Boa Tarde Pessoal,
Estou com um problema em uma Courrier 1.6 Flex ano 2009, Sistema de injeção Marelli 4CFR.
Este carro apresenta pega normalmente, porém após um breve período de funcionamento, ela começa a apresentar marcha lenta irregular e acende a luz da injeção.
Com o scanner Rasther Box, foi identificado a falha P0106 Sensor MAP - Fora da Faixa, esta falha tem um estado presente mesmo com o carro desligado. O sensor possui corrente de 5v enviado pela central. Já foram trocados os sensores MAP 2 vezes, Atuador de Marcha lenta 1 e Sensor de posição de borboleta 1 vez.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser.
Respostas:
Obrigado Fox pelo contato.
Bom, quanto a questão da entrada falsa de ar, tapando o TBI o carro apaga na hora, e a compressão do cilindro está em 13 bar em todos os cilindros.
Quanto a curtos, foi medido a continuidade dos 4 fios do sensor map, e os mesmo apresentaram continuidade somente fio por fio, não houve continuidade cruzada.
compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central
Infelizmente medidor de vacuo não possuo, mas vou ver se consigo algum para poder medir.
Acredito que este carro não possua bomba de vacuo, pois o sensor MAP fica alocado diretamente no coletor de admissão. Quanto a central a voltagem de 5 v está sendo enviada corretamente para o sensor, e foram recodificadas mais 2 centrais, e em nenhuma das 3 o carro trabalhou corretamente.
Retirando a tomada do atuador, a lenta chega a dar uma estabilizada, pelo menos não oscila tanto.
>compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central
Bom esta falha foi de repente, o dono pegou na loja, abasteceu no posto que fica a 200 metros e 300 metros após sair do posto ele começou a falhar.
Verifiquei o sincronismo da corrente, vazão dos bicos e estanqueidade, bem como o regulador e sonda lambda. Todos estes itens estão ok.
Muito obrigado pelas dicas.
>Veja como começou este defeito.se foi de repente ou se foi depois de algum serviço. Confira o sincronismo da corrente veja a vazão dos bicos.a estanqueidade e o regulador de pressão. A sonda ta trabalhando normal ?
>Acredito que este carro não possua bomba de vacuo, pois o sensor MAP fica alocado diretamente no coletor de admissão. Quanto a central a voltagem de 5 v está sendo enviada corretamente para o sensor, e foram recodificadas mais 2 centrais, e em nenhuma das 3 o carro trabalhou corretamente.
Retirando a tomada do atuador, a lenta chega a dar uma estabilizada, pelo menos não oscila tanto.
compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central
bomba de vácuo, vácuometro ou manômetro de vácuo é ferramentas de uso em oficina, não componentes do carro.
o sensor map é um transdutor !! componente q transforma uma informação mecânica como vácuo, em informação elétrica interpretável para central
para testar um sensor map vc tem dois caminho: 1 aplicar um vácuo com uma bomba e com base no manual acompanhar c sua resposta é plausível (teste estático)
2 com um manômetro de vácuo medir o vácuo e confrontar com a informação apresentada pelo scanner e a tensão de resposta com o multímetro (teste dinâmico)
o segundo é o q mais utilizo pois vc pode ao mesmo tempo testar vácuo real a informação elétrica gerada pelo sensor e a interpretação real da central
para quem tem osciloscópio e transdutor de vácuo como Jovino é possível ainda confrontar o sinal do sensor map com o do transdutor..
>Infelizmente medidor de vácuo não possuo, mas vou ver se consigo algum para poder medir.
colega é uma ferramenta muito útil cresci muito nesta profissão aprendendo a utilizar ela.
ela e o osciloscópio são ferramentas q recomendo a todos q trabalhão com injeção eletrônica aprender a manipular.
c precisar da um toque no meu email q lhe mando um manual com dicas utilizando o vácuometro
c vc for adquirir um recomendo comprar a bomba pois já é duas ferramenta em uma.
