Bom dia amigos , gostaria de uma uma ajuda . Chegou um cliente em minha oficina com um Ford Fiesta Sedan 1.6 Flex Zetec , ano 2010 com 28.417 km rodados , com a temperatura alta e com a tubulação do radiador em que uma mangueira estava quente e a outra fria , tudo indicava Vauvula Termostatica defeituosa, efetuamos a subistuição do componente , retiramos o ar do sistema e o problema continua , motor aquecendo e ventilado trabalhando na segunda velocidade . Amigos me ajudem , obrigado e tenham um Bom Dia.
Respostas:
ola amigo, pelo q voce comenta me pareçe ser a bomba dagua, retire éla e analiza!
abração
Boa tarde Rodrigo , retirei a bomba dagua , e a mesma se encontra em perfeitas condiçoes de funcionamento , o nosso cliente comprou uma bomba nova mesmo assim o defeito perciste , mas ao drenar totalmente a agua do motor , foi verificado por mim um acumolo de ferrugem ao fundo do recipiente onde eu reservei a agua do moto , e foi trocada a agua e adicionado Aditivo no sábado .
Verifique o sistema de ar quente,se possivel isole para teste.Todos componentes com bitolas pequenas(mangueiras e entrada do recepiente de expansão devem ser testados quanto a entupimentos.
Ok amigo irei fazer esse procedimento agora e ja retorno com o resultado
Amigo examine cuidadosamente a carcaça e a valvula termostatica se puder caloque uma carcaça e valvula do motor mais antigo pra teste ja tive um desse
E a mangueira de retorno para o tubo de expansão não esta obstruída? Se não estou enganado este modelo tem um T nessa mangueira e ali normalmente tranca a passagem d’água.
uma sangria num sistema desse ai voce nao faz em menos de uns 40 minutos e isso ai em marcha lenta vai demora e muito pra aquecer a mang. inferior portanto amigo leves aceleradas e a proposito o maior defeito deses carros chama-se frentistas.
Boa noite amigo procure o cliente o quanto esse motor ja aqueceu com ele, e melher voce verificar a vazao de cilindro para ver se essa junta do cabeçote nao esta comprometida e verificar a tampa do reservatoria com o teste se ela nao esta dando perca de pressao, e nao esqueça o que nosso amigo ai disse sobre as mangueiras principalmente a que vem para o reservatorio, como voce disse que estava contaminada a agua apode estar entupida na entrada do reservatorio bao sorte e nos de resposta quando solucionar.
Weligton
Boa noite amigos , obrigado pelas Dicas , mas a tampa do reservatorio foi subistituida , a mangueira do retorno esta em perfeito funcionamento , o radiador foi retirado e feita a limpeza do mesmo e esta em perfeito estado, agora iremos izolar o sistema de aquecimento interno , para realizar novo teste do funcionamento do motor , e iremos realizar o teste de vazão de cilindro , mas aparantemente não apresenta nehuma anomalia referente a junta do cabeçote queimada. Obrigado pela dica.
amigo ele chega a jogar agua fora ou não? essa semana pegamos um ecosport que nao disparava o eletroventilador, as mangueiras esquentavam e nao disparava, a temperatura chegava a 115 graus. A central entrou em modo de emergencia e nao disparava de jeito nenhum, tivemos que desligar a bateria e religar novamente apos alguns minutos, ai o sistema voltou ao normal. Essa valvula termostatica nao é eletrica, verificou se esta sendo alimentada?
existe uma mangueira do reservatório de expanção que tem uma pequena restrição que as vezes entope, verifica se não ta entupida, pois se estiver o carro aquece
Verifique ao lado do eletroventilador que existe uma resistencia responsável pelo acionamento da 1 velocidade, pode acontecer do conector isolar e não acionar o ventilador na 1 velocidade, fazendo com que o carro aqueça
Obrigado pelas dicas amigos , desculpe a demora para postar a solução desse problema .
Apos realizar todos os procedimentos possiveis para solucionar o problema , apos passar no scaner deu avaria da vauvula termostatica , mesmo sendo nova estava apresentando avaria , e foi prontamente subistituida em garantia na auto peça onde foi adquirida, ou seja mesmo a vauvula sendo nova veio com defeito de fabrica e estava causando esse trastorno .
Desde ja agradeço a ajuda de todos , pois engradeceu o nosso conhecimento quanto ao tal defeito do carro , e fiquei sempre ligados porque a p-eça emsmo sendo nova estava apresentando defeito de fabrica ....