Caros colegas estou tendo problemas com varias ranger (2012 em diante)com erro de perigo de entupimento do filtro particulas faço a limpeza mas com poucos dias a luz ascende de novo alguem ja pegou defeito parecido.
Agora estou com uma na oficina 2013 estava com filtro entupido dava cerca de 800 mbar de pressao de obstrucao do filtro,
rodei no veiculo ate a central fazer a limpeza dinamica do filtro mas não consigo apagar as avarias
p 246c00 perigo entupimento filtro particulas
p 24a400 perigo entupimento filtro particulas
p246300 teor de formacao fuligem avançado
Respostas:
Cuidado tb com óleo de motor incorreto , e o diesel. Sempre é bom investigar se não tem borra nos coletores de admissão e válvula egr, no corpo de borboleta isso tb acelera o processo de contaminação do filtro DPF e se agravam se o veículo roda em transito lento ou em situações em que o filtro DPF não atinge a temperatura correta para o modulo relizar uma regeneração passiva.
Também estou com uma Nova Ranger 2.2 com a luz acendendo e veiculo perdendo a força, ( o veículo só usa diesel S10) como o meu equipamento não tem a nova Ranger, entrei pela Transit, consegui acessar o código de erro e leituras, apresentou o erro: filtro de partículas e pressão do filtro de partículas.
A pergunta é:
1 - Pelas leituras, quais me mostram se o filtro de partícula está ok?
2 - Qual a pressão ideal de trabalho para o escape 1 e 2?
3 - Quantos volts deve apresentar a leitura do escape 1 e 2 ?
tentei tirar e lavar com varios produtos mas so piora
Caro jvcf ja resolvi varias vezes o problema da ranger 2.2 mas esta esta min dando dor de cabeça.
Tenho kts 200 e tambem não tem nova ranger então faço o seguinte
entro como transit e consulto avarias normalmente quando tem erro do filtro de particulas verifico o sensor proximo ao filtro do ar ,verifico as mangueiras e tubos que coletam a diferença de pressão do filtro com o motor quente e em marcha lenta a restrição deve ficar em torno de 4 a 60 mbar .Então se tudo ok levo o carro a pista e mantenho acelerado aos 3500 rpm por mais de 20 minutos e quando a pressao diferencial do filtro cai ai começo a apagar a avaria quando chegar no aceitavel a luz apaga e tudo ok.
mas nessa ranger que estou trabahando a limpeza foi feita e o filtro não tem mais restriçao mas a avaria não que apagar...
pode ter coisa invertida ai ou sensor alterado
>Caro jvcf ja resolvi varias vezes o problema da ranger 2.2 mas esta esta min dando dor de cabeça.
Tenho kts 200 e tambem não tem nova ranger então faço o seguinte
entro como transit e consulto avarias normalmente quando tem erro do filtro de particulas verifico o sensor proximo ao filtro do ar ,verifico as mangueiras e tubos que coletam a diferença de pressão do filtro com o motor quente e em marcha lenta a restrição deve ficar em torno de 4 a 60 mbar .Então se tudo ok levo o carro a pista e mantenho acelerado aos 3500 rpm por mais de 20 minutos e quando a pressao diferencial do filtro cai ai começo a apagar a avaria quando chegar no aceitavel a luz apaga e tudo ok.
mas nessa ranger que estou trabahando a limpeza foi feita e o filtro não tem mais restriçao mas a avaria não que apagar...
Junior, fiz tudo isso que vc fez, rodei no veiculo + de 80 km com a luz apagada e sem codigo de defeito. Passei o veiculo para o cliente e após rodar mais uns 200 km retornou com a luz acessa e fraco, consultei o erro deu filtro de partículas e pressão do escape. Vc tem como me passar quais seriam as leituras ideal para confirmar o perfeito funcionamento do sistema? a pressão ideal vc me passou e a temperatura do banco 1 e 2, pressão do escape 1 e 2, % fuligem, % válvual EGR?
caros colegas ja passei por tudo isso e o problema e que o sistema anti poluiçao desses veiculos nao esta preparado para o nosso diesel mesmo o s10; e a unica maneira que achei foi achando um programador que deletou o DPF-EGR do sistema do veiculo.Detahe se substituir o filtro de particulas e os injetores fica bom por um tempo mas logo volta o problema.Com o delete ja faz 3 meses que o veiculo roda sem problemas;boa sorte a todos......
Ate agora não achei nenhum scaner com esta função de regeneração forçada e nem substituir filtro particulado na ranger nova recomenda algum
Alguem tem o scaner delphi ds150 importado sabe se ele faz a regeneração da nova ranger
Concordo com sua opinião mas os scaners que tenho não tem a opção o napro não tem a Ranger 2.2 o Kts não tem mas consigo entrar como transit sistema 208.
