Fiesta Zetec Rocan 1.6 L Flex com 59.000 km, quando abastecido apenas com gasolina o veículo apresenta pré detonação em todas as situações onde se exige carga (leve, moderada ou alta) do motor. Este motor possui sensor de detonação como os moteres AP da VW, ou a função de evitar a pré detonação é da sonda lambda?
OBS. Quando abastecido com uma mistura de 20% álcool e 80% gasolina o motor trabalha normalmente.
Respostas:
esse motores flex da ford tem a valvula termostatica eletronica, da uma conferida nela, verifica sistema de igniçao tb velas, bobina e cabos.
todo motor flex tem sensor de detonaçao.. e a sonda lambda nao tem nada a ver com evitar pre detonaçao
Foram torcadas as velas / os cabos de velas / bobina (todos itens originais), mais o veículo continua apresentando pré detonação, será que o problema realmente esta na válvula termostática, existe uma forma de me certificar pois a válvula não é um item barato para solicitar ou proprietário do veículo.
Concerteza o carro está com o sistema de A/F travado.......ou seja.....este carro deve ter rodado por muito tempo com apenas um tipo de comb.
Vc deve rezetar a memória do carro....rodar com apenas um tipo de comb....pelo menos uns 20Km....de aos poucos ir acrecentando outro comb.....mas sempre qdo vc abastecer vc tem q rodar com o veiculo pelo menos uns 15 km....Ok
Ou esperimente trocar a sonda lambda "marca PLANAR"
Passamos o scanner e o A/F estava ok, não foi encontrado nenhum código de defeito e a sonda lambda também esta ok. Foi feito reset do módulo e o carro continua com pré-detonação. O que mais podemos avaliar para solucionar este problema.
O Motor está carbonizado, o que é muito difícil ou o KS e a sua conecção não estão funcionando adequadamente.
Ligue a ignição, ligue o sacaner e fique observando o parâmetro AVANÇO, mande alguém dar uma marteladinha no parafuso que o fixa ao bloco, se nada acontecer no sacaner, faça os testes adequados do KS e a sua conecção.
Se estiver dentro do esperado, pode se preocupar com a central.