òla pessoal, estou com este carro na em minha oficina, ele é um ford ka zetec rocam 2001. Ele esta pegando ar no sistema de arrefecimento, quando eu sangro o sistema ele funciona bem por alguns minutos, aciona a ventoinha e tudo mais ok. Mas depois de uns 10 ou 15 minutos ele começa jorrar agua pelo reservatório ea mangueira inferior do radiador começa a esfriar. Pela análise que fiz pude observar que esta pegando ar no sistema! Cabeçote plainado e junta nova, bomba d´agua nova, tampa do reservatório nova e original, válvula termostática nova. Tbm já retirei a válula para teste mas sem resultado.Foi realizada uma limpeza completa no sistema de arrefecimento principalmente no radiador, e nada! Uma coisa que me chamou a atenção foi a mangueira de respiro do radiador ao reservatório d´agua, pois no suporte da válvula termostática existe uma mangueira que foi isolada, mas pelo que me lembro esta mangueira faz ligação com o sistema de respiro do radiador e reservatório. Mas não me recordo como é feita esta ligação, então peço aos colegas que se suberem como é feita esta ligação, ou se algum coléga esta com um carro deste em sua oficina por favor postem este esquema, pois acredito que o defeito deste carroi é este ok? Desde já meu muito obrigado.. Fico no aguardo
Respostas:
1 Alimentação da caixa do aquecedor
2 Retorno da caixa do aquecedor
3 Retorno do tanque de expansão de arrefecimento
4 Retorno do radiador
5 Válvula termostática
6 Alimentação do radiador
MARCECAVEL escreveu:
1 Alimentação da caixa do aquecedor
2 Retorno da caixa do aquecedor
3 Retorno do tanque de expansão de arrefecimento
4 Retorno do radiador
5 Válvula termostática
6 Alimentação do radiador
Caro coléga MARCECAVÈL.. Esta mangueira a nº 3 ESTA ISOLADA, e esta mangueira que eu queria saber onde e como ela vai ligada no reservatorio de expanssão, pois se ela estiver isolada pega ar mesmo neste carro.Eu sei que ela vai ligada junto a mangueira do respiro do radiador ao reservatóri de expanssão só não me lembro como, se me recordo parece que tem um T nesta ligação. Pois só ligaram o respiro do radiador direto ao reservatório de expanssão ok Mais valeu muito obrigado pela atenção..
edilsonedilson escreveu:
Esta mangueira que foi isolada não era do ar quente , Que no desenho do Marcecavel é nº1 e nº2 Este problema que você diz é típico de bomba com rotor patinando, mas voce diz que já trocou, ou junta queimada mas você já trocou tambem. Só pode ser cabeçote trincado Nas galerias de água não tem como entrar ar ,a pressão não deixa,a não ser compressão que vaza das câmaras de combustão ou bolhas de ar que surgem depois que o motor ferve Ai tem que ver porque ele ferve.
Caro coléga.. Não são as mangueiras do ar quente que estão isiladas, é a nº 3 que esta na foto do marcecavel. Ele esta fervendo porque se esta mangueira estiver isolada a agua não circula não consegui circular legal ou seja por um longo periodo de tempo eai o sistema ferve ok. Mas valeu pela dica muito obrigado!
não deixe sem valvula termostatica, por que acontece isso mesmo, a agua não circula pelo sistema.
vc pode estar com o radiador entupido , passar agua nele e ver que sai limpa nao é sinal que ele estaja bom pode estar com varias canaletas entupidas. e as mangueiras de retorno de ar para o reserevatorio deve estar todas desobtruidas e coloque uma valvula termostatica nova e sertifiquese que o sistem aesteja competo de agua sem ar no sistema. é pra funcionar bem
Verifica a mangueira de retorno do reservatorio de expansao... ja peguei alguns casos aqui , que a reduçao dentro da mangueira entope e o sistema ferve.. Nao sei se o caso, mais nao custa verificar
cuidado com o cabeçote, ja vi varios rachados, principalmente no fiesta!!!!!
cristal tem um T que junta a mangueira "3" com a que ja esta la.Arruma um T qualquer que sirva faz o teste e depois compra o original.
JotaCar escreveu:
cristal tem um T que junta a mangueira "3" com a que ja esta la.Arruma um T qualquer que sirva faz o teste e depois compra o original.
Jota car" Um T comum não funciona, pois o T original tem um orificio bem fininho. Se vc colocar um T qualquer, pega ar do mesmo jeito ea agua não circula. Já fui na ford mas nem lá consegui encontrar este T" Me disseram que tenho que fazer pedido, e demora uns 15 dias para chegar. O problema é que o cliente esta com uma pressa danada deste carro para viajar.Mas lhe agradeço muito sua atenção! Abçs...
zazaxavier escreveu:
BOA SORTE E BOM SERVIÇO
zaza.. Ocorreu um erro com este site e não consegui vizualisar, se vc puder postar de novo agradeço.. VLW