Vlw, segunda feira vou dar uma olhada na se consigo esse manometro de vacuo para poder testar, mas pelo teste que fiz meio rude, colocando uma mangueira de ar sugando um sensor map fora do coletor, o scanner registrou uma queda da pressão de 0,9 bar para 0,7 bar, e a consequente queda no tempo de injeção do carro.
>Acredito que este carro não possua bomba de vacuo, pois o sensor MAP fica alocado diretamente no coletor de admissão. Quanto a central a voltagem de 5 v está sendo enviada corretamente para o sensor, e foram recodificadas mais 2 centrais, e em nenhuma das 3 o carro trabalhou corretamente.
Retirando a tomada do atuador, a lenta chega a dar uma estabilizada, pelo menos não oscila tanto.
compare sinal do map com o vacuo medido com um manometro pode ser a bomba de vacuo e comparese tiver coerrencia nos sinais pode ser central
bomba de vácuo, vácuometro ou manômetro de vácuo é ferramentas de uso em oficina, não componentes do carro.
o sensor map é um transdutor !! componente q transforma uma informação mecânica como vácuo, em informação elétrica interpretável para central
para testar um sensor map vc tem dois caminho: 1 aplicar um vácuo com uma bomba e com base no manual acompanhar c sua resposta é plausível (teste estático)
2 com um manômetro de vácuo medir o vácuo e confrontar com a informação apresentada pelo scanner e a tensão de resposta com o multímetro (teste dinâmico)
o segundo é o q mais utilizo pois vc pode ao mesmo tempo testar vácuo real a informação elétrica gerada pelo sensor e a interpretação real da central
para quem tem osciloscópio e transdutor de vácuo como Jovino é possível ainda confrontar o sinal do sensor map com o do transdutor..
>Bom esta falha foi de repente, o dono pegou na loja, abasteceu no posto que fica a 200 metros e 300 metros após sair do posto ele começou a falhar.
Verifiquei o sincronismo da corrente, vazão dos bicos e estanqueidade, bem como o regulador e sonda lambda. Todos estes itens estão ok.
Muito obrigado pelas dicas.
Veja como começou este defeito.se foi de repente ou se foi depois de algum serviço. Confira o sincronismo da corrente veja a vazão dos bicos.a estanqueidade e o regulador de pressão. A sonda ta trabalhando normal ?
pode ser combustível adulterado ou sonda c o cliente mudou de comb.
Nesta marcha lenta irregular, observe uma entrada de ar que tem proximo ao corpo borboleta, ja peguei um caso onde estava a entrada falsa. E recentemente peguei outra onde dois bicos paravam de pulsar e o defeito estava na ECU.
Bom na questão do combustível, ja foi tirado tirado todo o combustível e colocado de outro posto, e quanto a sonda, mesmo durante a falha do veículo, a voltagem da sonda e o funcionamento da mesma oscilam normalmente.
>Bom esta falha foi de repente, o dono pegou na loja, abasteceu no posto que fica a 200 metros e 300 metros após sair do posto ele começou a falhar.
Verifiquei o sincronismo da corrente, vazão dos bicos e estanqueidade, bem como o regulador e sonda lambda. Todos estes itens estão ok.
Muito obrigado pelas dicas.
Veja como começou este defeito.se foi de repente ou se foi depois de algum serviço. Confira o sincronismo da corrente veja a vazão dos bicos.a estanqueidade e o regulador de pressão. A sonda ta trabalhando normal ?
pode ser combustível adulterado ou sonda c o cliente mudou de comb.
Problema encontrado!
Apesar dos cilindros não terem perdido compressão, o problema estava no cabeçote.
Entre o primeiro e o segundo cilindro do cabeçote, abriu uma pequena fissura, que dava uma leve entrada de ar entre a parte do comando e a junção entre o coletor e o cabeçote, de modo a não afetar a compressão dos cilindros.
Agradeço a todos que postaram soluções para este caso.
Boa tarde,
Meu ultimo post não ficou muito claro, por este motivo pessoal acabou ficando com dúvidas quanto a solução do problema.
Neste veículo, foi trocado o cabeçote do carro, após a montagem do motor com o novo cabeçote, o veículo voltou a trabalhar normalmente.