Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>Eu penso dessa maneira se um parafuso solta pra direita ou esquerda nao vai prejudicar ninguem, se a pessoa vai quebrar o parafuso ou quebrar a mao tentando solta-lo o problema e dele.Tem muita gente que faz isso por hobi,acredito que nao por querer economizar.Se a pessoa nao encontrar a informaçao aqui,encontrara em outro lugar.Tem tanto carro rodando que acredito que nao faltara oportunidade pra arruma-los.E muito melhor que a pessoa que nao tem condiçoes de pagar a manutençao tentar arrumar ele mesmo do que levar na oficina e dar calote...</p></t>
<t><p>Não posso reclamar do fórum pois sempre me ajudaram. </p> <p>Porem concordo com as opiniões, mas o bom senso deve prevalecer. </p> <p>Este é um meio de comunicação eficiente para reparadores e clientes, acredito que deveria haver uma separação entre os dois, e nos reparadores devemos ser os primeiros a separar isso. </p> <p>Se o cliente entra aqui para obter informações, justo que ele receba elas, de forma coerente. </p> <p>Devemos nós informar o cliente o possível defeito e direciona-lo a um reparador, e não expulsa-lo do fórum. </p> <p>O Atendimento é valor mais precioso que temos, somente assim conquistamos nosso clientes.</p></t>
<t><p>O cliente que entra aqui em geral é por dois motivos: </p> <p>1 não tem dinheiro para pagar um mecânico. </p> <p>2 não consegue achar um mecânico competente. </p> <p>Portanto acho que o forum é uma oportunidade enorme de mostrar um bom serviço, conquistar clientes e compartilhar conhecimento. </p> <p>Nem todo cliente é ignorante e muitos trazer soluções interessantes. </p> <p>A respeito do movimento ter caído alguns fatores, entre eles o número de oficinas aumentando e outro são os carros quebrando cada vez menos.</p></t>
<t><p>este assunto realmente é recorrente aqui no forum, volta e meia volta, </p> <p>mas, os próprios reparadores reclamaram do administrador pra consertar o forum, não conseguiamos colocar noso endereço, nome, etc, mas, </p> <p>agora conseguimos sim, </p> <p>só ki não colaboramos, a maioria continua não colocando estas informações, então nunca sabemos se é um reparador ou se é um proprietário, mesmo ki ele se apresente como proprietário, muitos que eu vi e participei em tópicos, demonstraram ter argumentos, demonstraram buscar informação, mostraram codigos de erros, deram algum tipo de colaboração no final, </p> <p>sim, precisamos dividir, e começarmos a darmos a sugestões para nossos colegas de forum, proprietários, de uma forma que os induza a procurar um de nós, por que não, </p> <p>afinal somos muitos no fórum, mas, como saber se não colocamos os nossos endereços, telefones, nossas cidades no rodapé de nossos nicks, </p> <p>seria legal né, se a gente soubesse de onde cada um vem, onde trabalha a oficina, até mesmo se pudessemos nos comunicar com alguns colegas de vez em quando, afinal, o fórum tambem é uma forma de se fazer amizade e trocar informações em off, muitas duvidas no dia a dia ki nem sempre se precisa colocar no forum a gente pode se ajudar pelos telefonemas, mas, </p> <p>como é dificil conseguir um skype, um facebook, um email de alguém, então a gente tenta ajudar a kem a gente ve, digo pelas poucas vezes que eu pude colaborar, penso ki outros também hajam assim, </p> <p>alguns se dizem reparadores, mas, tem poucas postagens a gente ve pelo numero de postagens dele, tipo, não tem assinatura, não tem muitas postagens, pode ser reparador pode ser proprietário, </p> <p>então precisamos akilo ki sempre foi falado, começarmos </p> <p>a nos unirmos mais, </p> <p>mas, quando se fala em criar um grupo no facebook a maioria começa a rir, como se diz, o tempo é muito pouco, ninguém ker ficar escravo da internet, do computador, mas, oque estamos fazendo em prol de nós mesmos, como categoria, como colegas de fórum, </p> <p>de ki forma estamos nos ajudando, como estamos colaborando pra ajudar um colega ki tem uma maior dificuldade, </p> <p>precisamos começar a ter uma atitude maior, algo assim mais participativo, não custa tentar, </p> <p>aos proprietários a gente pode dar uma luz não custa nada, mas, principalmente requerer dele o porque de não procurar um reparador aqui do forum, ou alguém ki este o indique por estar mais perto, como falei, não custa nada comunicar, </p> <p>eu ainda penso ki alguns dizem ki são proprietários, mas, podem ser reparadores ki apenas não kerem dizer ki são profissionais, ae entram com proprietários </p> <p>é isso, </p></t>
