Este foi o primeiro serviço da minha oficina (fundo de quintal).
Fiz o motor dete carro a´pos ele ter super aqucido e, como na maioria das vezes o !º é sempre complicado e o prejú e certo.
Este maldito fista deu panos pra manga, qundo liguei, funcionou beleza e do nada, apareceu um martelo dentro do motor. No inicio deu pra levar, mas depois, o bicho pegou e o dono reclamou. Desmontei tudo troquei os tuchos e a bomba de óleo (não havia trocado antes, pela avaliação da retifica, não seria nescessario9 a troca da bomba de óleo, bastando uma boa limpeza, me ferrei).
Agora o motor ta beleza o barulho ficou normal, só que ele esta meio preso, regu. das valvulas: 0,20 ad. e 0,40 mm.
As velas estão reguladas com 1mm, se baixar par 0,75 mm ele melhora?
Abraço.
Respostas:
>Este foi o primeiro serviço da minha oficina (fundo de quintal).
Fiz o motor dete carro a´pos ele ter super aqucido e, como na maioria das vezes o !º é sempre complicado e o prejú e certo.
Este maldito fista deu panos pra manga, qundo liguei, funcionou beleza e do nada, apareceu um martelo dentro do motor. No inicio deu pra levar, mas depois, o bicho pegou e o dono reclamou. Desmontei tudo troquei os tuchos e a bomba de óleo (não havia trocado antes, pela avaliação da retifica, não seria nescessario9 a troca da bomba de óleo, bastando uma boa limpeza, me ferrei).
Agora o motor ta beleza o barulho ficou normal, só que ele esta meio preso, regu. das valvulas: 0,20 ad. e 0,40 mm.
As velas estão reguladas com 1mm, se baixar par 0,75 mm ele melhora?
Abraço. 80 pras velas ta de bom tamanho ja as valvulas eu deixava com 20x50 lamina livre na minha concepçao ruidos ele tem mesmo entao que os tenha, mas livre.
>Agora o motor ta beleza o barulho ficou normal, só que ele esta meio preso, regu. das valvulas: 0,20 ad. e 0,40 mm.
Defina "meio preso".
Se for rendimento baixo, vocÊ pisa e não anda... averigue pressão e vazão de combustível. Combustível velho no tanque, caso tenha ficado muito tempo o veículo parado, também faz perder rendimento. Se estiverem com bom valor, DESENCANE... é um Endura-E, 1.0 ainda por cima, motor velho e que privilegia consumo... não vai andar nem que a vaca tussa.
Para melhorar um teco de rendimento, você poderia colocar kit do Endura-E 1.3, mantendo o resto original. A cilindrada aumentaria para ~1.15, o motor já encheria mais um pouco e andaria mais. REsto (bicos, sensores e talz) não necessitariam ser alterados.
A regulagem está de bom tamanho. O solicitado pela Ford é 0,20mm ADM e 0,50mm ESC, mas o que vocÊ regulou n;ão traz lá problemas de rendimento.
T+ ;)
O edgr_rs, feliz anonovo!
O carro ficou na verdade era embolando na 2ª marcha, pisavo n acelerador e le mascava. Com a regulagem das velas para 0,80 mm ele melhorou. O chincalhar das valvulas melhorou muito, mas observei que ha um desgaste no eixo dos balancins e, por isto o comando faz um pouco de barulho, mas nada alarmante. Tendo em vista que o proprietario vai vendê-lo, não estou vendo motivos pra mexer mais, vou libera-lo e pronto.
Obrigado pela dica.
Tenha muita paz e saúde neste 2012, sucesso e felicidde!
Abraço!
Feliz 2012 para vc e família também.
Conheço estes donos que vão vender o carro pós retífica... o serviço fica melhor do que o carro antes do serviço, consumo melhora... e aí ficam mais tempo com ele.
A nova regulagem de velas denuncia que a bobina não está das melhores. Considerando ainda que o motor agora está mais tachado (faceamento de cabeçote, anéis vedadores e raspadores 100%), a bobina não consegue fazer a centelha pular em 1,00mm de folga de eletrodos. Como o intuito é não gastar, a solução foi correta ;)
Lembre-se: o motor ficará melhor após rodagem e alguns km rodados!
Abraço!