Bom dia Pessoal,
Estou precisando de ajuda com esse carro,minha paciência e minha competência estão esgotadas!
VEÍCULO: FOX 2005 1.0 8V
SISTEMA : 4BV
DEFEITO1: Carro em movimento acima de 80km/H corta pulsos dos cilindros 2 e 3 ,desligando a chave de ignição ,aguarda cerca de 2 minutos,volta a funcionar normal!
DEFEITO2: Eletroventilador ligado direto
CÓDIGOS DE FALHAS: P 16686,16687 (falha da queima dos cilindros respectivos,provavelmente devido ao corte dos bicos)
CAUSA: Desconhecida
TESTES FEITOS:
-Chicote retirado e conferido fio
-Bobina (Com outra nova)
-Cabos (Com outros novos)
-Velas (Com outras novas)
-Bicos Injetores (Com outros bons)
-Central de injeção (Com outra boa)
-desligado alarme
-conferido coletor de admissão quanto a entrada falsa de ar
-Cabeçote (retirado e retificado no setor das válvulas)
-Interruptor de ignição
-interruptores freio e embreagem
-Compressão dos cilindros
=Conferencia das mangueiras
-Corpo de borboleta (Com outro bom)
-Sensor de rotação (Com outro novo)
-Pressão da bomba (Carro parado)
-NÃO ACENDE A LUZ DE EPC
PARÂMETROS NO SCANER DENTRO DA FAIXA
ATUALIZANDO:
-Acabei de testar com outro MAP
-Acabei de testar com outro sensor de fase
-Acabei de testar com outra sonda
" SEM RESULTADO"
Apresentou mesmo defeito
P0300
P0302
P0303
Antes de jogar a toalha,coisa que nunca me aconteceu em 25 anos de profissão, ainda pretendo tirar a caixa para conferir a RODA FÔNICA, não sem antes ouvi-los a respeito.......
Enfim,fiz muitos testes a mais que não lembro e o defeito persiste, só me falta tirar a caixa para verificar a roda fônica!
PELO AMOR DE DEUS, se alguém tiver uma dica,se já passou por algo parecido, se já ouviu falar, se sonhou com algo tão escabroso,por favor, me de um minuto do seu precioso tempo,com uma dica,caso,relato etc.........
Respostas:
ATUALIZANDO:
Devido a uma diferença de compressão nos cilindros troquei os anéis dos pistãos e retifiquei válvulas,sem resultados, defeito persiste!
Amigo é só com o carro em movimento? Se levantar a roda também acontece?
Testa o sensor de vss, pode ser que entre em curto com uma certa velocidade.
Abraço!
Sim Leancris,o defeito so se manifesta com o carro em movimento,e o curioso e que se da sempre no mesmo lugar , é como se tivesse um espaço percorrido predeterminado rsssss.....
Vou fazer o teste que sugeriu,obrigado!
Levantei a roda,porém o defeito "não" se manifestou,
fico no aguardo de mais sugestões! Abraço!
SASSÁ, corta pulsos dos bicos 2 e 3 e apresenta códigos P0300,P0302,P0303
Me parece ser uma estratégia da central de cortar os pulsos,só resta saber o porque!
TARUGA, os aterramento foram todos verificados,cabos refeitos etc..,
Quanto ao Alternador, agora a pouco fiz o teste,estar carregando bem,com uma ressalva que só vi agora por ser a noite,a iluminação do hodômetro estar oscilando,e o barulho da bomba também oscila acompanhando a oscilação da iluminação,inclusive os faróis,porém a oscilação é dentro da faixa de carga 13.2 a 13,8.
Entendo ter sim um problema ai,mas não acho que seja o motivo do defeito que estar me tirando o sossego!
Porém estou disposto, face a tudo que já fiz sem obter resultado, de por em prática eventuais sugestões de meus colegas,muito grato!
BOA NOITE MEU AMIGO BEM VOCE VER. SE NÃO TEM ALGUM CORTA CORRENTE PODE SER QUE TENHA ALGUMA GAMBIARRA NESSE CARRO EU PEGUEI UM DEFEITO QUASE PARECIDO TINHA UM CORTA CORRENTE NO CHICOTE DA BOMBA ..NÃO DESISTA DEUS ESTA CONTIGO.
Obrigado Borjão pela força,já olhei isso também e não encontrei nenhum , até o alarme,sensor de estacionamento desliguei e nada....rssss
Tentou testar sua central em outro carro pra ver se funciona? Esse carro possui modo de emergência?
