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Respostas:
Boa tarde, fluido de freio sendo higroscópio, pode afetar tanto carros mais antigos, quanto e principalmente os mais novos, e como cultura, ninguém verifica a situação dele, a regra é válido pra todos, substituição total a cada 10.000 ou uma vez ao ano, na dúvida, substitua.
Sim com certeza, ode reduzir o tempo de troca
Aqui em nossa oficina testamos toda vez o fluido de freios, de todos veículos dos nossos clientes no retorno para troca de óleo do motor.
o fabricante já da essa instrução na embalagem.
Segue às dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços boa sorte e fique com Deus 🙏🙏🙏
Eu troco a cada revisão tanto bom ou não.
aqui uso sempre o DOT 4 LV em todos os modelos, sejam novos e modernos como nos clássicos que atendo.
e também uso nos meus carros clássicos, ou seja, o DOT 4 LV não tem contra indicação. E assim otimizo a máquina de troca de fluído, nela só usamos o mesmo fluído DOT 4 LV (da Tirreno)
Alguns pontos importantes: Fluido hidroscópico absorve água com o tempo, mesmo sem vazamento. Absorção de umidade reduz o ponto de ebulição, aumentando risco de vapor no sistema e falha do ABS/ESP em frenagens fortes. Frequência de troca: geralmente a cada 2 anos ou conforme recomendação do fabricante. Em veículos mais antigos, atenção redobrada: sistema ABS/ESP pode ser mais sensível à degradação do fluido. 💡 Dica: sempre usar fluido homologado, evitar mistura de marcas diferentes e purgar corretamente para manter desempenho e segurança.