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Respostas:
<t><p>Oldemar peguei um caso parecido,mas o problema era na mangueira de retorno da agua entupida,aquela que sai da carcaça ate o deposito.</p></t>
<t><p>Uma pergunta besta do ar quente entupido faz o carro ferver?Se entupir o sistema seria como fosse isolado do carro.E nos carros que nao possuem ar quente e as saidas pro sistema sao isoladas ,porque nao ferve?Pra mim era ar no sistema:</p></t>
<t><p>ola amigo, tambem acho miros! o radiador entupido seria como se estivesse isolado! éra outra coisa eu acho!! abraço</p></t>
<t><p>ACONTECE MUITO COM A VÁLVULA DE AR QUENTE, ELA TRAVA O RETORNO DO LIQUIDO E ACABA DANDO SUPERAQUECIMENTO!</p></t>
<t><p>Realmente quem abre a válvula termostática é o fluxo de água que circula pela mangueiras </p> <p>do ar quente. Se vocês analisarem o sistema, vão ver que a carcaça da válvula termostática </p> <p>é dividida em duas camarás quando está com a válvula no local, e a unica possibilidade da </p> <p>camará do lado da válvula receber fluxo de água quente é através da linha do ar quente. </p> <p>A água que sai do broco quando a válvula termostática está fechada não pode ir para o </p> <p>radiador, então ela segue para a válvula do ar quente, esta válvula não broqueia a linha, </p> <p>ou seja ela manda a água para o radiador do ar quente, ou então ela retorna a água </p> <p>para a outra camará onde está a válvula termostática, é é esta água que faz a válvula </p> <p>abrir, por isto que quando não tem ar quente, tem que colocar aquela mangueira para que </p> <p>a água retorne e aqueça a válvula. Como podemos ver se a válvula do ar quente não </p> <p>retornar a água quando o ar quente não esta acionado a válvula não abre, é o caso </p> <p>que aconteceu com o amigo, e vou mais longe, o que já foi de cabeçote removido </p> <p>por simples defeito e também por desconhecer como funciona.</p></t>
<t><p>viu só. mais uma que aprendo por aqui! parabens ai a turma!</p></t>
<t><p>Comentei porque ja vi varios com as saidas com tampao,a minha irma mesmo tem um a uns 7 anos com as saidas do ar quente tamponadas e anda normal,deu problema com bomba dagua que eu mesmo troquei,a valvula continuava original com 100mil km,anda bastante todo dia,mas e um fiesta sem ar nem direçao;;;;</p></t>
<t><p>14509.jpg </p> <p>Troca da válvula termostática do Ford Fiesta </p> <p>Acompanhe nesta reportagem os procedimentos de diagnóstico e manutenção da válvula termostática eletrônica do popular da Ford, que exige alguns cuidados na substituição, além de checagem de todo o sistema </p> <p>O sistema de arrefecimento é bastante complexo e merece atenção dos mecânicos em eventuais revisões, principalmente, porque abrange muitos componentes essenciais, como a válvula termostática. Sua função é fazer com que a temperatura ideal de trabalho do motor se eleve rapidamente e permaneça dessa maneira. Mas se isso não acontecer, aí começa a dor de cabeça para o proprietário do veículo. </p> <p>Fizemos nessa edição a troca de válvula termostática do Ford Fiesta Flex, ano 2008, com 60 mil Km rodados. Alberto Maciel, técnico da MTE Thomson, explica que esse modelo é equipado com eletroválvula termostática eletrônica, semelhante a comum, exceto pela cera expansiva que é aquecida por um aquecedor do tipo PTC (Coeficiente de temperatura Positiva, em inglês), ou seja, uma resistência elétrica. Na válvula comum, a cera é aquecida pelo líquido de arrefecimento. </p> <p>"Esse tipo permite que a válvula trabalhe em temperaturas diferentes em função do combustível que está no tanque, ou seja, quando o motor está 100% etanol (9,0 de RAC - relação ar/combustível na mistura), seu início de abertura é a 100º C. Já quando tem 100% de