Ola amigo, realmente esta com um problema serio vou dar uma dica peguei um uno essa semana dava 100km na marra, ai acendia a luz de anomalia passava o aparelho dava falha no bico 2 e 3 mais não erA BICO fiz uns teste e nada troquei sensor de DETONAÇÃO RESOLVEU.não sei se você ja trocou se não faz o teste ai.blza
amigo conversa com o cliente sobre a origem do defeito,pode ser sim roda fonica.
meu amigo com relacao ao defeito da falha dos cilindros,deve conferir a roda fonica.sensor de rotacao,ac roda fonica pode estar com os dentes em determinado ponto amassado um pouco,com relacao ao defeito da iluminacao do painel der uma conferida nos aterramentos e regulador de voltagem do alternador e os cabos de aterramentos e alimentacao com relacao a queda de tensao dos mesmo que nao pode passar de 0,5 volts de queda der retorno,obrigado
Pelas falhas são genéricas, já verificou a situação da central e seus aterramentos???
www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/2164
Noturno bom dia vc já troco para teste o sensor de detonação.?
TARUGA "Tentou testar sua central em outro carro pra ver se funciona? Esse carro possui modo de emergência? "
- TARUGA fiz o inverso,testei com outra central boa e aconteceo o mesmo defeito!
PAULO E NAROTHA
"!Noturno bom dia vc já troco para teste o sensor de detonação.?"
"Ola amigo, realmente esta com um problema serio vou dar uma dica peguei um uno essa semana dava 100km na marra, ai acendia a luz de anomalia passava o aparelho dava falha no bico 2 e 3 mais não erA BICO fiz uns teste e nada troquei sensor de DETONAÇÃO RESOLVEU.não sei se você ja trocou se não faz o teste ai.blza "
-Acho que esse foi o único sensor que não troquei para teste,farei isso e retorno com o resultado!
JAILSON
"amigo conversa com o cliente sobre a origem do defeito,pode ser sim roda fonica."
_Já conversei sim com o cliente,mas coitado ,ele comprou esse carro e ainda não rodou nele,ele não sabe e nem o proprietário anterior informar muita coisa.
DANIELELETRON
"meu amigo com relacao ao defeito da falha dos cilindros,deve conferir a roda fonica.sensor de rotacao,ac roda fonica pode estar com os dentes em determinado ponto amassado um pouco,com relacao ao defeito da iluminacao do painel der uma conferida nos aterramentos e regulador de voltagem do alternador e os cabos de aterramentos e alimentacao com relacao a queda de tensao dos mesmo que nao pode passar de 0,5 volts de queda der retorno,obrigado
- Vou arrumar o problema da oscilação que provavelmente seja regulador,posteriormente vou verificar a roda fônica,o restante foi feito Daniel.
RPC
"Pelas falhas são genéricas, já verificou a situação da central e seus aterramentos???"
==Sim RPC,já fiz isso sem sucesso,aliás já fiz tanta coisa para tentar resolver que nem lembro de mais!
SONENE
Obrigado pelo link!
TARUGA,PAULO-PC,JAILSON,DANIEL,RPC,SONENE,NAROTHA,
Obrigado por postarem suas dicas,vou trabalhar para tentar achar o problema,postarei com todo o prazer
a resolução do caso,se assim Deus permitir,
Em todo caso ainda fico no aguardo de mais sugestões,abraços a todos!
Vou tentar buscar aqui minhas fontes, tinha algumas coisas guardadas sobre, vou ver o que faço, acho que não tem nada pior do que ter um carro que te amola demais e toma tempo.
Com qual aparelho voce esta fazendo o diagnostico ?
Tente um VAG ou VAS
ATUALIZANDO:
-Oscilação de voltagem resolvida com a troca do regulador
-Teste executado com outro sensor de detonação
-Teste de pressão da bomba com o carro em movimento
" SEM RESULTADO,DEFEITO PERMANECE"
JFLECK,
Estou utilizando o
RASTHER,
AUTOCOM
e o VAG COM
Todos com os mesmos códigos P0300,P0302,P0303
>Vou tentar buscar aqui minhas fontes, tinha algumas coisas guardadas sobre, vou ver o que faço, acho que não tem nada pior do que ter um carro que te amola demais e toma tempo.