Pesquizei na net e parece que so o raster 3 na ultima versao que ta fazendo a ranger nova.
Se alguem saber qual scaner que faz esta caminhote com as funçoes de substituir o filtro particulado e regeneração estatica do mesmo
por favor poste.
Fiquei sabendo que o delphi e muito bom para diesel alquem tem e pode compartilhar a esperiencia
Sera que alquem ja não conseguiu arquivos dessa central ja Atualizado?
na iveco já peguei defeito igual.a única solução foi trocar o filtro de partículas.SE O DIESEL QUE A RANGER ESTÁ USANDO É O S10, SE O SENSORES DE TEMPERATURA DO CATALISADOR E DO FILTRO DE PARTÍCULAS ESTÃO FUNCIONANDO E NA POSIÇÃO CORRETA(PORQUE NA IVECO TEM POSIÇÃO DE MONTAGEM E SE MONTAR NO LOCAL ERRADO NÃO FAZ REGENERAÇÃO).ESSAS CAMINHONETES O MOTORISTA NÃO PODE DESLIGAR SE TIVER FAZENDO REGENERAÇÃO.O MODO DE DIRIGIR TEM GRANDE INFLUÊNCIA NO ACUMULO DE FULIGEM. ESSES VEÍCULOS TEM QUE DIRIGIR COM GIRO ALTO, GIRO DO MOTOR BAIXO FAZ ACUMULAR PARTÍCULAS DE FULIGEM. TEM UM SENSOR QUE VAI LIGADO AS DUAS MANGUEIRAS QUE VÃO NO FILTRO DE PARTÍCULAS(SENSOR DE PRESSÃO DIFERENCIAL DO FILTRO DE PARTÍCULAS), SE TIVER COM DEFEITO OU AS MANGUEIRAS OBSTRUÍDAS A REGENERAÇÃO FICA PREJUDICADA.
Tive que enviar para concessionaria para atualizar o soft da central
Amigos, possuo o Rasther 3 e ele realmente tem o modelo da Ranger 3.2, com motor DURAtorq, faz todo procedimento de regeneração e leitura dos parâmetros... Após a ser feita a Regeneração é preciso resetar todos os itens relativos ao escape, feito isso a luz se apaga...
Porém estou com uma Ranger 3.2, 2014 aqui, a qual fiz todo procedimento, apagando a luz de avaria, testei a Camionete na estrada, rodei quase 60 Km e ela tinha ficado um espetáculo, entreguei ela para o cliente na sexta passada (20/02) após 4 dias na volta, porém hoje (23/02) o cliente retornou, ela perdeu força, está limitada como se estivesse no modo de emergência, porém não acendeu nenhuma luz e não está gravando nenhuma avaria, na leitura dos parâmetros, aparentemente, está tudo ok, menos o SENSOR DE PRESSÃO DIFERENCIAL, que notei que esta marcando sempre 0 Mbar, mas não grava avaria nenhuma na central.
Retirei o sensor, soprei para ver se não estava entupido e nenhuma das duas mangueiras está, o próximo passo vai ser retirar o DPF para ver se não está obstruído...
Estou apanhando dessa Camionete, se descobrir alguma coisa, compartilho com os amigos e se descobrirem algo, favor avisar por aqui tbm!!!
Essa parte do reset é muito importante senão o DTC não some da memória!Band car_pelotas qual km dessa ranger aí?Hj resolvi uma com DTC p 2463 e dtcp00bd (furo no intercooler ocasionou todo defeito) e amanhã tem outra pra resolver, essas aqui estão por volta dos 57.000 km.
>Essa parte do reset é muito importante senão o DTC não some da memória!Band car_pelotas qual km dessa ranger aí?Hj resolvi uma com DTC p 2463 e dtcp00bd (furo no intercooler ocasionou todo defeito) e amanhã tem outra pra resolver, essas aqui estão por volta dos 57.000 km.
mrgautomotivo, ela está com 40 mil Km, já fiz uma inspeção visual, mas até o momento não encontrei nada de errado, estou começando a desconfiar que o DPF tenha se deteriorado...
O problema maior é ela não estar gravando nenhuma avaria, dai complica, pois o leque de problemas aumenta muito!!!
Vou continuar na luta aqui, qualquer coisa aviso!!!
Obrigado pela dica do intercooler, vou dar uma olhada nele tbm!!!
