Olá Pessoal,
Veículo ainda sem solução do problema.
Ford Fiesta IAW 4 CFR.PR
ano 2011 - Flex
Motor Zetec Rocan 1.0
sistema com 2 sonda Lâmbdas
Defeito : Veículo abastecido com gasolina mas motor afoga todo dia de manhâ.
No scanner o AFR mostra 13.2
No dia seguinte ao funcionar o motor o AFR já está em 90 e afoga o Motor.
Sonda Lâmbda foi colocada nova NTK.
Respostas:
Ola boa tarde , amigo coloque uma sonda bosch de final numero 602 , e antes de funcionar o motor , vc tira a bóia de combustivel, e deixa como tanque vazio mas não desliga a tomada porque o painel tem que receber o sinal de tanque vazio, aguarda no minimo 1 hora dai coloca a boia como tanque cheio e aguarda pelo menos 30 minutos , entra com o scanner e configura pra gasolina, ussa uma bóia por fora pra não precisar desmontar o copo da bomba, depois de fazer o controle de AF pra gasolina funciona o motor e aguarda ligar o eltroventilador 2 vezes entra com o scanner e ve o grafico dos pulsos da sonda bosch vai ter que trabalhar até 850 milivolts no maximo se tudo estiver sertinho na leitura da sonda é pra fixar o carro a gasolina . agora se a sonda não trabalhar nessa voltagem, possivel defeito de bico ou combustivel adulterado ou entrada de ar falso .ou se estava no alcool pode ser o bendito do canister contaminado. com o antigo combustivel.
ola, esta semana passada peguei um ka aqui que o defeito era a central que perdia o af! troquei central e tudo voltou ao normal, nao sei se e seu caso, mas fique atento
>ola, esta semana passada peguei um ka aqui que o defeito era a central que perdia o af! troquei central e tudo voltou ao normal, nao sei se e seu caso, mas fique atento
Ok pessoal, obrigado pela suas dicas.
No seu caso em que você trocou a central, será que um telecarregamento ( troca de arquivo da central ) utilizando o ST10, resolveria este problema ?
>Ola boa tarde , amigo coloque uma sonda bosch de final numero 602 , e antes de funcionar o motor , vc tira a bóia de combustivel, e deixa como tanque vazio mas não desliga a tomada porque o painel tem que receber o sinal de tanque vazio, aguarda no minimo 1 hora dai coloca a boia como tanque cheio e aguarda pelo menos 30 minutos , entra com o scanner e configura pra gasolina, ussa uma bóia por fora pra não precisar desmontar o copo da bomba, depois de fazer o controle de AF pra gasolina funciona o motor e aguarda ligar o eltroventilador 2 vezes entra com o scanner e ve o grafico dos pulsos da sonda bosch vai ter que trabalhar até 850 milivolts no maximo se tudo estiver sertinho na leitura da sonda é pra fixar o carro a gasolina . agora se a sonda não trabalhar nessa voltagem, possivel defeito de bico ou combustivel adulterado ou entrada de ar falso .ou se estava no alcool pode ser o bendito do canister contaminado. com o antigo combustivel.
Ok amigo, também vou experimentar fazer este teste, inclusive já estou colocando uma Bateria nova.
>verifica qual o valor do sensor de temperatura quando o motor estiver frio, as vezes ele marca - (negativo) e pode causar uma quantidade maior de combustível injetada.
OK amigo, quanto aos sensores tudo OK, revisado.
Bateria nova 45 Ah
Aterramento reforçado.
Teste de queda de tensão nos terminais da UCE com osciloscópio, OK
Quando eu desligo o motor do veículo ele mostra A/F de 13.2
No outro dia seguinte, com o motor frio ainda mostra A/F de 13.2, mas ao funcionar o motor e tentar sair com o veículo ele já altera o funcionamento e afoga mostrando o A/F em 9.0
Estamos fazendo o telecarregamento da Central, assim que tiver alguma novidade eu passo a´vocês.
Obrigado pelas dicas de todos.
Olá Pessoal,
Consegui o arquivo de Telecarregamento da Central, mas não tenho o procedimento de Boot .
Caso alguém tenha, me ajuda.
Obrigado.
OK DR Platinado .
Neste sistema não preciso remover a SOIC do immobilizador para fazer o telecarregamento ?
IAW-4CFR.PR
Obrigado por me enviar o Boot.
Olá pessoal, demorei mas voltei.
Durante a leitura dos parâmetros do scanner consegui observar o que ocorria de fato :
Veículo afogando o Motor quando esfriava, foi constatado durante os testes em que ocorria o problema, a central ECM não enviava pulsos PWM para os aquecedores da Sonda Lãmbda 1 e 2, isso ocasionava o travamento do sinal da Sonda Lâmbda que alterava o A/F de 13.0 para 9.0 , neste momento ocorria o encharcamento das velas, pois o veículo era abastecido com gasolina.
Foi feito o telecarregamento da Central e problema resolvido.
Obrigado pela dicas de Todos, inclusive os arquivos binários.