Pois é amigo,concordo com vc,é prejuízo total,fico no aguardo!
Qual o codigo das velas usadas??
Vc veificou se quando gera o defeito o motor nao esta superaquecido?
SASSÁ as velas já eram novas ,foram trocadas anteriormente em outra oficina,mesmo assim coloquei outras velas novas da bosch SP30
Não estar aquecido,acho que até frio demais cerca de 78 graus devido a central estar com eletroventilador ligado direto,provavelmente uma estratégia da central até que se resolva o problema!
DRPLATINADO, fiz tanta coisa na tentativa de resolver o mistério que esqueci de mencionar que já havia travado a válvula de alivio no coletor.
É meus queridos colegas,ta OSSO o negocio!
Então DR PLATINADO,farei isso, mas as velas anteriores são novas e são da NGK, e também se manifesta o defeito !
DR PLATINADO,me de sua opinião quanto a roda FôNICA, estou ficando sem opções.....
Voce ja mencionou sobre o chicote ...
Verificou o chicote abaixo da bateria ?
Se o eletroventilador esta ligado direto , voce deve ter algum problema relacionado com a temperatura do motor ou talvez uma resistencia no chicote ou no conector .
Verifique as conexoes que fazem as emendas do chicote .
O sensor de temperatura esta correto ?
Me passe o codigo do motor .
O chicote foi retirado e conferido fia a fio,conector a conector.
O sensor de temperatura é o correto, porém não testei com outro.
O eletroventilador estar ligado direto devido a estratégia da central ante o defeito,
Se resetar os parametros ou colocar outra central, o eletroventilador não funciona direto fica ok até o defeito aparecer!
chegou um gol aqui agora, vou testar o sensor de temperatura ,o coletor e o corpo de borboleta e posto o resultado!
Verifique isso . Verifique tambem a agua do sistema de arrefecimento se esta limpa e com aditivo bom .
Vamos pensar da maneira inversa em relaçao ao defeito .
Vamos pensar que talvez uma informaçao incorreta da temperatura em dado momento faz com que a ventoinha funcione e entao a central corta os bicos para proteger o motor .
Noturno, se o dr platinado não se importar, vou lhe falar sobre a roda fonica, eu não queria falar porque já dei essa dica em outro tópico. se ainda não fez isso , precisa fazer amigo. sugiro que a questão de sincronismo eletrônico do motor,seja descartada, para poder prosseguir:... como?.... analizando os sinais do sensor de rotação juntamente com os sinais do sensor de fase, via osciloscópio.....se vc não tem osciloscópio, então sugiro que busque reforço aí por perto ....os reparadores de centrais tem o osciloscópio.... espero que ajude...
vai com fé.
Dr platinado, desculpe, quando comecei a digitar, vc ainda não tinha postado, quando terminei, acabei repetindo sua informação, pq digito lento. mas deve ajudar de qalquer forma.
Noturno, Boa Tarde!
Analisando o seu inconveniente sugiro que você verifique a folga das bronzinas de mancal principalmente próximo ao sensor de rotação, pois em alguns momentos o sensor de rotação pode estar informando para a central uma vibração derivado a uma pequena folga que a mesma não entende e como estratégia corta o sinal da bobina se você tiver osciloscópio conseguira observar esta situação, coloque o equipamento com uma interface e ande com o veículo ate dar o inconveniente e verifique se o sinal de rotação e o de fase esta correto se não será somente ajustar a folga das bronzinas do mancal ou retificar dependendo do caso.
vale a pena tentar verificar ok?.
Atc.
Paulo Handa
Noturno, Boa Tarde!
Analisando o seu inconveniente sugiro que você verifique a folga das bronzinas de mancal principalmente próximo ao sensor de rotação, pois em alguns momentos o sensor de rotação pode estar informando para a central uma vibração derivado a uma pequena folga que a mesma não entende e como estratégia corta o sinal da bobina se você tiver osciloscópio conseguira observar esta situação, coloque o equipamento com uma interface e ande com o veículo ate dar o inconveniente e verifique se o sinal de rotação e o de fase esta correto se não será somente ajustar a folga das bronzinas do mancal ou retificar dependendo do caso.
vale a pena tentar verificar ok?.
Atc.