é turbinada c sim teste o sistema pós turbina, mangueira e interculer quanto a vazamento, pois vazamento ai causa perca de potencia.
o fato de esta em o mbar significa q o dpf esta sem nenhuma obstrucao.Tente desligar o sensor com motor funcionando e religalo apos alguns segundos ja resolveu comigo
xam:
turma.
o negocio é simples, retire o filtro de partículas, compre um cano de 1,50m de 2"1/2 e duas flange, corta o cano ajustando o tamanho e solde as duas flange (uma com prisioneiro e a outra só com o furo dos parafusos) instale o tubo no lugar do filtro original, pegue os sensores e enrole em um plástico isolante e prenda-os no chassis,quanto as duas mangueiras do sensor de pressão, e só deixa-las soltas sem a conexão e pronto, resultado: a ranger vai aumentar o torque, vai ficar mais econômica e nunca mais vai acender a luz de advertência.(vai soltar uma fumacinha pelo escape!!!)
E o que vc faz com a luz de anomalia no painel?Quando acende a pickup parece carro 1.0 no trágefo. E se o carro passar em inspeção com opacímetro?Não tem jeito! vamos fazer o serviço correto! Todos motores diesel atuais tem tecnologias avançadas e não criaram isso atoa. È dever e obrigação do técnico colocar o sistema pra funcionar como saiu de fábrica ou dentro dos parâmetros. E o mais grave,não vi ainda literaturas da ranger duratorq pra comprar. Desculpe a sinceridade.
xam
GALERA
JÁ RODEI UMS 5000KM DEPOIS QUE RETIREI O FILTRO, MINHA RANGER ESTÁ MAIS ECONÔMICA TÁ FAZENDO NA CIDADE 8,7KM/L, ANTES FAZIA 7,3KM/L, A LUZ DE ANOMALIA ACENDEU COM +- 1000 KM DE POIS QUE FIZ A ALTERAÇÃO, MESMO ASSIM ELA NÃO PERDEU POTÊNCIA
RECOMENDO A RETIRADA DO DPF.
Ok vc faz isso pq a pick-up é sua, mas não é o correto. O dpf entope por defeitos de funcionamento má manutenção, falta de manutenção preventiva, combustível de má qualidade etc.. O material particulado traz sérios danos ao meio ambiente e a saúde você acha certo se gabar por fazer uma coisa incorreta? Não podemos pensar só na gente imagine um tráfego pesado como São Paulo e todo mundo usasse uma ranger com a injeção toda bagunçada e sem o filtro dpf.
Prezado XAM,
Remover qualquer componente original de um veículo é sempre uma solução amadora e preocupante.
Como você pode observar, os frequentadores deste Fórum em sua grande maioria, são profissionais sérios, de alto nível técnico e responsáveis pelo trabalho que executam.
A sua sugestão deve ser reavaliada pelas seguintes razões:
1- Tecnicamente incorreto;
2- Eticamente inadmissível;
3- Caracteriza-se crime ambiental, pois você está inutilizando um sistema que visa reduzir emissões de poluentes;
4- Você está poluindo o ar que você mesmo, sua família, seus amigos e toda a sociedade respira. No mínimo um ato irresponsável.
Problemas técnicos automotivos envolvem vidas humanas, e por isso devem ser resolvidos com conhecimento, dedicação, informações e responsabilidade profissional.
Reflita sobre esta "solução" que você adotou, e inspire-se nos profissionais que trabalham de forma correta. E lembre-se, remover itens de controle de emissões é CRIME!!!
Prezado XAM,
Remover qualquer componente original de um veículo é sempre uma solução amadora e preocupante.
Como você pode observar, os frequentadores deste Fórum em sua grande maioria, são profissionais sérios, de alto nível técnico e responsáveis pelo trabalho que executam.
A sua sugestão deve ser reavaliada pelas seguintes razões:
1- Tecnicamente incorreto;
2- Eticamente inadmissível;
3- Caracteriza-se crime ambiental, pois você está inutilizando um sistema que visa reduzir emissões de poluentes;
4- Você está poluindo o ar que você mesmo, sua família, seus amigos e toda a sociedade respira. No mínimo um ato irresponsável.
Problemas técnicos automotivos envolvem vidas humanas, e por isso devem ser resolvidos com conhecimento, dedicação, informações e responsabilidade profissional.
Reflita sobre esta "solução" que você adotou, e inspire-se nos profissionais que trabalham de forma correta. E lembre-se, remover itens de controle de emissões é CRIME!!!
Pessoal,
Trabalho com reparação e treinamento nesta área, tenho visto de tudo, mas o certo e o que considero aceitável seria:
- O filtro DPF é um dispositivo do veículo com a função de filtrar as partículas de fuligem e sua vida útil depende de como está a sua combustão, ou seja o seu entupimento é diretamente proporcional as condições de: combustível, entupimento de EGR, mal funcionamento dos injetores, e um processo de combustão muito ruim, ele é o fusível do sistema e tudo relacionado a uma má combustão ou até mesmo dirigibilidade "anda e pára" como é o caso das vans escolares aceleram este processo.