<t><p>Pessoal, porque esta preocupação de ajudar a quem tem como hobby fazer a manutenção de seu próprio carro? respeito as suas opiniões, mas eu sempre digo, você ajudando o proprietário com pequenos reparos você ganha o cliente, é uma atitude inteligente. Por exemplo, chegam clientes aqui na oficina pedindo para passar o scanner, eu digo sem problema nenhum, eu passo mas é R$100,00 so para passar o scanner e ainda dou dicas, o camarada sai com o carro, tenta reparar com a ilusão de que o scanner é tudo na oficina, gasta a toa, não resolve e acaba trazendo para eu consertar e ainda ganho a confiança do cliente. Ferramenta e conhecimento é tudo, acho que não precisamos nos preocupar com menos de 0,1% dos que tentam consertar o seu carro e devemos focar no nosso trabalho e sempre procurar ajudar. Como diz aquele dito, fazei o bem sem olhar a quem, por experiência própria, só colhi bons frutos.</p></t>
<t><p>concordo 100%</p></t>
<t><p>Discussão interessante. </p> <p>Certamente todos que estão em estágio avançado de experiencia no dia a dia, um dia, já foram pessoas que se interessavam por mecânica como amadores - é o caminho natural das coisas. </p> <p>Então é um pouco sem sentido obstruir o conhecimento a quem pode ser tornar um bom profissional ou pode melhorar o que já sabe. </p> <p>Além do mais a internet está ai para isso mesmo, para quebrar paredes e muros intransponiveis até pouco tempo atrás. </p> <p>Sem ela muitos aqui não consertariam boa parte de automóveis hoje. </p> <p>Os mesmos que reclamam das "dicas" gratuitas são vitimas de suas próprias alegações em qualquer momento da vida. Um tiro no próprio pé. </p> <p>A essência deste fórum é essa: compartilhar conhecimento. </p> <p>Basta negar a informação não respondendo as perguntas do fórum em que se perceba que é um iniciante ou hobbysta, enfim basta não participar. </p> <p>Divisão não alcança o objetivo e é cuspir no prato em que se come, uma dura punição a quem um dia aprendeu por este meio seja amador ou profissional. </p> <p>Lembrando que ditadura do conhecimento foi coisa da época medieval e levou a humanidade a primitividade. </p> <p>Seria medo, egoísmo ou outro sentimento infeliz que leva a levantarmos essa questão? Pouco importa, a internet tem mais poder que nossos sentimentos. </p> <p>Se o oficina brasil "fechar" a área de fórum, outro concorrente abre um novo site e um novo fórum é assim que funciona. </p> <p>Esse é o pensamento das montadoras atuais ao não fornecer o conhecimento de seus produtos, impede o avanço de melhorias e enterra sua imagem com prejuízos e mais prejuízos para si mesma ao conquistar a má fama no mercado de reparação. </p> <p>Eis o motivo de termos de desembolsar elevados custos para atualização de ferramentas, maquinas e cursos. Precisamos é olhar por outro ponto de vista, que os fabricantes abram suas bibliotecas para reparação. Ai os custos de cursos barateiam, ferramentas barateiam, não ficaremos tão ansiosos por transmitir uma informação de dominio público e todos ganham. Não funciona no anarquismo mas também não poder ser como é hoje. </p> <p>Fechar as portas do conhecimento = todos perdem. </p> <p>Balcão de informação ou fórum de reparadores que seja os dois e quem assim discorda (tem todo o direito e entende-se suas preocupações) nada tem a fazer a não ser, SER O MELHOR.</p></t>
<t><p>Já levantei esta questão aqui, todos ao meu ver, tem certa razão. Só acho desconfortável passar informaçoes que nos custam caro, abertamente pra quem pede e pra quem acessa o forum ,mas bem que o forum poderia ser fechado sim.......uma coisa é o cliente ser bem orientado sobre os defeitos e seus diagnósticos,, oura e ensinar a fazer o serviço que é nossa atividade profissional, sendo que o curioso não vai nem conseguir êxito por falta de equipamentos e etc. </p> <p> Aproveitando , estou um pouco afastado, estou trabalhando com lanternagem, já que me paga um pouco melhor. abraços a todos.</p></t>