gasolina no tanque (13,3 de RAC), sua abertura acontece a 97º C", comenta Alberto. </p> <p>O caminho que o líquido de arrefecimento percorre é o seguinte: impulsionado pela bomba d'água na fase fria, circula somente dentro do motor e, após abertura da válvula termostática, com o motor já aquecido, o líquido passa pelo radiador, retornando para o motor já resfriado. Parece simples, né, mas sem a manutenção apropriada, isso pode causar diversos danos ao motor do carro, com sérios prejuízos ao cliente. </p> <p>Diagnóstico e troca </p> <p>A troca da válvula termostática é recomendada quando o sistema apresenta problemas e depois de uma minuciosa checagem e testes para certificar que o problema está mesmo na peça. "Se houver superaquecimento, é necessário testar o circuito do sistema com um termômetro. Este teste deve ser feito quando o carro chega com o motor quente e depois de trocar a válvula", explica Alberto. </p> <p>O técnico insiste que o veículo nunca deve funcionar sem a válvula, pois pode continuar o superaquecimento. "Existem casos em que a válvula termostática é retirada quando dá problema e isso é incorreto, pois a válvula possui um "by pass" que direciona o líquido para o radiador e quando ela é retirada, o líquido não é direcionado e fica circulando na galeria do bloco, levando o carro ao superaquecimento". </p> <p>Vamos realizar desta vez a troca de uma válvula termostática do motor Zetec Rocam do Ford Fiesta, 2008, com 60 mil km rodados. O procedimento será efetuado com a ajuda de Edson da Silva Moraes, proprietário e mecânico da Oficina Mecânica Moraes & Moraes. </p> <p>Alberto explica que a válvula original do Fiesta é construída com uma carcaça de plástico e a que foi colocada na reposição pela MTE é de alumínio. "Essa alternativa foi desenvolvida porque como o carro é flex, trabalha com temperatura alta, o que provoca problemas de ressecamento e empenamento do plástico. Um outro fator é que se, por ventura, vazar a água de arrefecimento, o calor da carcaça não dissipa para o "plug" eletrônico, ou seja, não informa para o módulo que o motor está aquecido. A vantagem do alumínio é que dissipa melhor o calor da carcaça, evitando o problema de empenamento". </p> <p>Em caso de avarias, o sistema deve ser inspecionado para ver se é necessário a troca da válvula com a carcaça ou apenas o refil, de qualquer maneira, a carcaça deve ser muito bem examinada para ver se pode ser reutilizada. </p> <p>O técnico da MTE dá uma dica importante: "um erro comum no mercado é quando o técnico coloca um tampão da saída de ar quente, mesmo o carro não tendo esse equipamento como opcional. O correto é fazer uma conexão com a mangueira, pois o líquido tem que circular pelas duas galerias". </p> <p>Testes e troca do componente </p> <p>1) Teste mecânico: quando o caro chega na oficina, com o veículo funcionando, o primeiro passo é fazer um teste comparativo entre a temperatura do motor (90°) e a do radiador (50°), utilizando um termômetro especial. Se as temperaturas estiverem iguais, o sistema está adequado, pois a água está circulando, ou seja, o sistema está aberto. Caso não esteja, deve se substituir a válvula termostática e verificar também a bomba água. Em casos mais raros, pode haver obstrução do radiador. </p> <p>2) Testes eletrônicos: com o scanner automotivo, vamos ver se o problema é eletrônico. Assim, testamos não só o funcionamento do aquecimento da resistência da válvula, mas também o sensor de temperatura do motor. </p> <p>3) O procedimento começa retirando o filtro de ar e soltando a abraçadeira da mangueira de admissão de ar. </p> <p>4) Coloque um recipiente embaixo do carro para escoar o líquido e abra a tampa do reservatório. </p> <p>5) Desconecte o sensor de