Olá a todos,
Procuro alguma ajuda ou alguma dica sobre um problema que estou tendo com meu Focus 2009 (modelo novo).
Normalmente, quando abro o carro, o painel do rádio e o computador de bordo ligam automaticamente.
As vezes, quando entro no carro, o computador de bordo liga e o painel do rádio também, porém, a temperatura externa não é exibida no computador de bordo. Fica uns 3 tracinhos e o símbolo do ºC, mas não mostra a temperatura (fica ---ºC).
Quando isso acontece, o ar-condicionado liga sozinho, nenhum dos vidros elétricos funcionam, a luz de injeção fica acessa (as vezes não), a luz do freio-de-mão não apaga, retrovisor elétrico não funciona, e as luzes de seta do painel também não (mas as luzes funcionam normalmente fora... só no painel que não mostra a luz)... ou seja, nada dentro da cabine funciona, além do ar que liga sozinho.
Quando ando um pouco com carro, tudo volta ao normal como num passe de mágica e como se nada tivesse acontecido. A temperatura externa volta a ser exibida, e tudo volta a funcionar e o ar-condicionado desliga.
Esse problema é muito intermitente... as vezes fica mais de mês sem nenhum problema, porém, tem épocas que é quase todo o dia.
Já levei o carro em vários lugares, mas ninguém consegue fazer um diagnóstico completo ou ser conclusivo em uma avaliação.
O que já verifiquei e foi descartado como possível causa:
--> Sensor de temperatura externa funcionando normalmente;
--> nenhum fusível queimado e todos com a tensão apropriada;
--> Nenhuma sub-tensão ou sobre-tensão na rede elétrica do carro;
--> Alternador normal;
--> Módulo de conforto do carro não tem nenhum defeito, mal contato, nada...
Gostaria da ajuda de vocês, para poder me dar uma luz sobre o que pode estar acontecendo. Por eliminação, só me resta verificar o computador de bordo ou o módulo de injeção. Sinceramente não sei qual a relação que o módulo de injeção possa ter com esse problema, mas enfim, alguém poderia me ajudar, já passou por algo parecido, alguma ajuda sobre o que poderia ser esse problema ou até mesmo aonde levar... mecânico? auto-elétrica? mecânica especializada em injeção? loja de reprogramação de injeção?
Desde já agradeço a quem puder ajudar.
Respostas:
Leve seu carro em uma auto eletrica, sem pressa para que eles possam diagnosticar esse defeito.