<t><p>Ola amigos, concordo com o amigo Bernardobraga, acho que conhecimento é pra ser compartilhado,passado e repassado, independente de quem necessite do mesmo, pois acho que nao tem ninguem tao sabio que nao precise de ajuda e que nao tem ninguem tao ignorante que nao possa ensinar nada, aqui mesmo no forum do oficinabrasil, temos um exemplo de forum trancado, travado,secreto e quase intransponivel, passei varios meses tentando ser aceito, ate que desisti, trabalho a muito tempo com reparo em modulo de injeçao, entao nao fui aceito no referido forum, por que eu nao tinha nada a ensinar ou algo para contribuir? uma coisa é alguem querer uma informaçao, a outra é conseguir fazer algo com essa informaçao.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>E TUDO CONTINUA NA MESMA ... </p> <p>O PROPRIETARIO DA UMA DE JOÃO SEM BRAÇO ENTRA NO FORUM PERGUNTA AI SEMPRE TEM QUEM DA INFORMAÇÕES E PRESTA UMA BOA AÇÃO PRA UMA PESSOA QUE NÃO TA NEM AI PRA CLASSE REPARADORA ,ESTE SÓ QUER SUGAR INFORMAÇÕES E FAZER ELE MESMO O PROPRIO SERVIÇO BANDO DE MENDINGOS SE TEM CARRO TEM QUE TER CONDIÇÕES DE PAGAR PRA UM PROFISSIONAL FAZER O SERVIÇO DE FORMA CORRETA ... </p> <p>E A QUEM DA ESTAS INFORMAÇÕES SERA QUE ACHAM CERTO ISSO ? ESTÃO TIRANDO SERVIÇO DE SI MESMO PRESTEM ATENÇÃO ,O MOVIMENTO EM OFICINAS TEM CAIDO E UMA COISA QUE CONTRIBUI PRA ISSO É ESSA COISA DE BANALIZAREM A PROFISSÃO E FORTALECEREM O TAL FAÇA VOÇE MESMO ASSIM COMO MUITO SE VE AQUI... </p> <p> EU DOU VALOR NO MEU SUOR DOU VALOR NO QUE GASTO COM ATUALIZAÇÕES E CURSOS PRA SE MANTER ATUALIZADO E COMIGO PROPRIETARIO CHUPIM NÃO TEM VEZ ,SE TEM CARRO TEM QUE PAGA PELA MANUTENÇÃO !!!! </QUOTE> </p> <p>http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/131256-aula-de-clienrte-em-um-uno-10 </p> <p>OLHA AI OQUE FALEI</p></r>
<t><p>Ai são casos diferentes, cliente que chega em minha oficina querendo me ensinar o serviço eu mando ele mesmo resolver na casa dele.</p></t>
<t><p>Essa situação de pedirem ajuda e depois não dar satisfação eu também acho ridículo, estou vendo uns assim que não respondo mais quando pede ajuda.</p></t>
<t><p>Eu coloquei meus dados e até agora nada, nem foto. Fazem mais de 2 semanas.</p></t>
<t><p>Para a minha visualização minha assinatura não aparece, aparece para algum de vocês?</p></t>
<t><p>Mas é assim mesmo colega sempre, vai ter aquele "espertinho" q vem aqui e da uma de João sem braço, mas sempre q vierem aqui perguntar e alguem responder e a pessoa sumir eu entendo q deu certo, mas nunca voltam para agradecer isso q é foda, acham q estamos aqui a disposição deles... </p> <p>Tinham que ser mais rigidos na parte de forum de reparador para reparador, mas o mundo virtual é assim... </p> <p>OLHA MAIS UM EXEMPLO QUE ACONTECE NAS OFICINAS </p> <p> O PROPRIETARIO LEVA O CARRO ATE A OFICINA , É EXAMINADO O CARRO , É FEITO UM ORÇAMENTO </p> <p>DESCREVENDO OQUE PRESCIZA SER TROCADO AI O MENDINGO ( PROPRIETARIO ) VAI ATE A CASA DE PÇS COMPRA AS PÇS E FAZ O SERVIÇO EM CASA E AINDA PEDEM INFORMAÇOES EM FORUNS COMO ESTE E OUTROS </p> <p>TEM QUE PARAR DE INCENTIVAR ESTA COISA FAÇA VOÇE MESMO ... </p> <p> NA VERDADE ESTE BANDO DE FUÇÃO SE APROVEITA DO CONHECIMENTO ALHEIO PRA SE DAR BEM </p> <p> SOU TOTALMENTE CONTRA EM PASSAR INFORMAÇOES Á QUEM NÃO É DA AREA ...</p></t>
<t><p>O que muitos não sabem é que cobrar pelo orçamento é ilegal, com exceção de alguns casos, como no deslocamento do profissional ou do produto que será consertado ou quando o produto precisa ser desmontado. Sempre que houver trabalho do profissional e o consumidor for avisado antes, o orçamento pode ser cobrado, desde que não seja de forma excessiva, explica a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Mariana Alves. </p> <p>Neste caso nos podemos cobrar orçamento, pois sempre desmontamos para analises.</p></t>