Ola,esse uno so gasolina ano 2005,ta com a sonda marcando sempre mistura pobre 0,45 ja coloquei outra pra teste mas nao resolvel testei bomba bicos tudo ok o que pode ser...
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>Ola,esse uno so gasolina ano 2005,ta com a sonda marcando sempre mistura pobre 0,45 ja coloquei outra pra teste mas nao resolvel testei bomba bicos tudo ok o que pode ser...
Lider para alguém aqui começar a te ajudar vc deveria ter dado uma olhada no modulo de injeção e ver que sistema que é ai , só nisso ja ajudaria e muito .
Sempre que vc pegar um defeito desse tipo te aconselho primeiro a conferir direto na sonda a sua alimentação , aterramento e sinal de resposta nunca confie em ver o sinal apenas no scanner pode ser uma estratégia do modulo , mas , o scanner poderá te ajudar também vendo o tempo de injeção , e toda vez que vc pegar esse tipo de defeito pense rápido e se lembre se deste pequeno texto .
TI X SONDA LAMBDA
Na reparação de veículos como em todas as profissões existe técnicas que se bem aplicadas facilitam e muito o trabalho, o teste de tempo de injeção X sonda lambda é um deste procedimentos que nos da meio caminho andado para diagnosticar um defeito.
O sinal da sonda lambda (sensor que mede o nivel de oxigênio nos gases do escapamento) é medida em milivolts (mV) e varia entre 50 a 900 mV de acordo com a concentração de Oxigênio nos gases, por sua vez o tempo de injeção (TI) é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta ou seja o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.
O TI é calcula pela central usando como base as informações dos sensores espalhados pelo motor, e alterado a medida que a sonda lambda envia um sinal informando que ocorreu uma alteração na mistura ar/combustível. Esta correção ocorre a todo momento sendo ignorada somente quando a sonda ainda não atingiu sua temperatura de trabalho (300 C°), em acelerações em plena carga ou em desacelerações. Quando a central recebe um sinal menor que 300 mV ela entende que a mistura esta com pouco combustível ( mistura pobre) quando isso ocorre a central aumenta o tempo de injeção para que haja a estabilização da mistura, e quando a U.C.E recebe um sinal maior que 600 mV a mesma sabe que a mistura esta com mais combustível do que ar (mistura rica) fazendo com que o TI abaixe para corrigir a mistura.
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:
Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.
Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV: neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição (peças como velas, cabos, etc. ruins)
- outros..
Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.
-entrada de ar falsa
-outros.
Todos estes parâmetros podem ser obtidos com o uso de um multímetro, basta o mesmo ter a função de mili-segundos, ou até mesmo com um scanner você pode conferir estes dados.
E depois veja no esquema elétrico que muitos trocam a sonda lambda por acusar defeito no scanner quando o defeito esta no F11 de 15 A.
Boa sorte .B)