Treinamento técnico de
OSCILOSCÓPIO Automotivo aplicado á Injeção Eletrônica
em BELO HORIZONTE/MG
Programa do curso:
Habilitar o participante a operar o osciloscópio automotivo, aplicando no veículo as funções do aparelho para interpretar as formas de ondas geradas pelos sistemas de controle de bordo do veiculo (faz-se necessário já ter o curso técnico de injeção eletrônica e de multímetro).
Carga horária: em média 30 horas
Data: de 26 a 31 de MARÇO de 2012
Local: Centro Automotivo Palmeiras
Av. Raul Mourão Guimarães, 190 – Palmeiras – Belo Horizonte/MG
Informações e reservas de vagas:
Flavio ou Clarides -(51) 3077-4663 - [email protected]
Investimento: entrada de R$ 400,00 + 2 x R$ 400,00 (cheques para 30 e 60 dias a contar do dia de inicio do curso)
Curso de OSCILOSCÓPIO AUTOMOTIVO
Osciloscópio
Forma gráfica de um sinal elétrico
Tipos de ondas
Ondas senóides
Ondas quadradas e retangulares
Ondas triangulares e dente de serra
Compostas
Pulsos ou escalas
Tensão elétrica alternada e continua
Tensão alternada
Onda senoidal
Amplitude do sinal elétrico alternado
Freqüência do sinal elétrico alternado
Tensão contínua
Amplitude do sinal elétrico contínuo pulsado
Freqüência do sinal elétrico contínuo pulsado
Ondas quadradas e retangulares
Período e Freqüência;
PWM ou Ciclo de trabalho (%)
TENSÃO DE BASE ou Sensibilidade vertical (Tensão de amostragem)
Configuração e ajustes de TENSÃO DE BASE de cada canal de leitura
Erros de ajuste de TENSÃO DE BASE
TEMPO DE BASE ou Sensibilidade horizontal (Velocidade de amostragem)
Configuração e ajustes de TEMPO DE BASE de cada canal de leitura
Erros de ajuste de TEMPO DE BASE
Configuração de 2, 3 ou 4 canais do osciloscópio
Aplicação prática do osciloscópio na leitura de sinais de sensores e atuadores dos sistemas de bordo
- Sensores potenciométricos
Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s analógicas
Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s digitais
Sensor de posição de borboleta de aceleração (Sistema com acelerador eletrônico)
Sensor duplo de posição do pedal do acelerador por potenciômetro;
Sensor de posição do pedal do acelerador por sensor Hall;
Sensor duplo do pedal do acelerador
Sensor de posição da borboleta do estrangulador do freio motor;
Sensor de posição da válvula EGR;
Análise de ruídos elétricos e desgaste de potenciômetros
Análise de sinal com 2 canais.
- Sensores térmicos
Sensor de temperatura do motor;
Sensor de temperatura do ar;
Sensor de temperatura do óleo do motor;
Sensor de temperatura do óleo diesel;
Sensor de temperatura do óleo do câmbio automático.
Análise de ruídos elétricos no sinal decorrentes de falhas de aterramentos.
- Sensores de carga
Sensor de pressão absoluta do motor;
Sensor de pressão do turbocompressor do motor;
Sensor de pressão atmosférica;
Sensor de pressão do tanque de combustível;
Análise de fugas de válvulas do motor com 2 canais ou mais.
Análise de ruídos elétricos no sinal decorrentes de falhas de aterramentos.
- Sensores de massa de ar por filme aquecido ou fio aquecido
Sensor de massa de ar analógico;
Sensor de massa de ar digital;
Análise de sensor com contaminação
- Sensores de movimento por efeito indutivo
Sensor de rotação do motor;
Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
Sensor de velocidade do sistema ABS;
Sensor de velocidade para o TCM;
Análise de roda fônica amassada.
Análise de enquadramento da roda fônica com sensor de fase de comando com 2 canais.
- Sensores de movimento por efeito hall
Sensor de rotação e PMS do motor;
Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
Sensor de velocidade do sistema ABS;
Análise de roda fônica amassada.
Análise de enquadramento da roda fônica com sensor de fase de comando com 2 canais.
- Sensores de oxigênio
Sensor de oxigênio por célula de zircônio;
- Sensores de vibração por cristal piezelétrico
Sensor de detonação;
- Reles
Bomba elétrica de combustível;
Alimentação do sistema;
Alimentação do sistema ABS;
- Solenóides elétricos
Eletroinjetores monoponto;
Eletroinjetores multiponto;
Válvula de purga do cânister;
Válvula de controle da EGR;
- Motores elétricos
Bomba elétrica de combustível;
Bomba de recuperação do ABS;
Bomba de injeção secundária de ar;
- Atuadores de marcha lenta
Motores de passo a passo;
Atuador de marcha lenta por solenóide elétrico;
Atuador de marcha lenta eletropneumático;
- Estágios de potência transistorizados para controle de ignição
Lógica de trabalho do transistor
Diagrama esquemático de ligação do estágio de potencia de ignição
Como testar um transistor NPN
Como testar um transistor PNP
- Sistemas de ignição e Transformadores elétricos
Bobina de ignição convencional;
Bobina de ignição dupla (DIS)
Bobina de ignição individual (COP)
- Sistema elétrico
Alternador;
Teste de saída dos diodos do alternador;
Queda de tensão em reles de carga;
Queda de tensão em aterramentos;
Ruidos elétricos;
Tensão presentes em canos de descarga e catalisador;
Medição de compressão do motor