Boa tarde estou com um Ka 2003 1.0 a gasolina que superaqueceu e acendeu a luz de aviso no painel mas o cliente meio que ignorou e continuou andando ate sua ksa vi o sensor de temperatuira quebrado e troquei e mesmo assim a ventoinha nao liga pergunto podera ser a valvula termostatica o que ja me falaram q nao tem nada a ver pq o q ligaa ventoinha é o modulo? testei a ventoinha ligando-a direto na bateri a e ela funcionou entao o q pode estar acontecendo? pq ela nao liga?
Respostas:
seu carro tem vazamento de agua, ta cuspindo pelo reservatorio,as mangueiras estão duras, amigo o certo mesmo é voce levar o seu carro em uma oficina porque se voce ficar mechendo sem saber pode piorar e muito a situação do seu carro.
Paraibano pelo que ele disse, parece que ele mesmo é o mecânico...
Gigio, passe mais informações, já passou o veiculo no scanner ? quais os parametros ? como esta o sinal de temperatura recebido pelo modulo ? ja veirifcou todos os fusiveis ?
Gigio é o modulo que envia a corrente para o motor da ventoinha, mas ele só realiza esse processo assim que recebe a informação que a valvula termostatica está aberta. Então pode ser a valvula sim.
Boa Tarde.
Já verificou fusíveis do circuito ou se há algum código de falha?
ele ja esta em uma oficina nao tem vazamento e nao cospi
obrigado
fusiveis ok, ainda nao passei o scanner como estou fora da oficina meus funcionarios estao rastreando
obrigado assim q passar o scanner comunico
Gigio escreveu:
Boa tarde estou com um Ka 2003 1.0 a gasolina que superaqueceu e acendeu a luz de aviso no painel mas o cliente meio que ignorou e continuou andando ate sua ksa vi o sensor de temperatuira quebrado e troquei e mesmo assim a ventoinha nao liga pergunto podera ser a valvula termostatica o que ja me falaram q nao tem nada a ver pq o q ligaa ventoinha é o modulo? testei a ventoinha ligando-a direto na bateri a e ela funcionou entao o q pode estar acontecendo? pq ela nao liga?
de cara troca a valvula termostatica!
sensor de temperatuira tambem!
confere a bonba d´agua , radiador,todar as mangueiras
do sistema de arefecimento.
estando conferido poe pra fucionar
(se continuar fervendo ai sem pode arracar
o cabeçote )
boa sorte amigo
nao liga a ventuinha..? ja fes o simples teste desligando o conector do sensor? apos 10 segundos o o modulo dispara o ventilador. Se nao disparar verifique alimentação do ventilador , chicote , UCE, etc ... Ou entao ta com ar no sistema devida a entupimentos que cocorrem na carcaça da valvula, mangueiras de retorno para o reservatorio com entupimento, mal funcionamento do termostato, etc... Faça testes basicos e vai seguindo a logica de funcionamento do sistema.
Independentemente de como esta o sistema de arrefecimento deste veicúlo, se estiver fervendo, se estiver com valvula termostática travada ou não e etc e etc. Se vc desligar o sensor de temperatura o motor da ventoinha tem que ser acionado. Caso isto não ocorra! Então o problema esta no circuito elétrico do sistema de arrefecimento ou defeito na uc. Se for defeito na uc, a mesma deve ser reparada ou vc deve colocar um cebolão na mangueira do radiador ok? espero ter ajudado...
Faça o teste de ligar o carro com o sensor desligado, se o ventilador não ligar, com certeza o problema está no circuito entre ele e a central.
Mas seria bom também revisar todo o circuito de arrefecimento (mangueiras, bomba d'agua, radiador).
SE VOCE TIVER UM TERMOMETRO INFRA VERMELHO TESTE AS DUAS MANGUEIRAS SUP E INF DO RADIADOR PARA SABER SE A VALVULA ESTA ABRINDO.SE ELA ESTIVER ABRINDO A DIFERENÇA DE TEMPERATURA DEVERA SER MINIMA,AGORA SE A DIFERENÇA FOR GRANDE 20 A 30 GRAUS PODE ESTAR TRAVADA.