismo físico está perfeito, vou tentar anexar o vídeo.
Lembrando que o motor não falha, roda liso, apenas, de vez em quando, digo de cada 10minutos funcionando acontece umas duas ou três vezes de dar um pequeno estouro na admissão.
Vou colocar o vídeo e a foto:
IMG-20160517-WA0000.jpeg
Video:
Tá difícil anexar o vídeo, por enquanto vai a foto:
IMG-20160517-WA0000.jpeg
Detalhe na foto: os sinais estão sobrepostos, onde o de fase aparece la pelo 15° dente...
Ai eu não entendo porque ele aparece no 15° até um pouco depois sendo que está alinhado o PMS no 14° perfeito.
Ja verificou o sensor de fase ele também deixa o veiculo fraco.
Sim, tanto verifiquei que medi seu sinal pelo scope conforme anexo anterior, sem falar que é novo.
Verificado, realmente sensor esta ruim, foi reparado agora aciona ok, porem falha continua
Alguém sabe como descubro se o comandque ssta nesse Fox é o correto pra ele?
Porque eu o desconfiado que colocaram comando errado , cliente disse que foi feito cabeçote...
Amigo já peguei uns 3 casos desse, mesmo sintoma e era comando de valvulas paralelo, foi só substituir o comando e resolver o problema,
Quando chega um carro da VW com esse motor EA111 com essas caracteristica a primeira coisa que olho é se o comando de valvulas é original, se não for já ponho novo e original.
Opa César! Obrigado pela dica.
Com eu vejo se é original ou não?
Pra trocar esse comando tem que tirar o cabeçote?
E aí como resolveu o problema, posta aí a solução. estou com o mesmo prolema.
Testei a vazão dembustivel agora e batata, não deu nem 1 litro e meio em um minuto, enquanto deveria dar ao menos dois litros por minuto, tenho outro fox aqui com mesmo motor e eu mais de 2 litros e meio em menos de um minuto.
Agora to descobrind o porque disso....testei a bomba fora e ela abaixa a pressao quando o combustível dentro do copo da bomba diminui o nível. Acredito quem o problema é no regulador de pressão, mas não sei como testado, alguém ai sabe co o testar regulador que vai dentro do copo da bomba?
Coloquei regulador de pressão e fi,tdo de combustível novos, mas ainda ta sem vazão, em 1minuto da só 1 litro e meio e olha lá.
Deveria dar no mínimo 2litros, e da pra ver que o combustível chega fraco no recipiente, ele começa forte mas depois que o nível de combustível dentro do copo da bomba abaixa, a vazão cai...
Eu testeicsem os filtros e da o mesmo problema, o que me parece ser o problema é que o retorno deveria encher o copo, mas pelo jeito não ta enchendo....alguma idéia alguém?
Obrigado Cláudio, vou fazer esses testes.
Apesar de eu ter cocado a bomba pra funcionar direto na bateria, e tem o mesmo sintoma, eu percebo que se eu colocar a saida da bomba dentro do proprio copo dela a vazão fica boa e nao cai...Eu verifiquei se a linha de retorno esta entupida, Mas nao, esta livre.
Eu desconfio que a bomba ta gasta, e não tem pressão suficiente pra passar combustivel pelo regulador de pressão que vai no tanque.Ele segura toda a pressao que ela consegue mandar, ficando assim sem retorno pro copo, o que faz a bomba puxar ar junto com a gasolina....
Resolvido, carro estava com a roda fonica fora de ponto 1 dente e meio.
Por favor fechem este tópico pois já existe outro tratando do assunto em Dúvida cruel sincronismo fox.
Na verdade meu erro foi não colocar o motor em PMS corretamente, eu havia colocado me baseando nas marcas da polia e engrenagem do virabrequim, mas como havia folgas, ficou fora.
Depois que coloquei no PMS com relógio comparador consegui colocar perfeitamente o ponto da roda fônica, e não precisei de posicionador da roda fônica.