Paulo Handa
Amigo qual o resultado após a troca do sensor de temperatura?
nao seria uma má ideia se voçe tratasse a ventoinha ligar aos 78 graus como o problema primario.
outra esse veiculo esta c/ a termostatica. teve um gol que me deu um baile, e eu dizendo pra mim. quando eu resolver o pepino coloca a termost. e pronto hahahah ledo engano, só resolvi quando coloquei a termost.
se nao me falhe a memória com o autocom tu consegue ver a carga da bobina.(nunca usei o autocom em vw)
agora esse forum parece que vai voltar a velha fase, um dia só e ja tanta ajuda. torcemos pra isso.
Ola rapaz ja me deparei um defeito parecido fiz todo essa linha de diagnostico e acabei me deparando com a sonda lambda! Fica uma dica ai!
Triauto( Guilherme)
BOA TARDE MEUS CAROS COLEGAS, ENFIM RESOLVIDO!!!
Com a ajuda de DEUS e de todos vocês,prestem atenção no roteiro dessa novela!
Nos meus últimos post havia dito que chegara um gol e que iria testar o sensor de temperatura,o coletor com o corpo de borboleta,assim o fiz,resultado:
-Temperatura voltou a trabalhar correta, e o ventilador havia parado de funcionar constante,e eu disse bingo!!!
Então estava comprovado que o sensor não estava enviando o sinal correto,apesar de não registrar falha,a central não tem como saber se estar correto ou não o sinal,afinal é "plausível",ou seja estar na faixa,embora errado!
Para minha decepção,ao rodar com o carro o maldito defeito ressurge, e o eletroventilador volta a ficar direto,apesar do sinal estar correto dessa vez,ficou claro a estratégia de defesa da central ao ligar o eletrov direto,resetei os parâmetros e ele parou,OK, a temperatura ficou correta agora,mas o defeito permanece, e o desespero só aumenta!
Troquei o coletor com o corpo de borboleta,voltei a campo,sem sucesso.
Mas, apesar da desconfiança da roda FÔNICA,eu não me conformava ou não queria aceitar que fosse a causa do problema, por esse motivo protelei até o fim sem tirar a caixa para conferi-la,apesar da possibilidade cada vez mais evidente.
Ao retornar as peças do gol,lembrei da central,mas ora bolas, eu já havia testado com outra comprovadamente boa,testada,não teria sentido testar com a do gol,mesmo assim e já batendo a casa das 10horas,o raciocínio já lento, decidir e confesso, sem absolutamente nem uma esperança de sucesso ,tirar a centra do gol para novo teste,mas uma vez me decepcionei,o codigo da central não batia com a do fox,apesar de ser 4bv também, a do fox 4BV.BT e a do gol 4BV. GR.
Pensei......não custa tentar e pelo motivo justamente da diferença das centrais.
Par minha imensa felicidade o defeito não apareceu mais, que alegria,que alegria,não me contive e tomei um copo de pinga kkkkkkkk.....
Fui para casa decidido a no dia vindouro,a entender,analisar o roteiro dessa estória!
Hoje ainda não acreditando,voltei a campo mais uma vez para testar, para minha felicidade o defeito enfim tinha desaparecido.
Analizando com o scaner,fiquei surpreso com a sonda quase sem funcionar (com a central do gol,pois havia testado com a central do fox e oscilava perfeitamente, vai entender ).....ou seja muito lentaaaa, entretanto o resto dos parâmetro em condições ótimas,troquei a sonda e pimba,voltou a oscilar normalmente.
Portanto o que posso deduzir disso tudo é que:
-A central estava aplicada incorretamente, e que deve haver uma diferença no mapa da injeção entre as duas.
-O sensor de temperatura mandando uma falsa informação para a central,como sugeriu JFLECK, IVANEU51, SONENE
- A sonda quase inoperante,como sugeriu TRIAUTO.
Fica aqui minha autocrítica por não ter a principio,investigado a aplicação correta da central,o que se torna difícil esse hábito,por ser o mesmo sistema,o mesmo veículo etc,...
De tudo ficou :
-Uma lição, nunca sabemos tudo, afinal de conta meu ego estava ferido de morte!
- investigar toda e qualquer possibilidade por mais remota que seja a chance.
-Paciência, não desistir, não repassar suas frustrações para o cliente.
-Procurar ajuda,não ter vergonha de suas limitações;
-A importância do trabalho em equipe,porque foi assim que os considerei, e confesso que sem a ajuda de todos vocês ,teria jogado a toalha,coisa que nunca fiz,mas me sentir vencido!