Pois bem o que fazer: Checar o combustível, verificar entupimento de EGR, verificar um mau funcionamento da combustão que esteja gerando este entupimento precoce, rodagem em baixas velocidades seriam as causas mais comuns, carros que rodam em mineração acontecem muitos problemas de entupimento de filtro e escolares também.
O parâmetro mais certo a ser verificado é a da pressão diferencial do DPF - O ideal para a pressão é que esteja dando um valor < 30 mbar em marcha lenta e no máximo de 70 a 100 mbar a 3000 RPM, se o valor aumentar em aceleração e pode chegar até 1000 mbar indica um entupimento muito agressivo e o que se têm a fazer seria uma limpeza química para que a pressão possa cair.
O Ideal antes de colocar o filtro no carro seria certificar em uma bancada com manômetro se o filtro realmente foi limpo, isto antes de colocar no veículo,ai você teria certeza de que a limpeza foi completa.
A partir daí vem a parte eletrônica:
- O software só deixará você apagar a falha se você regenerar o filtro e para isto é muito importante ter um scaner atualizado com o modelo que vc está trabalhando;
- Uma outra solução seria fazer o procedimento de "Substituição do filtro" com isto você deixa para a central a possibilidade dela fazer a regeneração, quando se faz isto nas ducatos o valor de fuligem vai para 106% e logo quando você sai da oficina ela inicia uma regeneração e isto faz com o sistema software e hardware estejam alinhados e com as falhas zeradas.
Att,
Vladi
Bom dia, quero saber se conseguiram resolver a Ranger e qual foi a solução, estou com uma 3.2 com mesmo defeito na oficina. obrigado
B>Amigos, possuo o Rasther 3 e ele realmente tem o modelo da Ranger 3.2, com motor DURAtorq, faz todo procedimento de regeneração e leitura dos parâmetros... Após a ser feita a Regeneração é preciso resetar todos os itens relativos ao escape, feito isso a luz se apaga...
Porém estou com uma Ranger 3.2, 2014 aqui, a qual fiz todo procedimento, apagando a luz de avaria, testei a Camionete na estrada, rodei quase 60 Km e ela tinha ficado um espetáculo, entreguei ela para o cliente na sexta passada (20/02) após 4 dias na volta, porém hoje (23/02) o cliente retornou, ela perdeu força, está limitada como se estivesse no modo de emergência, porém não acendeu nenhuma luz e não está gravando nenhuma avaria, na leitura dos parâmetros, aparentemente, está tudo ok, menos o SENSOR DE PRESSÃO DIFERENCIAL, que notei que esta marcando sempre 0 Mbar, mas não grava avaria nenhuma na central.
Retirei o sensor, soprei para ver se não estava entupido e nenhuma das duas mangueiras está, o próximo passo vai ser retirar o DPF para ver se não está obstruído...
Estou apanhando dessa Camionete, se descobrir alguma coisa, compartilho com os amigos e se descobrirem algo, favor avisar por aqui tbm!!!
Boa tarde pessoal,
Estamos em minas gerais e resolvemos pedir ajuda a vocês reparadores como nós estamos com duas ranger uma 2013 e outra 2014 exatamente com o problema citado acima, faz a regeneração e em 4 dias volta, e já não sabemos o que fazer, se alguém tiver encontrado a solução desta situação por favor se possível nos ajude e seremos muitos gratos
Olá pessoal,
Hoje chegou este veículo com a Luz de anomalia acesa e código de falha presente P2463 ( filtro de particulas saturado com fuligem ).
O índice de fuligem estava em 155 %
fiz a regenaração forçada através de comando de scanner , tudo OK no aparelho , ficou com 50 %
Apaguei o código de falhas, OK
Saí para fazer um teste de rodagem com o veículo, Agora o motor fica fraco e limitando o giro em 2.500 RPM e perdendo força aos poucos na estrada , e sem código de falha no PCM.
alguém aí teve alguma solução até agora ?
Será alguma estratégia da Central ?
alguém tem o boletim informativo da FORD sobre este problema ( atualizar software da central ) ?
É um tipo de serviço que não transmite nenhuma confiança entre a Oficina e o Cliente.
Aqui colocamos novo e deu tudo certo, renegeração faço com Kts numa boa !!
entre no canal da Bosch no YouTube, centro de treinamento, e assista ao vídeo sobre regeneração.