Olá amigos, trata-se de um Ford Mondeo 2.0 16v Zetec câmbio automático.
Fizemos o motor do veículo em nossa oficina pois o mesmo ferveu e teve sua junta de cabeçote queimada.
Ao retirarmos o cabeçote, constatamos que havia uma camisa de um cilindro com um pequeno trinco. Foram feitos os devidos reparos e montado o motor.
O motor funcionou em perfeitas condições, e o veículo foi entregue ao seu dono.
Após alguns dias o carro retorna a oficina com um problema no câmbio automático. Com o veículo em movimento, geralmente pela segunda marcha, e em torno de uns 2000 rpm's, o câmbio demora a realizar a troca da marcha, e o giro do motor sobe bruscamente até algo em torno de uns 4000 rpm's. Então o câmbio realiza a troca de marchas e o veículo funciona normalmente. Essa variação brusca de rotação do motor dura em torno de 2 segundos, e não ocorre sempre.
Caso alguem ja tenha se deparado com um problema similar ou tenha alguma informação a respeito, agradeço desde já a colaboração.
Um abraço.
Sr. é sua primeira mensagem, vc deve ser reparador, se for, indentifique-se, tem u topico onde vc passa os dados de sua oficina, como vc vai ver aibaixo no meu.
Vc. ja passou o scanner neste veiculo, se nao passe e veja quais os codigos de defeito. veja se no scanner em injeçao ou painel, tem ajuste de acelerador, se tiver faz o ajuste. Como não ocorre sempre ver via scanner e se tiver os procedimentos faz.
Já foi passado o scanner no veículo e não havia registrado nenhum defeito, nem presentes, nem passados e intermitentes.
O scanner só tem acesso a injeção e ao imobilizador.
Fk, qual scanner você possui e qual a versão? Seria ideal pegar um scanner que lê o câmbio deste veículo para testar e verificar o funcionamento dos sensores do câmbio. Com o câmbio fechado e sem scanner, fica difícil de precisar se é problema mecânico ou eletrônico.
O veículo apresentava esta falha antes?
Sem querer ofender, mas caso não seja a sua área câmbio automático ou não tenha o equipamento que trabalhe com este modelo, recomendo direcionar o cliente para uma oficina especializada em câmbio ou levar até a concessionária da Ford.
Pode ser sujeira no oleo do cambio. É sempre bom colocar o especifico. VAmos aguardar para ver se aparece mais algum colega reparador, para dar um diagnostico.
Fk, quando este motor foi retirado, vazou óleo da transmissão?? Se sim, faça o procedimento de verificação do nível novamente.Só pra lembrar,o procedimento é o seguinte: com o motor quente(+ de 80º) e funcionando, mova a alavanca seletora até a posição 1, espere 5 segundos e depois mova para a posição 2, repita este processo até chegar na posiçao "p", isto serve para preencher de óleo todos os "pacotes" do cambio. Feito isso, mantenha o motor funcionando e puxe a vareta. Nao sei se é o caso deste veículo, mas alguns possuem 2 marcações(hot e cold). Veja se na marcação hot o nivel está no meio.
Quando for completar o óleo, utilize sempre o especificado no manual do carro,de preferencia o da concessionária mesmo que apesar de ser caro, ainda é bem mais em conta do que ter que pagar um cambio novo pro cliente.
vc vai ter que procurar uma oficina que tenha um
equipamento adequado para zerar os codigos de falhas
do cambio automatico caso contrario vai haver falhas
constantes nas trocas de marchas,como trancos,perda
de desempenho e até possibilidades de quebras.