Quero aqui,mais uma vez,e não vou citar nomes para não correr o risco do pecado do esquecimento, de agradecer de coração o empenho de todos vocês na resolução desse "defeito cabeludo", mas que ao final cortamos essa cabeleira;
Desejar um período junino de boas festas a todos,caso não se comemore essa data nas suas respectivas regiões, e querendo dançar um forró, é só vir para a Paraíba,estarei de braços abertos para recebe-los,
Enfim....MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
beleza véio é isso grudar na criança e dizer, voce vai me encher o saco, me deixar pinel. mas de uma coisa tu pode ter certeza, eu venço voce, eu sempre venci e nao é voce seu merda que vai mudar o rumo da minha historia.
e aproveitando o espaço, sr adiministrador porque é que eu estou só com 5 postagens, vou ter que começar tudo de novo véio.
amigo boa noite
nossa profissão nos prega umas peças de vez em quando, mais é isso que a torna apaixonante. parabéns por não ter desistido.
Que bacana que conseguiu resolver a bronca amigo Noturno, Parabéns, nas minhas analises eu joguei nos aterramentos, e alimentação, mas uma coisa me deixou intrigado aqui ou então comi mosca, a Central que estava com os parametros errados era a que já estava no veículo??
Digo a de fábrica??
Sim meu amigo RPC, era a que estava no veículo, o curioso é que testei com outra da mesma, e o defeito persistia,.
Então só podemos concluir que alguém anteriormente fez erroneamente a substituição da central por algum motivo,e ai virou uma bola de neve,todo mundo repetindo o erro sem resolver o problema.
Dai a necessidade sempre de conferirmos a aplicação correta para o veículo,dando uma atenção especial a data de fabricação do carro e atentamos para as atualizações do mesmo sistema feita pelas montadoras, no intuito de corrigir "defeitos" de seus mapas de injeção!
Bacana, caso ajudar já que você tocou no assunto de identificação me lembrei de algo importante.
Não sei se é em todos os carros mas sabe aquela plaquetinha que tem nos carros que alguns até acham que é marcação de chassis, ela é chamada de FIP(se não me engano) ela é como o RG do carro e nessa numeração você obtem muitas coisas.
Só aprendi isso pq estou trabalhando na construção de carrocerias para a FIAT.
>beleza véio é isso grudar na criança e dizer, voce vai me encher o saco, me deixar pinel. mas de uma coisa tu pode ter certeza, eu venço voce, eu sempre venci e nao é voce seu merda que vai mudar o rumo da minha historia.
e aproveitando o espaço, sr adiministrador porque é que eu estou só com 5 postagens, vou ter que começar tudo de novo véio.
Sonene, Boa Noite!
Vou Verificar o seu problema por gentileza mande um e-mail para [email protected] e relate este inconveniente, aproveitando envie junto também o seu usuário e senha para verificarmos o que ocorreu ou se preferir pode ligar direto tel: 11 2764-2861 Falar co Tiago ok?
PS: Parabéns pela solução, dedicação e participação de todos em relação a este tópico fico muito lisonjeado em ser moderador de profissionais com este gabarito.
Atc.
Paulo Handa
JA MANDEI VARIOS EMAILS PARA ESSE TIAGO LINS MAS ELE NUNCA ME RETORNOU PARA RESOLVER MEU PROBLEMA!!
noturno,boa noite, eu notei que vc postou que o defeito aparece sempre no mesmo lugar, se isso é o que eu entendi, parece loucura o que vou postar para ajuda, mas é a pura verdade : verifique quando o carro cortar o sinal se vc passou por baixo de uma rede de alta tensão, se isso for o ocorrido existe algum cabo malha desencapado, tipo : snsr de rotação e outros que trabalhem com o cabo malha, abraços,B)
>JA MANDEI VARIOS EMAILS PARA ESSE TIAGO LINS MAS ELE NUNCA ME RETORNOU PARA RESOLVER MEU PROBLEMA!!
Sassá, Bom Dia!
Vou conversar com ele hoje e passar o seu problema ok? pode aguardar o retorno.
Grato pela atenção.
Handa
>JA MANDEI VARIOS EMAILS PARA ESSE TIAGO LINS MAS ELE NUNCA ME RETORNOU PARA RESOLVER MEU PROBLEMA!!
Sassá, Bom Dia!
Grato pela atenção.
Handa
Parabéns amigo.
E vc descobriu quando e quem trocou a UCE?