temperatura do líquido, solte a travinha de segurança e puxe a peça com cuidado. </p> <p>6) Com um alicate especial para soltar abraçadeiras, desconecte todas as cinco mangueiras de circulação de água, para o radiador, para o sistema de ar quente e para o reservatório de expansão, para poder drenar o líquido. </p> <p> </p> <p>7) Com uma chave em L de 8 mm, comece a soltar os seis parafusos da fixação da carcaça, para agilizar pode usar a pneumática. Na montagem o torque é de 3kg. Os parafusos são limpos e reaproveitados. </p> <p>8) Na retirada da válvula, na parte de baixo, desconecte o conector da aquecedor da válvula termostática (PTC). </p> <p>Obs: Para ver se pode reaproveitar a carcaça, verifique se não há corrosão e se a flange está em ordem sem corrosão ou empenamento. </p> <p>9) Faça o teste da resistência do aquecedor da válvula com a ajuda de um multímetro, sem necessidade de especificar a polaridade, em escala 200 Ohms. O valor tem que ser em torno de 14 a 17 Ohms. </p> <p>10) Faça também o teste de resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, que deve ser feito em escala de 200 kOhms. O valor em temperatura ambiente é em torno de 33 KOhms . </p> <p>11) Agora, execute o teste elétrico do refil. Remova-o da carcaça e encaixe no conector do aquecedor um chicote de testes e as outras duas pontas na bateria do carro. Aplique 12 V. De dois a cinco minutos, a válvula vai ter sua abertura. Se não estiver abrindo, o problema é eletrônico (nesse caso não precisaria trocar a peça). </p> <p>Instalação </p> <p>1) É necessário que se faça um preparo para a instalação da nova válvula. Comece removendo os resíduos de vedação na superfície do cabeçote, para isso utilize um paninho com gasolina. </p> <p>2) Use também uma lixa d'água para remover imperfeições da superfície do cabeçote, deixando-a bem lisinha. </p> <p>3) Retire os recipientes do líquido e jogue num reservatório adequado para descarte. </p> <p>4) Coloque a peça nova. Certifique-se de que a superfície esteja limpa e sem irregularidades. </p> <p> </p> <p>5) Faça o teste da resistência do aquecedor da válvula PTC com a ajuda de um multímetro, sem necessidade de especificar a polaridade, em escala 200 Ohms. O valor tem que ser em torno de 14 a 17 Ohms. </p> <p>6) Quando colocar o sensor de temperatura novo, prenda a travinha. </p> <p>7) Faça também o teste de resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, que deve ser feito em escala de 200 kOhms. O valor em temperatura ambiente é em torno de 33 KOhms. </p> <p>8) Estando tudo pronto, parafusos limpos, faça a instalação da peça no local adequado. Coloque os parafusos na sequencia cruzada e com torque de 3 kg. </p> <p>9) Siga o mesmo processo da desmontagem, mas na sequência inversa. Coloque as mangueiras e o conector do sensor de temperatura do líquido. </p> <p>10) A montagem está pronta, agora tem que encher o reservatório com fluido novo, na proporção correta que é de 40% de aditivo e 60% de agua desmineralizada. </p> <p>11) A sangria é feita automaticamente, conforme a colocação do líquido no sistema. Deixe o conector do ar quente no vermelho, mesmo sem o carro estar ligado. </p> <p> </p> <p>Ao final do reparo conferir: </p> <p>1) O ideal é fazer novamente o teste do termômetro para checar as informações depoisdo reparo feito. Faça também o teste de funcionamento do aquecimento da resistência da válvula e o do sensor de temperatura do motor. </p> <p>2) Por fim, vamos conferir com o scanner automotivo se todos os sensores estão funcionando com perfeição. </p> <p>_______________________________________________________ </p> <p>Colaboração técnica: </p> <p>Oficina Mecânica Moraes & Moraes </p> <p>Mais informações: MTE-Thomson 0800 704 7277</p></t>