Pela sua explicação o defeito principal era da UCE certo?
Abração.
bom dia colegas como eu sempre digo cada dia precisamos mas e mas de ajuda
tem gente que se acha perfeito na verdade precisa muito pra isso só Deus é perfeito
as vezes cometemos erros primarios e mesmo asim não admitimos vejo cada dia que precisamos
ser mas humildes parabens a todos vcs que faz parte desse fòrum edy da dr em motores nacionais & importados
Sassá, Bom Dia!
Grato pela atenção.
Handa
Sassá, Bom Dia!
Ontem conversei com o Tiago e o mesmo me informou que você esta acessando o fórum inclusive teve o acesso esta semana.
Ainda esta com problema de acesso? qualquer dúvida me ligue ok? Tel. 11 2764-2863.
Se estiver tudo ok, me informe também.
Atenciosamente, aguardo.
Paulo Handa
Sassá, Bom Dia!
Grato pela atenção.
Handa
Sassá, Bom Dia!
Ontem conversei com o Tiago e o mesmo me informou que você esta acessando o fórum inclusive teve o acesso esta semana.
Ainda esta com problema de acesso? qualquer dúvida me ligue ok? Tel. 11 2764-2863.
Se estiver tudo ok, me informe também.
Atenciosamente, aguardo.
Paulo Handa
ADMINISTRADOR O MEU PROBLEMA NÃO É DE ACESSAR, SÓ QUERIA PODER ATUALIZAR MINHA ASSINATURA,MEU PERFIL E MINHA FOTO ,SÓ ISSO...
Que pepino Noturno, mais o final da história foi feliz!
Noturno o que você me fala do Autocom
Peço minhas sinceras desculpas Gustavo e a todos,pela minha auzência e pelo atrazo na resposta,tive que me ausentar do meu trabalho por tres mese devidos a problemas de saúde.
Quanto a sua indagação Gustavo,o AUTOCOM vale o preço que se cobra por ele,entretanto é mais indicado para carros importados, no qual se sai muito bem,já para a gama dos veículos "nacionais",é limitado,abraços!
valeu NOTURNO pela resultado final,pode contar comigo estou sempre a disposicao de todos,inclusive varias pessoas ja ater me ligaram com duvidas e assuntos que postei nesse forum,demostrando uma grande forca existente nesse forum.obrigado
amigo eu tive um problema desse com uma picape estrada e era o sensor mapi e eu já tinha colocado um novo suspeitei dele ai coloquei um usado nosso ficou 10 valeuuuu
Como costumo dizer entre os amigos de profissao e clientes, "nessa profissao todos dias vemos algo novo e com certeza nunca veremos tudo", um abraçao
Como sempre o PIOR DEFEITO, É O "DEFEITO COLOCADO", dá dor de cabeça e tira o sono... aplicação da central errada.
parabens,mas nunca desista,sei que as vezes é dificil,mas temos que ter a tranquilidade e ajuda dos colegas para solucionar certos problemas.
Noturno
Realmente existem defeitos que são muito difíceis de gerir.
Trabalho com centrais desde 2003 e já vi cada coisa..inimagináveis..
Apesar da numeração da central ser igual, a variação as vezes dentro da mesma série 4BV.BT possuem mapas diferentes, imagine entre centrais 4BV.BT e GR, muitas diferenças de rotina.
Tempo atrás recebi uma central AVP de uma saveiro, o mecânico já havia verificado tudo e mais um pouco e resolveu me mandar a central.
Sintoma:
O carro grilava mesmo com os parâmetros "corretos".
Histórico:
O carro havia sido mapeado para álcool e o cliente devido ao aumento do preço resolveu retornar para a gasolina.
Análise:
O mapa contido na central era realmente o mapa original para aquela numeração de ECU.
Defeito:
Os dados da central estavam corretos, mapa original correto, contudo ao analisar mais profundamente, percebi que a Eprom usada para o mapa original possuía numeração diferente da utilizada na central original (a prog gasolina não estava com a Eprom original do carro).
A quantidade de memória era igual, contudo a velocidade de acesso da central na Eprom se dava em uma velocidade diferente.
Gravei em uma nova Eprom, agora com a velocidade de acesso correto...e..
Bingo....o carro voltou aos padrões originais.
Obrigado pelo seu relato e também por uma escrita de fácil compreensão, isto facilita muito a possibilidade de entendermos o problema.
Abraço
Soccol